Implantar o Slack via Microsoft Installer

O Slack oferece dois pacotes diferentes do Microsoft Installer (MSI) que podem ser usados pelos administradores de TI para instalar o Slack para Windows em vários usuários ou computadores. Esses pacotes são compatíveis com todos os comandos msiexec e são recomendados para clientes que precisam implantar o Slack em centenas ou milhares de computadores. Se você não precisa implantar o Slack em grande escala, baixe o app para computadores.

Os dois pacotes do MSI são bem diferentes e usam mecanismos distintos de implantação e atualização. Por isso, leia as informações com cuidado antes de tomar uma decisão.


👩‍💻 MSI para implantação por usuário

O MSI para implantação por usuário adiciona o instalador do Slack no servidor, em vez de instalar o Slack para Windows individualmente. O instalador do Slack só adicionará o Slack para Windows se ele nunca tiver sido instalado para o usuário conectado ao computador no momento.

Para quem serve:

Este método é recomendável para empresas onde os funcionários trabalham em computadores ou dispositivos próprios e atualizam o Slack automaticamente.

Para quem não serve:

Empresas que tenham muitas pessoas usando o mesmo computador, como servidores de terminal, ou que precisem controlar qual versão do Slack utilizam, devem usar o MSI para instalação no servidor.

O que se deve considerar

  • O Slack para Windows será instalado em %LOCALAPPDATA%. O instalador do Slack é instalado para todos os usuários em um computador, mas o Slack para Windows não é.
  • Cada membro tem sua própria versão do Slack.
  • As atualizações automáticas são baixadas e instaladas para cada membro.
  • Não há necessidade de manutenção, o Slack se mantém atualizado e seguro por conta própria.
  • O Slack não é aberto na inicialização, a menos que você o configure para fazer isso.
  • Desinstalar o instalador do MSI não excluirá o app Slack das contas do usuário.
  • O Slack será instalado após o login do usuário.


Como usar o instalador

  1. Instale o pacote do instalador da Microsoft:

    Baixe o instalador do MSI de 64 bits para a implantação por usuário

  2. Saia da sua conta de usuário do Windows.
  3. Entre novamente na sua conta de usuário do Windows.
  4. O ícone do app Slack aparecerá na área de trabalho e no menu Iniciar.

Observação: precisa de 32 bits? você terá que usar o instalador MSI de 32 bits na instalação no servidor.


👨‍🔧 MSI para instalação no servidor

A implantação do MSI para instalação única instala o Slack para Windows no servidor, na pasta Arquivos de Programas ou no local que você escolher. Graças à sua capacidade multicliente, o Slack para Windows pode ser utilizado por vários usuários em um só computador, mantendo os perfis separados em %ROAMINGAPPDATA%. Se você optar por esse método, o Slack não receberá atualizações automáticas.

Para quem serve:

Esse método é a melhor opção para empresas que tenham vários funcionários usando o mesmo computador, como servidores de terminal, e/ou que precisem controlar qual versão do Slack é usada.

Para quem não serve:

As empresas onde as pessoas usam computadores próprios e atualizam o Slack automaticamente deveriam usar o MSI para implantação por usuário.

O que se deve considerar

  • A instalação única em um computador reduz o uso de espaço no hard drive.
  • Todos os dados referentes aos usuários (informações sobre o workspace, preferências, logs) ficam armazenados em %ROAMINGAPPDATA%.
  • As equipes precisam conferir se a versão mais recente do Slack para Windows está instalada.
  • A manutenção do TI é necessária para manter o Slack atualizado e seguro.


Como usar o instalador

  1. Instale o pacote do instalador da Microsoft:

    Baixar o instalador do MSI de 32 bits para instalação no servidor

    Baixar o instalador do MSI de 64 bits para instalação no servidor

  2. Execute o instalador, que guiará você no processo de instalação.
  3. O ícone do app Slack aparecerá no menu Iniciar.


Mantenha o Slack atualizado

É importante ter a versão mais recente instalada. Dessa maneira, os usuários terão acesso a recursos e correções úteis. Quando instalado com o instalador de servidor, o Slack não é atualizado automaticamente. Para você ficar em dia com as novas versões do Slack, oferecemos um feed RSS que notifica sobre as atualizações do app Slack para computadores com Windows: https://slack.com/release-notes/windows/rss.

💡 Saiba como adicionar feeds RSS ao fluxo de trabalho no Slack.


Gerenciar instalações

Solução de problemas

Gostaríamos que o Slack abrisse na inicialização. Como fazemos isso?

