Configurar o Slack para o horário de trabalho

O Slack pode ser personalizado para ajudar você a alcançar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Este guia explica como ajustar as notificações do Slack para descansar das mensagens do trabalho quando terminar seu horário, mesmo se você usar o celular ou o laptop pessoal para trabalhar.

Configure o Slack para o seu dia de trabalho

  • Ajuste as configurações para receber notificações apenas durante o horário de trabalho.
  • Ajuste o fuso horário para que os colegas do mundo todo saibam que horas são para você.
  • Edite o perfil para os colegas saberem qual é o seu horário de trabalho.

Dica: Vai tirar férias ou uma folga mais prolongada? Saiba como configurar o Slack para as férias


Gerenciar notificações

Horário de trabalho diário

Além dos e-mails e mensagens de texto, pode ser uma tentação conferir também as mensagens do Slack do trabalho mesmo quando você não está trabalhando. Defina um horário diário de Não perturbe para pausar as notificações do Slack, se desconectar e curtir seu descanso com toda a tranquilidade.

Digamos que seu horário de trabalho seja das 9h às 17h. Então, defina o horário de Não perturbe entre 17h01 e 8h59 para jantar sem interrupções, dormir tranquilo e talvez até ler o jornal de manhã enquanto toma um cafezinho.

Atenção: os proprietários e administradores de workspaces podem definir um horário de Não perturbe padrão para os membros. Consulte o artigo Definir horas padrão de Não perturbe.

Intervalos para refeições e descanso

Você também pode pausar as notificações durante o almoço ou o cafezinho da tarde. Esses períodos de descanso costumam ser mais flexíveis, então você pode pausar as mensagens quando quiser ou atualizar seu status avisando quando vai voltar.

Dica: uma boa ideia é silenciar os canais dos quais você não quer sair, mas quer pausar um pouquinho, seja durante o horário de trabalho ou depois que ele terminar!


Ajustar o fuso horário

Se você viaja muito a trabalho, às vezes pode ser difícil saber seus horários de disponibilidade. Por isso, sempre que chegar a um fuso horário novo, faça os ajustes correspondentes no Slack. Assim, pelo seu perfil, os colegas podem saber que horas são onde você está. Além disso, dessa forma, o horário programado para Não perturbe continua funcionando.


Usar campos de perfil personalizados

O Slack é usado por equipes do mundo todo, em todos os setores, por pessoas com horários de trabalho bem diferentes.

Nos planos pagos do Slack, os proprietários e administradores do workspace podem criar campos de perfil personalizados. Para estimular o equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e ajudar a definir as expectativas corretas, você pode incluir um campo personalizado mostrando os horários de trabalho dos usuários.


Usar apps

Encontre apps desenvolvidos pensando no seu dia a dia. Alguns deles atualizam automaticamente o status do Slack de acordo com o seu calendário para ajudar a gerenciar a agenda de trabalho. Experimente o Calendário do Microsoft Outlook para Slack, o Google Agenda para Slack, ou confira o Diretório de apps do Slack para ver mais opções.