Trabalhar no Slack

O Slack facilita várias tarefas diárias. Vamos abordar algumas tarefas profissionais comuns e dar dicas de como simplificar a colaboração.

O que você aprenderá:

  • Como organizar uma lista de tarefas
  • Como organizar reuniões
  • Como se comunicar e compartilhar informações com os colegas
  • Como centralizar o trabalho no Slack


Organizar uma lista de tarefas

Existem várias maneiras de organizar as tarefas no Slack: com postagensalfinetesarquivos e mensagens salvos ou até mesmo canais dedicados a #tarefas. 

Se você precisar de uma ferramenta de gerenciamento de tarefas mais robusta, confira um dos vários apps de terceiros no Diretório de apps do Slack.


Organizar reuniões

Pessoalmente, no telefone ou em um canal, o Slack possibilita a organização de reuniões eficazes. Veja abaixo algumas dicas e ferramentas para ajudar a organizar reuniões sem dificuldades.


Como realizar reuniões recorrentes no Slack

Se você participar de várias reuniões por semana, experimente realizar algumas delas em um canal do Slack. Reuniões diárias ou semanais, verificações semanais de projetos ou reuniões rápidas com a equipe são boas opções. Para ajudar você a começar as reuniões, crie um lembrete no canal para um dia e um horário específicos. 


Como registrar e salvar anotações sobre a reunião

As postagens são ótimas para registrar anotações sobre uma reunião e compartilhar a programação com os colegas. Você pode até ativar a edição compartilhada para permitir a colaboração.

Imagem de uma postagem compartilhada no Slack mostrando as observações da reunião semanal da equipe


Reunião com colegas remotos

Com as chamadas em vídeo e de voz no Slack, você pode se comunicar com colegas de equipe, onde quer que estejam. Os workspaces em planos pagos podem fazer chamadas em grupo para no máximo 15 pessoas. Os workspaces em qualquer plano podem fazer chamadas privadas. 
Imagem mostrando uma chamada em vídeo no Slack com três participantes


Conectar e compartilhar

O Slack ajuda a manter a comunicação transparente e inclusiva nas empresas. Confira a seguir algumas estratégias para ajudar a manter informados todos os participantes do seu workspace Slack.

Comunicação com os colegas

A comunicação é a chave da colaboração em empresas de todos os portes. Envie e leia mensagens em canais públicos para manter todos informados e use @menções para alertar pessoas específicas. Use mensagens diretas para conversas específicas com um ou mais colegas.


Como compartilhar informações em canais públicos

A colaboração e a comunicação acontecem nos canais: espaços abertos e organizados para mensagens, arquivos, ferramentas e pessoas. Por meio de canais públicos, você mostra aos colegas de equipe o trabalho que está sendo feito na empresa. Todos os membros podem participar dos canais públicos. É possível pesquisar o conteúdo compartilhado. É fácil identificar canais públicos porque há um  ícone de hashtag ao lado dos nomes.

Como gerenciar quem pode postar em canais

Crie espaços dedicados a comunicados, à análise de tíquetes de suporte ou à apresentação do trabalho da equipe. Leia sobre quem pode gerenciar as permissões de postagem.
 

Incentivar a participação dos funcionários

Os canais públicos do tipo "pergunte-qualquer-coisa" são uma linha de comunicação aberta entre as equipes de liderança e os funcionários. Com eles, os funcionários têm mais liberdade para fazer perguntas e começar conversas, e os líderes podem opinar sobre a tomada de decisões.

 

Centralizar o trabalho no Slack

Ao realizar seu trabalho no Slack, você passa menos tempo alternando entre ferramentas. Quanto menos distrações ao longo do dia, mais você pode se concentrar no que importa.

Gerenciar e-mails

Enviando e-mails para o Slack, você garante que todas as informações necessárias estejam no mesmo lugar. Crie endereços de e-mail exclusivos para canais para enviar e-mails diretamente a canais específicos, usar o complemento do Gmail ou o complemento do Microsoft Outlook, ou instalar o app de e-mail para encaminhar e-mails a canais ou mensagens diretas.
 

Gerenciar agendas

Para ajudar você a ficar em dia com a sua agenda, é possível conectar o Google Agenda ou o Calendário do Microsoft Outlook ao Slack. Receba lembretes de reuniões e eventos, responda a notificações de eventos e participe até de reuniões remotas sem sair do workspace.

🗓 Acesse o Diretório de apps do Slack para conferir outros apps de agenda disponíveis.