Implementar o Slack para macOS

Para ter mais controle sobre a instalação e as atualizações do app Slack para computadores, os administradores de TI podem escolher onde instalar o app, além de desativar as atualizações automáticas. Quando você instala o app Slack nas máquinas dos funcionários, o app fica na pasta /Aplicativos e é atualizado automaticamente sempre que uma nova versão do Slack é lançada.

Observação: Se optar por desativar as atualizações automáticas, recomendamos atualizar o app regularmente para garantir que você tenha sempre a versão mais segura, com acesso a novos recursos.


Instalar o Slack em máquinas compartilhadas

O Slack pode ser usado por vários usuários na mesma máquina, e pode ser instalado na pasta /Aplicativos ou ~/Aplicativos. Compare os dois métodos abaixo para definir qual é a melhor instalação para a sua organização.

/Aplicativos

  • Todos os usuários da máquina utilizam a mesma instalação do Slack.
  • As atualizações feitas no Slack valem para todos os usuários na máquina.
  • Para atualizar o Slack, os usuários devem ser administradores.

~/Aplicativos

  • Cada usuário da máquina compartilhada obtém a sua própria instalação do Slack.
  • As atualizações feitas em uma instância do Slack não afetam os outros usuários na mesma máquina.
  • Os usuários não precisam ser administradores para atualizar o Slack.

Distribuir o Slack 

Após selecionar o tipo de instalação, baixe uma versão do app Slack para computadores. Existem três versões possíveis: Intel (x64), Apple Silicon (arm64) e Universal (x64 ou arm64). Ao distribuir o Slack, certifique-se de estar usando a versão correta do app Slack nas máquinas dos seus funcionários.

Observação: a versão Universal funciona em máquinas Intel e Apple Silicon. Lembre-se de que o arquivo de instalação é bem maior do que os das outras versões.


Desativar atualizações automáticas

É possível desativar as atualizações automáticas para cada usuário. Isso é útil para testar novas versões do app Slack antes de liberá-las ou para implementar atualizações de forma gradual. Para manter a confiabilidade e a segurança do app, recomendamos atualizar o Slack sempre que uma nova versão é lançada.

Para evitar que o Slack verifique automaticamente se há atualizações, execute o seguinte comando do terminal para cada usuário que vai usar o Slack:

defaults write /Users/$USER/Library/Preferences/com.tinyspeck.slackmacgap SlackNoAutoUpdates -bool YES

Use o comando a seguir para reativar as atualizações automáticas: 

defaults write /Users/$USER/Library/Preferences/com.tinyspeck.slackmacgap SlackNoAutoUpdates -bool NO

Observação: também é possível gerenciar as atualizações do app com as configurações do app para computadores


Permitir que os usuários atualizem o Slack

Se o Slack for instalado em ~/Aplicativos, os usuários podem atualizar o app sem permissões especiais. Já se o Slack for instalado em /Aplicativos, os usuários precisam ser administradores do Mac e ter acesso de gravação a /Aplicativos, slack.app e a todos os arquivos abaixo dele para poder atualizar o app.

Em máquinas compartilhadas, recomendamos a criação de grupos de permissões para todos os usuários do Slack e a instalação do Slack em uma subpasta em /Aplicativos. Em seguida, é possível usar o seguinte comando do terminal para conceder propriedade e acesso de gravação para o grupo de permissões. Substitua grupo pelo nome do seu grupo de permissões e subpasta pelo nome da sua subpasta:

chown -R :grupo /Aplicativos/subpasta && chmod -R 775 /Aplicativos/subpasta

Dica: temos um feed RSS para enviar notificações sobre atualizações disponíveis do app Slack para computadores para Mac. Saiba como adicionar feeds RSS ao Slack.