Uma foto ilustrativa do Slack para acompanhar o artigo sobre trabalho remoto

7 etapas para implantar o Slack de maneira remota

Um guia para todos os responsáveis pela implantação do Slack na sua organização

Mesmo quando você precisa avançar rápido, é possível implantar o Slack com sucesso. Este guia ajudará você a implantar o Slack de maneira rápida e eficaz na sua organização.

 

 

Dica: antes de começar, crie um canal do Slack (denomine-o #proj-slack) com essas pessoas para gerenciar o projeto completo em um único lugar.

1. Fornecer a todos o acesso ao seu workspace digital

O primeiro passo é garantir que todos que precisam do Slack terão acesso a ele. Você pode iniciar com um único departamento ou incluir toda a empresa.

  • Em primeiro lugar, convide novos membros.
  • Em seguida, defina o SSO e outras configurações administrativas para a sua equipe.
  • Crie grupos de usuários para diferentes departamentos, como @equipe-vendas ou @equipe-ti.

2. Criar os primeiros canais e apoiar os funcionários enquanto dão os primeiros passos

Uma boa comunicação significa que todos os funcionários sabem que o Slack será utilizado. Também assegura que eles não apenas sabem como usá-lo, como também querem usá-lo.

Iniciar com um canal de comunicados

  • Para compartilhar um anúncio com toda a empresa, em primeiro lugar renomeie o canal #geral para #anúncios-empresa. Este canal é onde você compartilhará informações importantes com todos.
  • Quando você enviar uma mensagem ao @canal no novo canal de anúncios, todos aqueles que ainda não aceitaram o convite para o Slack também receberão uma notificação por e-mail. Usar a marcação @canal garante que todos vejam as mensagens mais importantes. Mas use apenas quando necessário!
  • É possível restringir as postagens no canal #anúncios-empresa para atualizações importantes exclusivas da direção e das equipes de comunicações internas.
  • Dê início ao canal #anúncios-empresa com uma mensagem do Promotor. Veja aqui um exemplo de mensagem de boas-vindas que você pode usar:

Olá, @canal. Espero que esteja tudo bem com vocês. Todos nós estamos lidando com muitas mudanças e incertezas neste momento. Garanto que estamos trabalhando arduamente para tomar as decisões certas para todos. Nossa prioridade nº 1 é manter vocês informados e apoiar o seu trabalho em casa, de maneira segura e fácil, sempre que possível.

Sendo assim, hoje é o dia em que o Slack oficialmente passa a ser o nosso workspace digital. Sejam bem-vindos!

Estamos investindo no Slack porque a forma como trabalhamos em conjunto é fundamental para nosso sucesso, e queremos fornecer as melhores ferramentas disponíveis. O Slack é um espaço central onde podemos trabalhar em conjunto, compartilhar arquivos e conectar com ferramentas. Tornará extremamente mais fácil a colaboração entre departamentos e fortalecerá a nossa cultura e o envolvimento da equipe.

Algumas dicas para começar:

  • Os canais são como salas que reúnem as pessoas em departamentos, equipes, projetos e interesses compartilhados.
  • Fiquem atentos às principais atualizações no canal.
  • Encontrem suporte nos canais de #ajuda relevantes, como #ajuda-pessoal
  • Compartilhem tudo aquilo que está funcionando para vocês em #dicas-remotas

Temos o compromisso de estar a par dos novos avanços e ajustar nossa abordagem conforme necessário. Enquanto isso, encerraremos outras ferramentas de mensagens, para que todos estejam disponíveis em um único lugar.

Finalmente, apoiem-se uns aos outros e cuidem de si mesmos e das suas famílias durante este período. Estamos juntos nisso. Vemos vocês no canal! ✊

Até que todos estejam no Slack, é uma boa ideia que o Promotor também envie esta informação por e-mail. Também é possível incluir instruções para usuários sobre como fazer login. Se tiverem problemas, podem obter ajuda. Por exemplo:

Para entrar no Slack:

  1. Baixe os apps Slack para computadores e dispositivos móveis.
  2. Para fazer login, encontre o convite recebido por e-mail ou siga as instruções do setor de TI.
  3. Confira os guias de introdução ao Slack. Comece buscando e entrando em canais no Slack. Entre primeiro nos canais da sua equipe, do seu departamento e do seu local.

