Como configurar o Slack para férias

Só há uma coisa melhor do que trabalhar de forma produtiva e eficiente: ter um período de descanso. Quando chegar o momento de recarregar as baterias, será possível configurar o Slack para você tirar umas férias.

Como configurar o Slack para períodos de ausência 

  • Defina um status personalizado para quando estiver ausente.
  • Gerencie as notificações para nada atrapalhar seu descanso.
  • Use lembretes para organizar seus compromissos e tarefas e os de outras pessoas.
  • Confira as menções e reações quando voltar.

 

Definir seu status

Defina um status personalizado para informar os colegas sobre suas férias e quando estará de volta. Atualize o emoji para detalhar seus planos e defina uma previsão de tempo para resposta. Você pode adicionar um emoji de avião quando estiver em um voo e alternar para uma palmeira quando chegar à praia. 🏝

 

Outra maneira de informar a equipe de que você não responderá imediatamente é definir sua disponibilidade como ausente. Seu status será listado como inativo no Slack, mesmo que você abra o app para dar uma olhada rápida. Mas não faça isso. Descanse!

 

Gerencie as notificações

O lado bom de sair de férias quando a equipe usa o Slack é que as conversas importantes são registradas nos canais. Não ficam escondidas em caixas de entrada de e-mail. Lembre-se de fazer upload e compartilhar recursos no workspace para que a equipe possa acessá-los enquanto você estiver ausente. 

Como o trabalho continua sem sua presença, é útil definir horários de Não perturbe para não receber notificações de atividades do canal enquanto você estiver ausente. O ícone de soneca ao lado do seu nome informará aos colegas que você silenciou as notificações.

 

Como usar lembretes para se organizar

Antes de sair de férias, defina lembretes para tarefas e projetos que você precisará fazer quando voltar. É possível até solicitar ao Slack para lembrar você posteriormente de uma mensagem ou conversa específica que precisa acompanhar. 

Se houver canais que precisem de sua resposta ou aprovação para concluir o trabalho, considere agendar um lembrete diário para o canal informando que você está ausente. 

Dica: peça a outros membros do workspace para definir lembretes para você caso surja algo durante sua ausência.

 

Guarde grandes ideias

Finalmente descobriu como concluir aquele relatório? Ou viu algo nas suas viagens que inspirou uma ideia para um projeto? É recomendável ficar totalmente offline. Mas é possível enviar observações para si a fim de manter o controle de ideias relacionadas ao trabalho que lhe ocorrerem enquanto estiver fora. 

Dica: quando voltar, faça upload das fotos de viagem no canal social #fotos-de-viagens do workspace. 📸