hero-customerstory-gympass

Com o Slack, o Gympass dá aos usuários acesso a mais de 50 mil academias e 150 mil exercícios

“Para nós, era importante encontrar uma ferramenta que apoiasse nosso objetivo de eliminar informações isoladas e garantir a transparência da comunicação. Ela também precisava ser de uma empresa líder e pioneira na transformação digital. E o Slack atendia a todos esses requisitos.”

Ralf AignerCEO, Gympass

Manter-se ativo enquanto viajava é um desafio que César Carvalho conhecia muito bem: durante os anos de consultoria no Brasil, sua agenda cheia praticamente não permitia que ele se exercitasse, a menos que pagasse várias mensalidades em diversos lugares. Isso fez com que ele criasse o Gympass, uma plataforma que dá às empresas e aos seus funcionários de 50% a 70% de desconto em uma rede global de estúdios fitness, exercícios digitais e serviços de nutrição e saúde mental.

Até 2017, o Gympass teve um crescimento estável desde a sua fundação, em 2012. Os funcionários estavam trabalhando em mercados espalhados por três continentes e precisavam de uma ferramenta centralizada que pudesse crescer junto com a empresa e atender aos requisitos de segurança. “Quando nós escolhemos nossa plataforma de mensagens, era importante que ela fosse colaborativa, divertida, intuitiva e personalizável”, diz Ralf Aigner, o CEO da Gympass Germany. Em novembro daquele ano, o Gympass apresentou o Slack como ferramenta de comunicação oficial para funcionários internos, parceiros externos e partes interessadas. “O Slack é exatamente o que precisávamos para elevar a comunicação do Gympass a um novo patamar. A implementação gerou uma sensação instantânea de conquista, e os funcionários ficaram entusiasmados desde o início”, diz Aigner. “Pessoalmente, eu sou um grande fã da experiência de usuário intuitiva.”

Hoje o Gympass é a maior solução corporativa fitness do mundo, oferecendo aos usuários acesso a 50 mil academias e estúdios em 14 países e em mais de 7 mil cidades. A empresa tem um valor de mercado de mais de US$ 1 bilhão.

RalfAigner

“O Slack é exatamente o que precisávamos para elevar a comunicação do Gympass a um novo patamar. A implementação gerou uma sensação instantânea de conquista, e os funcionários ficaram entusiasmados desde o início. Pessoalmente, eu sou um grande fã da experiência de usuário intuitiva.”

Ralf AignerCEO, Gympass Germany

Comunicação eficiente com o crescimento da empresa

Nos primeiros anos, o Gympass usava e-mails para transferir dados confidenciais e o Skype ou o WhatsApp para uma comunicação mais rápida. Mas os sistemas diferentes rapidamente se tornaram confusos, e o e-mail fez com que as comunicações ficassem isoladas. Se novos funcionários não eram adicionados às listas de distribuição corretas, eles eram obrigados a desperdiçar tempo precioso buscando informações importantes. Sem um espaço seguro para colaborar, os funcionários não conseguiam compartilhar dados confidenciais de forma rápida e transparente. O rápido crescimento da empresa acabou agravando o problema.

Agora todos os novos funcionários do Gympass começam no Slack, o que oferece a eles acesso instantâneo a informações relevantes que antes ficavam escondidas nos e-mails. Com o contexto completo e as informações sobre a empresa, eles já ficam a par do dia a dia da equipe.

Comunicação baseada em canais no Slack

As equipes do Gympass trabalham em diversos canais do Slack, que são espaços virtuais para compartilhar mensagens, documentos e informações. Mais de mil funcionários usam mais de 2 mil canais abertos do Slack e enviam 7 mil mensagens todos os dias para trocar informações e facilitar os fluxos de trabalho. As equipes usam os canais para coordenar projetos, manter-se conectadas em vários locais e departamentos e facilitar tarefas de resposta rápida, como planejamento de eventos. Cada mercado tem seu próprio canal, como #team-germany (#equipe-alemanha) e #gympass-usa (#gympass-eua), e os funcionários criam novos canais para colaborar com partes interessadas importantes e discutir tópicos entre equipes. Se acontece um problema com uma conta de usuário, por exemplo, os gerentes de conta e a equipe de suporte podem se reunir rapidamente. Com essa solução de problemas em tempo real, as equipes podem resolver problemas de uma forma que não era possível com os e-mails.

