Como usar o Slack: guia de início rápido

Seja bem-vindo ou bem-vinda ao Slack, sua plataforma de produtividade. O Slack transforma a forma como as organizações se comunicam, reunindo pessoas para trabalhar como uma equipe unificada. Para começar, baixe o app para computadores e faça um tour rápido pelo guia abaixo.

Dica: Se quiser aprender mais, consulte os tutoriais do Slack.


Barra lateral

Na barra lateral, é possível acessar os canais dos quais você participa, abrir mensagens diretas, ver as atividades que precisam de atenção e visualizar uma lista de itens salvos e lembretes.

Visualização da barra lateral no Slack

1. Início

2. MDs

3. Atividade

4. Mais tarde

  Início é onde você acessa suas conversas, incluindo os canais. Escolha as conversas de que você participa entrando e saindo dos canais, e personalize a visualização da barra lateral ajustando suas preferências.
Em   MDs você encontra uma lista de todas as suas mensagens diretas (MDs), que podem ser pesquisadas e filtradas. Use as MDs para conversas individuais que não precisam da opinião de todos os membros de um canal ou como uma forma de iniciar um   círculo com um colega quando for mais fácil falar do que digitar.
A   atividade é uma visualização de tudo que pode precisar da sua atenção. Veja as mensagens que mencionaram você, as conversas das quais você participa e as reações a mensagens enviadas por você.
  Mais tarde é onde você encontrará as mensagens e os arquivos que foram salvos para mais tarde e os lembretes definidos por você. Priorize tarefas e curta a satisfação de marcar itens como concluídos.

Dica: Se a guia  Mais tarde não aparecer, passe o cursor do mouse sobre qualquer mensagem e clique no  ícone de salvar.


Canais

Os canais são fundamentais para trabalhar no Slack: permitem reunir em um único local as informações e as pessoas certas, e possibilitam organizar o trabalho em torno de um objetivo comum.

Visualização de um exemplo de canal no Slack

5. Cabeçalho do canal

6. Mensagens e arquivos

7. Reações de emoji

Clique no nome do canal para ver detalhes, como o assunto e a descrição, além dos arquivos compartilhados no canal. Também é possível iniciar um   círculo e abrir o   canvas do canal.
Os canais proporcionam um espaço específico para escrever mensagens e adicionar arquivos. Com tudo o que está relacionado a um assunto, um projeto ou uma equipe em particular organizado em canais, é possível rolar a página para cima para ver o histórico de conversas sempre que você abrir ou entrar em uma conversa.
As   reações de emoji são um jeito rápido de responder a qualquer mensagem no Slack. São divertidas e úteis para realizar as tarefas de trabalho: muitas vezes, uma simples reação pode substituir a necessidade de enviar uma nova mensagem.


Campo de mensagem

Ao trabalhar no Slack, você tem uma variedade de opções disponíveis no campo de mensagem para ajudar você a se comunicar e se conectar com sua equipe.

Visualização de um campo de mensagem no Slack

8. Arquivos

9. Formatação

10. Menções

11. Mais ações

Clique duas vezes no   ícone de mais para adicionar arquivos e compartilhar informações importantes nas conversas da equipe.
Formate suas mensagens para acrescentar um pouco de clareza ou animação: coloque em negrito os itens mais importantes, organize o raciocínio utilizando marcadores e muito mais.
Use as   menções para chamar a atenção de pessoas específicas em uma conversa, pedir feedback ou acompanhar itens de ação.
No   menu mais ações, é possível corrigir ou excluir uma mensagem já enviada.


Pesquisar, mais e perfil

Use a barra de pesquisa para encontrar coisas no Slack e o botão de mais para criar algo novo. Clique na foto do perfil para gerenciar o perfil e as preferências.

Visualização da interface do Slack, incluindo a barra de pesquisa, o botão de mais e a foto do perfil

12. Barra de pesquisa

13. Botão mais

14. Seu perfil

Clique na barra de pesquisa para pesquisar o histórico de conversas da equipe no Slack encontrar mensagens, arquivos e canais, incluindo as pessoas necessárias para realizar um trabalho.
Use o   botão mais para criar rapidamente   mensagens,   círculos,   canvas e   canais.
Clique na imagem de perfil para definir seu status, pausar as notificações, gerenciar as preferências e muito mais.

Dica: acesse todos os nossos recursos de ajuda e aprendizado em Ajuda. Clique no   ícone de ponto de interrogação no canto superior direito do computador ou no canto inferior esquerdo no navegador.