 

3. Criar canais para o trabalho

Adote como padrão o uso de canais em vez de mensagens diretas (MDs), de preferência canais públicos, sempre que seja possível. O uso de canais públicos garante que as informações importantes possam ser encontradas pelas pessoas certas, que as conversas se tornem parte do conhecimento coletivo da equipe e que todos possam aprender com as decisões anteriores.

 

4. Criar canais sociais para ficar mais conectado

 

5. Conectar o Slack com outras ferramentas

O Slack pode ser conectado com outras ferramentas que sua organização e suas equipes utilizem, para reunir tudo em único lugar. Proporcionando, assim, uma experiência melhorada aos usuários e gerando mais valor aos investimentos existentes. Confira o Diretório de apps para conectar as ferramentas que você utiliza.

Você poderá ampliar suas conexões ao longo do tempo, mas aqui estão indicações para construir uma base:

  • Primeiro, conecte-se com suas ferramentas de produtividade centrais para arquivos, chamadas, e-mail e agenda, como OneDrive, Zoom, Outlook e Gmail.

 

 

  • Em seguida, escolha algumas ferramentas-chave de departamentos para conectar-se com elas, como ServiceNow para TI, PagerDuty para engenharia, Salesforce para vendas, Marketo para marketing ou Envoy para equipes de instalações. Veja aqui alguns apps principais para ajudar a gerenciar o trabalho remoto.

 

 

6. Trabalhar com clientes, parceiros e fornecedores em canais compartilhados

Um canal compartilhado funciona exatamente como um canal normal do Slack, mas conecta duas organizações. Isto significa que uma equipe da sua empresa pode comunicar-se com outra empresa no mesmo canal. Por exemplo, com um cliente ou fornecedor.

  • Converse com suas equipes que trabalham em estreita colaboração com parceiros externos, como os relacionados com vendas, relações de negócios, compradores, gerentes de fornecedores, prestadores de serviços, e descubra se elas querem mover suas conversas de e-mail para o Slack. Encontre alguns grupos para começar.
  • Informe as empresas do seu interesse e envie um convite para um canal compartilhado.

7. Mais dicas e as melhores práticas para trabalhar remotamente no Slack

As etapas indicadas acima dão a você a base para ser bem-sucedido no Slack, e isto pode ser ampliado com muitas outras coisas interessantes e divertidas. Veja aqui algumas dicas finais para começar:

  • Envie uma atualização diária daquilo em que você está trabalhando nos canais de equipe, e peça aos seus colegas para fazerem o mesmo. O comando /lembrar pode automatizar um lembrete para que todos façam isso na mesma hora diariamente, como uma reunião breve virtual.
  • Organize happy hours ou cafés virtuais com a equipe. Instale o app Donut para que as equipes possam entrar em conversas aleatórias de “bate-papo de café”.
  • Use chamadas do Slack e compartilhamento de tela quando uma conversa rápida poderá ajudar a fazer com que a situação avance mais rapidamente. Ou use um comando como /zoom para iniciar uma reunião no Slack.
  • Muitas equipes estão descobrindo o valor de reuniões mais curtas e frequentes, em vez de reuniões cara a cara em plataformas de vídeo como o Zoom. As pessoas também precisam de mais flexibilidade quando estão disponíveis. Por isso, grave as reuniões importantes e poste as gravações no canal.
  • Em reuniões grandes, use um canal para discussões, de modo a permitir que mais pessoas participem na conversa.
  • Acompanhe as perspectivas da sua equipe usando o Criador de fluxo de trabalho para coletar o feedback da equipe.
  • Mesmo quando não é possível estar cara a cara, use os canais compartilhados para continuar a criar relações com parceiros, clientes e fornecedores importantes.
  • Finalmente, não se esqueça de levantar-se e alongar-se sempre que precisar!

Recursos adicionais

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.