Automatize tarefas diárias com o criador de fluxo de trabalho

Quem pode usar este recurso?
  • Todos os membros (por padrão)
  • Planos Padrão, PlusEnterprise Grid

Com o Criador de fluxo de trabalho, é possível automatizar processos e tarefas de rotina direto no Slack, sem precisar programar. Crie um fluxo de trabalho e adicione a um canal para reunir informações de outros membros, compartilhá-las com as pessoas certas e fazer o trabalho avançar.

Dica: leia o Guia do criador de fluxo de trabalho para saber mais sobre fluxos de trabalho e como usá-los no Slack.

 

Criar um fluxo de trabalho

Para criar um fluxo de trabalho, você precisa escolher como ele começa, além de adicionar uma série de etapas. Depois que o fluxo de trabalho começa, as etapas podem ser realizadas em ordem. Quando adicionar as etapas, você pode incluir variáveis para personalizá-las, por exemplo, espaços reservados para dados como o nome de um membro ou canal.  

Iniciar um fluxo de trabalho
  •   Menu de atalhos
    Alguém seleciona um fluxo de trabalho no menu de atalhos
  • Novo membro do canal
    Alguém entra em um canal
  • Reação de emoji
    Alguém usa uma determinada reação de emoji
  • Data e horário agendados
    Agende um fluxo de trabalho para ser iniciado em determinadas data e hora
  • Webhook
    Use um webhook personalizado para iniciar um fluxo de trabalho com uma solicitação da Web usando outro app ou serviço
Etapas do fluxo de trabalho
  • Enviar uma mensagem
    Enviar uma mensagem para uma pessoa ou um canal
  • Enviar um formulário
    Enviar um formulário personalizado a uma pessoa ou canal

Etapa 1: configurar o fluxo de trabalho

A forma como os membros do workspace podem interagir com um fluxo de trabalho depende da configuração dele. Os membros podem iniciar fluxos de trabalho quando quiserem a partir de um acionador do  menu de atalhos de qualquer canal. Outros fluxos de trabalho podem ser iniciados automaticamente depois de uma ação realizada pelos membros (por exemplo, entrar em um canal) ou de um evento (como uma determinada data e hora, ou um webhook que traz informações de outro serviço para o Slack). 

  1. No app para computadores, clique no nome do workspace na parte superior à esquerda.
  2. No menu, selecione Ferramentas e depois Criador de fluxo de trabalho.
  3. Clique em Criar na parte superior direita para criar um novo fluxo de trabalho.
  4. Digite um título para o fluxo de trabalho e clique em Próximo. Escolha um título que explique de forma simples para que serve o fluxo de trabalho.
  5. Decida como você quer que o fluxo de trabalho comece, depois clique em Selecionar. No caso de fluxos de trabalho agendados, você precisará escolher a data, a hora e a frequência. 
  6. Escolha um canal para o fluxo de trabalho, siga as instruções e selecione Salvar.

Dica: para saber mais sobre como criar fluxos de trabalho usando webhooks, consulte Criar fluxos de trabalho usando webhooks.


Etapa 2: adicionar etapas

  1. Clique em Adicionar etapa. Em cada etapa do fluxo de trabalho, você pode optar por enviar uma mensagem ou apresentar um formulário personalizado para os membros.
  2. Selecione Adicionar ao lado do tipo de etapa que gostaria de usar.
  3. No menu suspenso, escolha se quer enviar uma mensagem ou apresentar um formulário para uma pessoa ou um canal específico. Se adicionar um formulário, você também poderá escolher para onde as respostas preenchidas serão enviadas.
  4. Insira uma variável para personalizar a etapa. Você também pode adicionar instruções ou um botão para passar para a próxima etapa do fluxo de trabalho. 
  5. Clique em Salvar

Continue adicionando etapas até que o fluxo de trabalho seja concluído.

Dica: qualquer colaborador de um fluxo de trabalho pode baixar os dados do formulário em formato CSV para visualizá-los fora do Slack.


Etapa 3: adicionar colaboradores

Adicione colaboradores para que outras pessoas tenham acesso de gerenciamento do fluxo de trabalho. Qualquer colaborador pode editar, cancelar a publicação ou remover um fluxo de trabalho do Slack, além de adicionar ou remover outros colaboradores.

  1. No criador de fluxo de trabalho, clique na aba Configurações na parte superior da tela.
  2. Ao lado de Colaboradores, selecione Gerenciar.
  3. Abra o menu suspenso e pesquise as pessoas que você gostaria de adicionar ou selecione os nomes delas na lista. O Slackbot notificará cada pessoa para avisá-las que foram adicionadas como colaboradoras.
  4. Quando terminar, clique em Fechar.


Etapa 4: publicar o fluxo de trabalho

Enquanto não for publicado, o fluxo de trabalho ficará visível apenas para os colaboradores no criador de fluxo de trabalho, e os membros não poderão iniciá-lo.

  1. Confira o fluxo de trabalho para garantir que todas as etapas estejam corretas.
  2. Clique em Publicar.
  3. Para ver o fluxo de trabalho no Slack, clique em Abrir o Slack.

Dica: para visualizar uma prévia, adicione o fluxo de trabalho a um canal de teste. Quando tiver certeza de que ele está funcionando bem, você pode fazer edições para colocá-lo no canal certo. 


Criar um fluxo de trabalho com a importação de um arquivo

Quando você baixa um fluxo de trabalho, ele é exportado em um arquivo com a extensão .slackworkflow para manter os dados no formato correto. Para criar um fluxo de trabalho automaticamente, você pode importar um arquivo .slackworkflow para o criador de fluxo de trabalho.

  1. No app para computadores, clique no nome do workspace na parte superior à esquerda.
  2. No menu, selecione Ferramentas e depois Criador de fluxo de trabalho.
  3. Clique em Importar na parte superior direita.
  4. Selecione e faça upload do arquivo do fluxo de trabalho no computador.
  5. Altere o título, se quiser, depois clique em Próximo.
  6. Confira as etapas e faça as modificações necessárias.
  7. Clique em Publicar.

Dica: confira nossos exemplos de fluxos de trabalho se precisar de inspiração. Você pode baixar qualquer um deles e depois fazer upload no criador de fluxo de trabalho para usar com a sua equipe. 


Visibilidade do fluxo de trabalho

Antes da publicação, o fluxo de trabalho fica visível apenas para você e os colaboradores adicionados.

Depois da publicação, os proprietários e administradores do workspace também podem ver o fluxo de trabalho e se adicionar como colaboradores. Quando se torna colaborador de um fluxo de trabalho, o proprietário ou administrador pode editar, cancelar a publicação ou removê-lo do Slack. Todos os outros colaboradores são notificados pelo Slackbot quando um colaborador é adicionado ou removido.

Observação: se o fluxo de trabalho estiver em um canal privado do qual o proprietário ou administrador não faz parte, esse proprietário ou administrador não poderá ver o nome do canal privado.