Primeiros passos para criadores de workspace

Um workspace do Slack é um local único para a sua equipe e o seu trabalho. Informe aqui seu endereço de e-mail, caso ainda não tenha feito isso, para começar a criar um workspace.

Neste guia, você vai aprender a fazer o seguinte:

  • Personalizar o workspace
  • Criar canais
  • Convidar pessoas e mantê-las informadas

Dica: se você está começando a usar a plataforma, leia O que é o Slack?, que traz um panorama de como tudo funciona. Para entrar em um workspace existente, confira Primeiros passos para novos usuários do Slack.

 

Personalizar o workspace

Por criar um workspace, você vai ter a função de proprietário principal. Você vai ter acesso a configurações de personalização do workspace para você e sua equipe. Veja abaixo algumas das principais formas de personalizar um novo workspace.

Ícone do Slack

Sugestões de status

Campos de perfil

Ajude os membros a identificar seu workspace fazendo upload de um ícone no Slack, como o logotipo da sua empresa.

Experimente.

Uma imagem de um unicórnio como o ícone do seu workspace no Slack

Definindo o status no Slack, você e seus colegas podem informar uns aos outros o que estão fazendo. Defina as sugestões de status padrão que as pessoas no workspace vão poder escolher.

Experimente.

Escolhendo entre três opções para definir seu status no Slack: em reunião, doente ou de férias

Os perfis ajudam os colegas a saber mais uns sobre os outros. Personalize o perfil dos membros para compartilhar mais detalhes, como local, data de início e muito mais. Quando os colegas editarem o próprio perfil, os novos campos vão aparecer para eles.

Experimente.

Editando seu local no perfil

 

Criar canais

Depois de personalizar o workspace, você pode começar a criar canais. No Slack, as conversas acontecem nas mensagens diretas (MDs) e nos canais. As MDs servem para discussões específicas, e os canais são onde a maior parte do trabalho acontece.

Nossa recomendação é ter canais específicos para comunicados, projetos e conversas informais. Veja os exemplos abaixo para ter algumas ideias.

#comunicados

#projeto

#social

É possível usar um canal de comunicados para compartilhar informações essenciais que todas as pessoas no workspace devem saber. Exemplo de um canal de comunicados com uma mensagem que dá informações sobre o lançamento de um portal para os funcionários

Experimente: use o canal #geral para comunicados, pois todas as pessoas convidadas para o workspace vão ser adicionadas a esse canal automaticamente.

Você pode ter discussões contínuas e específicas sobre prioridades e objetivos nos canais de projetos. Exemplo de um canal de projetos com uma mensagem que pede feedback sobre um documento de design

Experimente: mantenha o trabalho organizado com canais para cada projeto. Assim, as conversas relevantes ocorrem em um lugar só.

Crie um canal para conversas informais sobre qualquer assunto não relacionado ao trabalho. Exemplo de um canal social sobre cachorros em que alguém compartilhou uma foto do seu cachorrinho

Experimente: crie um canal para falar sobre filmes, cachorros ou filmes sobre cachorros.

Para os colegas encontrarem os canais certos e participarem deles com mais facilidade, é recomendável criar diretrizes para nomes de canais e definir canais padrão.

 

Convidar pessoas e mantê-las informadas

Agora que você já sabe como configurar seu workspace, pode convidar os colegas para eles se familiarizarem com o Slack. Abaixo há recomendações de algumas tarefas para você orientar seus colegas.

Mostrando o processo de convidar pessoas para um workspace com a seleção da opção no menu do workspace no Slack

Dica: para trabalhar com pessoas de outras empresas no seu workspace do Slack, adicione-as com o Slack Connect.

 

Faça mais

Com o Slack, as conversas ficam organizadas, especialmente se todos na equipe usam a plataforma como a ferramenta de produtividade padrão. Caso seus colegas continuem usando o e-mail ou outras ferramentas, temos algumas dicas que facilitam a migração para o Slack.

  • Conecte outras ferramentas: você pode conectar outros softwares, como Google Agenda, Salesforce e Asana, ao Slack. Com todas as ferramentas em um lugar só, você e sua equipe não vão precisar trocar de app toda hora no trabalho. Leia nosso guia de apps no Slack para saber mais.

  • Encaminhe e-mails para o Slack: a plataforma ajuda a guardar toda a sua comunicação de trabalho, incluindo e-mails, em um lugar só. É possível enviar e-mails diretamente para as conversas no Slack. Por exemplo, eles podem ser enviados para o canal da equipe ou para a MD que uma pessoa tem com ela mesma. Leia nosso artigo sobre como enviar e-mails para o Slack.