Implantar o Slack via Microsoft Installer

O Slack oferece dois pacotes diferentes do Microsoft Installer (MSI) que os administradores de TI podem usar para instalar o Slack para Windows em vários usuários ou computadores. Esses pacotes são compatíveis com todos os comandos msiexec e são recomendados para clientes que precisam implementar o Slack em centenas ou milhares de computadores. Se você não precisa implementar o Slack em grande escala, baixe o app para computadores.

Os dois pacotes do MSI são bem diferentes e usam mecanismos distintos de implementação e atualização. Por isso, leia as informações com cuidado antes de tomar uma decisão.


👩‍💻 MSI para implementação por usuário

O MSI para implantação por usuário adiciona o instalador do Slack no servidor, em vez de instalar o Slack para Windows individualmente. O instalador do Slack só adicionará o Slack para Windows se ele nunca tiver sido instalado para o usuário conectado ao computador no momento.

Para quem serve:

Este método é recomendável para empresas onde os funcionários trabalham em computadores ou dispositivos próprios e atualizam o Slack automaticamente.

Para quem não serve:

Empresas que tenham muitas pessoas usando o mesmo computador, como servidores de terminal, ou que precisem controlar qual versão do Slack utilizam, devem usar o MSI para instalação no servidor.

O que se deve considerar

  • O Slack para Windows será instalado em %LOCALAPPDATA%. O instalador do Slack é instalado para todos os usuários em um dispositivo, mas o Slack para Windows não é.
  • Cada membro tem sua própria versão do Slack.
  • As atualizações automáticas são baixadas e instaladas para cada membro.
  • Não há necessidade de manutenção, o Slack se mantém atualizado e seguro por conta própria.
  • O Slack não abrirá na inicialização, como os apps normais do Windows.
  • Desinstalar o instalador do MSI não excluirá o app do Slack das contas do usuário.
  • O Slack será instalado após o login do usuário.


Use o instalador

  1. Instale o pacote do instalador da Microsoft:

    Baixe o instalador do MSI de 64 bits para a implantação por usuário

  2. Saia da sua conta de usuário do Windows.
  3. Entre novamente na sua conta de usuário do Windows.
  4. O ícone do app do Slack aparecerá no no computador e no menu Iniciar.

Atenção: se precisar de uma versão para 32 bits, você terá que usar o instalador MSI de 32 bits na instalação no servidor.


👨‍🔧 MSI para instalação no servidor

A implementação do MSI para instalação única instala o Slack para Windows no servidor, na pasta Arquivos de Programas ou no local que você escolher. Graças à sua capacidade multicliente, o Slack para Windows pode ser utilizado por vários usuários em um só computador, mantendo os perfis separados em %ROAMINGAPPDATA%. Se você optar por esse método, o Slack não receberá atualizações automáticas.

Para quem serve:

Esse método é a melhor opção para empresas que tenham vários funcionários usando o mesmo computador, como servidores de terminal, e/ou que precisem controlar qual versão do Slack é usada.

Para quem não serve:

As empresas onde as pessoas usam computadores próprios e atualizam o Slack automaticamente deveriam usar o MSI para implantação por usuário.

O que se deve considerar

  • A instalação única em um computador reduz o uso de espaço no hard drive.
  • Todos os dados relacionados aos usuários (informações sobre o workspace, preferências, logs) ficam armazenados em %ROAMINGAPPDATA%.
  • As equipes precisam conferir se a versão mais recente do Slack para Windows está instalada.
  • A manutenção do TI é necessária para manter o Slack atualizado e seguro.


Use o instalador

  1. Instale o pacote do instalador da Microsoft:

    Baixar o instalador do MSI de 32 bits para instalação no servidor

    Baixar o instalador do MSI de 64 bits para instalação no servidor

  2. Execute o instalador, que guiará você no processo de instalação.
  3. O ícone do app Slack aparecerá na área de trabalho e no menu Iniciar.


Mantenha o Slack atualizado

É importante ter a versão mais recente instalada, dessa maneira, os usuários terão acesso a recursos e correções úteis. Quando instalado com o instalador de servidor, o Slack não atualiza automaticamente. Para você ficar em dia com as novas versões do Slack, oferecemos um feed RSS que notifica sobre as atualizações do app Slack para Windows no computador: https://slack.com/release-notes/windows/rss.

