Apresentamos o canvas: uma nova forma de selecionar, colaborar e compartilhar informações no Slack.

É uma ferramenta para facilitar a organização, a curadoria, a colaboração e o compartilhamento de informações das equipes, tudo isso conectado ao workspace do Slack. Crie ou edite um canvas com os recursos do Slack que você já conhece: formate o conteúdo de modo intuitivo, mencione colegas e compartilhe em qualquer conversa.

 

O que é um canvas?

Existem dois jeitos diferentes de usar os canvas no Slack:

Em uma conversa
Todo canal e mensagem direta (MD) vem com o seu próprio canvas para armazenar conteúdo relevante e persistente sobre a conversa e o trabalho que acontece nele.

De forma independente
É possível criar um canvas para qualquer tipo de trabalho, como anotações em reuniões, projetos ou listas de verificação. Depois, basta compartilhar o conteúdo no canal do Slack apropriado e colaborar com os colegas. Também é possível ter canvas privados só para certas pessoas.

Canvas-overview_2x.gif

Como trabalhar com os canvas

Um canvas do canal

Um canvas independente

  • Primeiros passos: acesse o canal ou a MD em que você quer criar um canvas e clique no   ícone correspondente no canto superior direito. Esses canvas sempre estão disponíveis na conversa, por isso qualquer pessoa que navegue pela conversa pode vê-los.
  • Permissões de acesso: qualquer pessoa com permissão para postar em uma conversa pode editar o canvas.
  • Notificações: se uma pessoa mencionar você em um canvas dentro de uma conversa, o Slackbot enviará uma notificação.
  • Primeiros passos: Passe o cursor do mouse sobre Mais e clique em   Canvas para ver, gerenciar e criar canvas.
  • Permissões de acesso: decida se as pessoas vão ter permissão para Ver ou Editar ao compartilhar um canvas.
  • Notificações: se você for mencionado por alguém em um canvas compartilhado com você, um selo aparecerá ao lado de  Canvas na barra lateral.

Não importa onde você escolheu criar o canvas, esses recursos estão sempre disponíveis:

  • Autopreenchimento para canais e membros: digite # para mencionar o nome de um canal ou @ para mencionar pessoas.
  • Emoji personalizado: um emoji personalizado aparece no seletor de emojis quando você trabalha em um canvas.
  • Objetos em linha: adicione visualizações de links, imagens ou arquivos diretamente em um canvas. Precisa mover algo? É só arrastar e soltar na posição que você quer.
  • Acesso móvel: Veja e edite canvas existentes direto no dispositivo móvel.


Primeiros passos

Um canvas do canal 

Um canvas independente

Adicione conteúdo a um canvas:

  1. No computador, abra um canal ou uma MD.
  2. Clique no  ícone de canvas, no canto superior direito da conversa.


Para gerenciar os canvas existentes:

quando um canvas tem conteúdo em uma conversa, o ícone no canto superior direito muda para mostrar que houve atividade nele.

  1. Em um canal ou em uma MD, clique no ícone de canvas, no canto superior direito.
  2. Você pode trabalhar no canvas na própria conversa ou clicar no   ícone de três pontos e selecionar   Abrir em uma nova janela.

Para começar em um canvas próprio:

  1. No computador, clique no  botão mais na barra lateral.
  2. Clique em   Canvas para criar um.


Para gerenciar os canvas existentes:

  1. No computador, passe o cursor do mouse sobre Mais e clique em   Canvas. Por padrão, vai aparecer uma lista dos canvas Vistos recentemente.
  2. Clique em Classificar para organizar os canvas em duas categorias: Última atualização ou Visto recentemente. Também é possível clicar em Filtrar para escolher uma das seguintes opções de canvas: Criado por você, Compartilhado com você ou Todos.
  3. Selecione o canvas que você quer editar. Ele vai ser aberto automaticamente em outra janela.

Dica: os canvas aparecem em resultados de pesquisa, como outras mensagens e arquivos no Slack.

 

Perguntas frequentes

Para que eu devo usar um canvas?

Os canvas foram feitos para apresentar informações com clareza. Eles têm várias opções de formatação para você conhecer. É possível usá-los para listas pessoais, anotações compartilhadas entre você e seus colegas, resumos de projetos, organização de informações em um canal e muito mais.

 

O que vai acontecer com as postagens do Slack no meu workspace?

Em algum momento, todas as postagens atuais serão ser convertidas em canvas, e todo o conteúdo será salvo. A data de criação no canvas refletirá a data de criação original da postagem, mas o histórico de versões estará disponível somente a partir data em que a postagem foi convertida. Se você usa o Slack no plano gratuito, suas postagens serão convertidas em canvas apenas leitura. Você pode continuar editando suas postagens atuais até que sejam convertidas. 

 

O que é uma postagem do Slack?

Antes dos canvas, as postagens eram uma maneira de compartilhar conteúdos longos no Slack. Elas eram um tipo específico de arquivo em seu workspace e, caso você tenha alguma postagem, no momento certo, ela será convertida em canvas. 

 

Eu posso usar o canvas em um dispositivo móvel?

Sim! pode. Para fazer isso, é necessário que a versão do seu app Slack seja, no mínimo, 23.02.40 no iOS e 23.02.30 no Android. 

É possível ver e editar os canvas no iOS e no Android, mas, por enquanto, não é possível excluir um canvas em um dispositivo móvel.


Quem pode ver os canvas?

Assim como os arquivos, qualquer membro do seu workspace pode ver um canvas compartilhado em um canal público. Apenas os membros de uma conversa vão conseguir ver os canvas nos canais privados ou nas MDs. Para ver todas as pessoas com quem um canvas é compartilhado, clique em Compartilhar em um canvas aberto. Para saber mais, leia nosso artigo sobre compartilhamento, segurança e acesso dos canvas.


Como funciona a retenção nos canvas?

Todos os canvas seguem a política de retenção que a organização definiu para os arquivos. Saiba mais em Como os recursos de gerenciamento de dados se aplicam aos canvas.


Eu posso importar um canvas de um workspace para outro?

Não neste momento. No momento, não é possível importar os canvas, mas sim exportá-los. Caso queira mais informações, fale conosco.

Dica: ainda precisa de ajuda? Acesse nosso guia sobre como usar os canvas para ter uma visão geral detalhada de todos os recursos disponíveis, assistir a um vídeo de demonstração ou deixar uma mensagem em feedback@slack.com.

Quem pode usar este recurso?
  • Todos os membros e convidados
  • Os canvas de canal e MD estão disponíveis em todos os planos
  • Os canvas independentes estão disponíveis nos planos pagos