Guia do Criador de fluxo de trabalho do Slack

O Criador de fluxo de trabalho ajuda a automatizar tarefas e processos de rotina no workspace Slack ou na organização Enterprise Grid. Esses fluxos podem ser simples ou complexos de acordo com sua preferência, e é possível conectá-los a outros apps que você usa para trabalhar.


Administração do Slack: Gerenciar o Criador de fluxo de trabalho no Slack

Os administradores do Slack podem garantir que os membros estejam criando e usando fluxos de trabalho em conformidade com as políticas do workspace ou da organização, analisando as seguintes opções de administração do Criador de fluxo de trabalho:


Criar um fluxo de trabalho no Slack

Por padrão, qualquer pessoa pode criar um fluxo de trabalho no Slack, e há duas opções para começar: você pode criar um fluxo de trabalho usando um modelo ou, se precisar de mais personalização, pode criar um do zero. De qualquer forma, as orientações abaixo ajudarão a preparar seu fluxo de trabalho e a deixá-lo pronto para uso no seu workspace ou organização.


Começar com modelos

Se você não tem experiência com a criação de fluxos de trabalho, estes tutoriais mostram como fazer isso usando um modelo como ponto de partida:


Começar do zero

Para fluxos de trabalho mais avançados ou para tarefas que ainda não têm um modelo, você pode criar um fluxo de trabalho do zero:


Adicionar etapas de conector

As etapas que você adicionar ao fluxo de trabalho realizarão uma tarefa, seja ele criado do zero ou com um modelo. Se quiser que o fluxo de trabalho execute uma ação em um serviço de terceiros, você poderá adicionar etapas de conector.

Essas etapas exigem que você autentique sua conta com o serviço de terceiros e podem exigir aprovação ou configuração adicional para poderem ser usadas em um fluxo de trabalho. Para obter orientações adicionais, consulte:  


Gerenciar fluxos de trabalho existentes

Depois que um fluxo de trabalho é publicado, a pessoa que o criou e todos os gerentes de fluxo de trabalho podem:


Usar fluxos de trabalho no Slack

Os fluxos de trabalho que podem ser encontrados e usados no seu workspace ou organização são exclusivos para as necessidades e os processos da sua organização. Se você tem dúvidas sobre quando usar um fluxo de trabalho ou o que ele realiza, é melhor entrar em contato com a pessoa que o criou para obter mais informações.


Iniciar fluxos de trabalho

Se um fluxo de trabalho for projetado para iniciar com um link, você precisará encontrar e clicar nesse link para usar o fluxo de trabalho. Esses links foram criados para serem compartilhados em qualquer lugar do Slack, para que você possa iniciá-los independentemente do canal ou da mensagem direta (MD) em que estiver trabalhando.

Você pode adicionar links para fluxos de trabalho a um canvas ou enviá-los em uma mensagem para que você ou outras pessoas cliquem neles. Você também pode procurar fluxos de trabalho que iniciam com um link nos seguintes locais do Slack:

  • Galeria de fluxos de trabalho
    No computador, passe o mouse sobre   Mais na barra lateral e clique em  Automações. Selecione Fluxos de trabalho para visualizar todos os fluxos de trabalho no seu workspace ou organização.
  • Pesquisa
    No computador, clique na barra de pesquisa. Digite o nome do fluxo de trabalho e selecione-o na lista de resultados. No dispositivo móvel, toque em Pesquisar e em Fluxos de trabalho
  • Menu de atalhos
    Em qualquer conversa, clique no ícone de barra no campo de mensagem e comece a digitar o nome de um fluxo de trabalho para selecioná-lo no menu.

Os fluxos de trabalho criados para iniciar em um horário agendado serão iniciados automaticamente. Outros fluxos de trabalho estão vinculados a uma conversa e serão iniciados com base em ações comuns do Slack que ocorrerem lá. Algumas ações que você pode realizar para iniciar um fluxo de trabalho são:

Para ver quais fluxos de trabalho iniciam ou têm etapas que ocorrem em uma conversa específica, veja os detalhes da conversa


Completar instruções do fluxo de trabalho

Quando o fluxo de trabalho for iniciado, suas etapas serão executadas automaticamente. À medida que o fluxo de trabalho conclui cada etapa, ele pode instruir você a preencher um formulário, clicar em um botão ou fazer uma autenticação em um serviço de terceiros para prosseguir para a próxima etapa. 


Compartilhar ou copiar fluxos de trabalho

Se alguém do seu workspace não consegue encontrar um fluxo de trabalho ou se você quer enviar um para alguém que precisa, é possível compartilhar o fluxo de trabalho.

Por padrão, você também pode fazer uma cópia de qualquer fluxo de trabalho para que possa usar as etapas dele e modificá-las para atender às suas necessidades.

 

Quem pode usar este recurso?
  • Por padrão, todos os membros podem criar fluxos de trabalho; membros e convidados podem usá-los
  • Disponível em planos pagos.