Por padrão, os apps implantados MSI não são executados na inicialização. No entanto, é possível adicionar INSTALLLEVEL à linha de comando de instalação para configurar isso. Talvez seja interessante usar o seguinte: : msiexec /i "slack-standalone-[VERSION_NUMBER].msi" INSTALLLEVEL=2 /qn /norestart. Ajuste o número da versão da versão que você está instalando. 

 

Instalamos a versão de 64 bits do MSI, mas os arquivos do programa e as entradas de registro foram gravadas em locais de 32 bits no nosso sistema de 64 bits. O que aconteceu?

Até a versão 3.3.8 do app Slack para computadores, os pacotes do MSI eram compilados em 32 bits. No entanto, o conteúdo deles (Slack para Windows) tem 64 bits. Percebemos que isso causava confusão. Por isso, a partir da versão 3.4.0, as duas ferramentas de MSI instalam pacotes de 64 bits.

 

Instalamos o MSI para implantação por usuário. Por que não conseguimos instalar o Slack para alguns ou todos os usuários em determinados computadores?

A ferramenta de implantação do Slack só instala o app se ele nunca tiver sido instalado antes pelo usuário. Caso detecte rastros de instalações anteriores, a ferramenta de implantação não fará a instalação. Ela procura especificamente por uma destas pastas:  %APPDATA%\slack ou %PROGRAMDATA%\slack. Esse último caminho de instalação é bastante raro, mas a presença dele afeta todos os usuários do sistema. 

 

Instalamos o MSI para implantação por usuário. Por que ele é exibido como instalador para servidor em Apps e recursos?

O MSI para implantação por usuário se chamava instalador para servidor antes do lançamento do nosso verdadeiro instalador para servidor, que existe atualmente. Por engano, o nome do pacote não foi alterado. A partir da versão 3.4.0, o nome correto será exibido em Apps e recursos.

 

Usamos o MSI para implantação por usuário. Precisamos atualizar a ferramenta de implantação do Slack quando o app for atualizado automaticamente?

  • No caso de usuários existentes: não é necessário, pois o app Slack é atualizado automaticamente. 
  • No caso de novos usuários: será instalada a versão do app Slack que veio com a ferramenta de implantação do MSI. O app será atualizado automaticamente quando for iniciado, mas essa atualização será aplicada apenas quando o usuário reiniciar o app ou o computador. Recomendamos manter a versão da ferramenta de implantação sempre atualizada.


Desinstalação

Desinstalamos o MSI para implantação por usuário. Por que o Slack continua instalado para todos os nossos usuários?

A desinstalação do MSI remove apenas a ferramenta de implantação, e o Slack não será mais instalado para novas pessoas que entrarem no computador. No entanto, as pessoas que já instalaram o Slack por meio da ferramenta de implantação precisam desinstalar o app manualmente.

Para automatizar esse processo, invoque "%LOCALAPPDATA%\slack\Update.exe" --uninstall -s no contexto do usuário, por exemplo, durante o script de logon. Se o computador tiver vários usuários (por exemplo, no caso de um servidor), recomendamos o MSI para servidor, que desinstala o Slack automaticamente para todos os usuários. 

 

Sempre que instalamos novas versões do MSI, as versões antigas continuam aparecendo. Isso quer dizer que agora temos várias versões do Slack instaladas?

Não. Talvez haja várias versões do Slack na lista de Apps e recursos, mas só os binários da versão mais recente estão instalados. A partir da versão 3.4.0, as versões mais antigas do Slack serão desinstaladas quando a instalação de uma nova versão começar. No entanto, as versões anteriores à 3.4.0 continuarão aparecendo em Apps e recursos.

 

Ao desinstalar ou atualizar silenciosamente o MSI em toda a máquina, por que as máquinas são reinicializadas?

Incluímos um recurso de upgrade em nosso MSI quando a versão 3.4.0 foi lançada, que desinstala versões mais antigas do MSI quando você atualiza para uma versão superior. Se um administrador acionar uma atualização silenciosa ou desinstalar enquanto um usuário conectado estiver usando o Slack, não será possível excluir o componente de arquivos da instalação, pois ele será bloqueado. Quando isso acontece, o mecanismo do instalador do MSI preparará as alterações e acionará uma reinicialização do computador para fazer as alterações. Para evitar reinicializações inesperadas durante instalações silenciosas, adicione /norestart à linha de comando de instalação. Será algo como msiexec /i “slack-standalone-x.x.x.msi” /qn /norestart.