“Para nós, era importante encontrar uma ferramenta que apoiasse nosso objetivo de eliminar informações isoladas e garantir a transparência da comunicação”, diz Aigner. “Ela também precisava ser de uma empresa líder e pioneira na transformação digital. E o Slack atendia a todos esses requisitos.”

“Para nós, era importante encontrar uma ferramenta que apoiasse nosso objetivo de eliminar informações isoladas e garantir a transparência da comunicação. Ela também precisava ser de uma empresa líder e pioneira na transformação digital. E o Slack atendia a todos esses requisitos.”

Ralf AignerCEO, Gympass Germany

Fortalecimento da cultura, da camaradagem e da colaboração

A capacidade do Slack de conectar as equipes do Gympass em diferentes fusos horários fortaleceu a cultura em toda a empresa. Os canais do Slack, como #team-germany, permitem que a liderança compartilhe atualizações de produtos, comemore vitórias e reconheça conquistas especiais da equipe. “A colaboração corporativa e mundial dos nossos funcionários no Slack criou várias novas oportunidades em termos de formação de equipes”, diz Aigner. “Nós estamos muito satisfeitos com isso, já que um dos nossos valores corporativos é a cooperação construtiva e o trabalho em equipe. Este é um dos pilares mais importantes para o nosso sucesso.”

customerstory-inline-fullwidth-01

As integrações tornam o trabalho em equipe ainda mais fácil. “A edição conjunta e simultânea de documentos por meio do Google Drive diretamente no Slack é uma grande vantagem, especialmente em situações de pressão e urgência”, diz Aigner. “Além do Google Drive, as integrações como o Asana ou o Google Agenda são essenciais.” Ele observa que a oportunidade de usar um emoji personalizado traz leveza para a atmosfera de trabalho e enriquece o dia a dia da equipe. “Além de ser divertido, ele promove a criatividade e o senso de comunidade.”

O Slack também oferece aos funcionários uma maneira mais direta e pessoal de se comunicar. “Após um curto período no Slack, eu percebi que não conhecia tão bem meus colegas porque só tinha contato com eles por telefone ou e-mail”, diz Aigner. “Agora eu conheço todos muito melhor.”

“A colaboração global dos nossos funcionários no Slack gerou várias novas oportunidades para a formação de equipes.”

Ralf AignerCEO, Gympass Germany

Usar o Slack Connect para se conectar com parceiros e manter a continuidade das vendas

O Gympass usa o Slack Connect para reduzir a complexidade e fazer a comunicação nos canais com parceiros externos, como agências de publicidade. As partes interessadas podem tomar decisões rapidamente com a empresa e compartilhar links, gráficos e arquivos de forma simples. “Com o Slack, nós podemos garantir uma comunicação fluida não só dentro da empresa, mas também com parceiros e agências”, diz Aigner. “É muito importante manter as relações de trabalho eficientes conforme o nosso crescimento.”

Quando chegou a pandemia da COVID-19 e a equipe de vendas não pôde mais oferecer um produto que incentivasse as interações presenciais, eles mantiveram o crescimento da empresa com o Slack Connect. Trabalhando remotamente no Slack, as equipes do Gympass colaboraram entre departamentos para criar um novo produto em apenas duas semanas: streaming online de aulas fitness. A equipe de vendas usou o Slack Connect para facilitar discussões com parceiros de academias no mundo todo e comunicar a nova opção a cada parceiro nos respectivos canais. Esses canais são usados todos os dias com parceiros para lidar com questões específicas de cada conta e garantir uma implementação fluida durante a integração do produto.

Internamente, as equipes de vendas simplificam tarefas administrativas e passam informações sobre cada parceiro de forma rápida e transparente nos canais do Slack. Usando a integração com o Salesforce, eles têm uma visão holística de qualquer cliente em questão de segundos e incluem anotações de chamadas, documentos e conversas relevantes diretamente do Slack no Salesforce. Isso também acelera os processos de rotina, como aprovação de condições especiais para um parceiro: basta que os representantes mencionem os executivos diretamente no canal do Slack para uma aprovação rápida.

Para Aigner e toda a equipe do Gympass, “O Slack gerou uma melhoria na cultura corporativa, um sentimento de proximidade entre os colegas e as equipes em outros locais e uma maneira completamente nova de cooperar que não era possível antes.” O Slack é o espaço de colaboração que permite ao Gympass oferecer oportunidades fitness a qualquer pessoa, em qualquer lugar, até mesmo em casa.