💡 Saiba como adicionar feeds RSS ao fluxo de trabalho no Slack.


Gerenciar instalações

Solução de problemas

Instalamos a versão de 64 bits do MSI, mas os arquivos do programa e as entradas de registro foram gravadas em locais de 32 bits no nosso sistema de 64 bits. O que aconteceu?

Até a versão 3.3.8 do app Slack para computadores, os pacotes do MSI eram compilados em 32 bits. No entanto, o conteúdo deles (o Slack para Windows) tem 64 bits. Percebemos que isso causava confusão, por isso, a partir da versão 3.4.0, as duas ferramentas de MSI instalam pacotes de 64 bits.

 

Instalamos o MSI para implementação por usuário. Por que não conseguimos instalar o Slack para alguns ou todos os usuários em determinados computadores?

A ferramenta de implementação do Slack só instala o app se ele nunca tiver sido instalado antes pelo usuário. Caso detecte rastros de instalações anteriores, a ferramenta de implementação não fará a instalação. Ela procura especificamente por uma destas pastas:  %APPDATA%\slack ou %PROGRAMDATA%\slack. Esse último caminho de instalação é bastante raro, mas a presença dele afeta todos os usuários do sistema. 

 

Instalamos o MSI para implementação por usuário. Por que ele é exibido como instalador para servidor em Apps e Recursos?

O MSI para implementação por usuário se chamava instalador para servidor antes do lançamento do nosso verdadeiro instalador para servidor, que existe atualmente. Esquecemos de mudar o nome do pacote, mas a partir da versão 3.4.0, o nome correto será exibido em Apps e Recursos.

 

Usamos o MSI para implementação por usuário. Precisamos atualizar a ferramenta de implementação do Slack quando o app for atualizado?

  • No caso de usuários existentes: isso não importa, pois o app Slack é atualizado automaticamente. 
  • No caso de novos usuários: será instalada a versão do app Slack que veio com a ferramenta de implementação do MSI. O app será atualizado automaticamente quando for iniciado, mas essa atualização será aplicada apenas quando o usuário reiniciar o app ou o computador. Recomendamos manter a versão da ferramenta de implementação sempre atualizada.


Desinstalação

Desinstalamos o MSI para implementação por usuário. Por que o Slack continua instalado para todos os nossos usuários?

A desinstalação do MSI remove apenas a ferramenta de implementação, e o Slack não será mais instalado para novas pessoas que entrarem no computador. No entanto, as pessoas que já instalaram o Slack por meio da ferramenta de implementação precisam desinstalar o app manualmente.

Para automatizar esse processo, invoque "%LOCALAPPDATA%\slack\Update.exe" --uninstall -s no contexto do usuário, por exemplo, durante o script de logon. Se o computador tiver vários usuários (por exemplo, no caso de um servidor), recomendamos o MSI para servidor, que desinstala o Slack automaticamente para todos os usuários. 

 

Sempre que instalamos novas versões do MSI, as versões antigas continuam aparecendo. Isso quer dizer que agora temos várias versões do Slack instaladas?

Não. Talvez haja várias versões do Slack na lista de Apps e Recursos, mas só os binários da versão mais recente estão instalados. A partir da versão 3.4.0, as versões mais antigas do Slack serão desinstaladas quando a instalação de uma nova versão começar. No entanto, as versões anteriores à 3.4.0 continuarão aparecendo em Apps e Recursos.

 

Ao desinstalar ou atualizar silenciosamente o MSI em toda a máquina, por que as máquinas são reinicializadas?

Introduzimos um recurso de atualização em nosso MSI quando a versão 3.4.0 foi lançada, que desinstala versões mais antigas do MSI quando você atualiza para uma versão superior. Se um administrador acionar uma atualização silenciosa ou desinstalar enquanto um usuário conectado estiver usando o Slack, não será possível excluir o componente de arquivos da instalação, pois ele será bloqueado. Quando isso acontece, o mecanismo do instalador MSI preparará as alterações e acionará uma reinicialização do computador para fazer as alterações. Para evitar reinicializações inesperadas durante instalações silenciosas, adicione /noreboot à sua linha de comando de instalação. Será algo como msiexec /i "slack-standalone-x.x.x.msi" /qn /noreboot.