Mesmo quando você precisa avançar rápido, é possível implantar o Slack com sucesso. Este guia ajudará você a implantar o Slack de maneira rápida e eficaz na sua organização.
Dica: antes de começar, crie um canal do Slack (denomine-o #proj-slack) com essas pessoas para gerenciar o projeto completo em um único lugar.
1. Fornecer a todos o acesso ao seu ambiente de trabalho digital
O primeiro passo é garantir que todos que precisam do Slack terão acesso a ele. Você pode iniciar com um único departamento ou incluir toda a empresa.
- Primeiro, convide novos membros
- Em seguida, defina o SSO e outras configurações administrativas para a sua equipe
- Crie grupos de usuários para diferentes departamentos, como @equipe-vendas ou @equipe-ti
2. Criar os primeiros canais e apoiar os funcionários enquanto dão os primeiros passos
Uma boa comunicação significa que todos os funcionários sabem que o Slack será utilizado. Também assegura que eles não apenas sabem como usá-lo, como também querem usá-lo.
Iniciar com um canal de anúncios
- Para compartilhar um anúncio com toda a empresa, em primeiro lugar renomeie o canal #geral para #anúncios-empresa. Este canal é onde você compartilhará informações importantes com todos.
- Quando você enviar uma mensagem ao @canal no novo canal de anúncios, todos aqueles que ainda não aceitaram o convite para o Slack também receberão uma notificação por e-mail. Usar a marcação @canal garante que todos vejam as mensagens mais importantes. Mas use apenas quando necessário!
- No canal #anúncios-empresa, é possível restringir as postagens a atualizações importantes da direção e das equipes de comunicação interna.
- Dê início ao canal #anúncios-empresa com uma mensagem do Promotor. Veja aqui um exemplo de mensagem de boas-vindas que você pode usar:
Olá, @canal, hoje é o dia em que o Slack se torna oficialmente nosso local de trabalho digital. Sejam todos bem-vindos!
Estamos investindo no Slack porque a forma como trabalhamos em conjunto é fundamental para nosso sucesso, e queremos fornecer as melhores ferramentas disponíveis. O Slack é um espaço central onde podemos trabalhar em conjunto, compartilhar arquivos e conectar com ferramentas. Tornará extremamente mais fácil a colaboração entre departamentos e fortalecerá a nossa cultura e o envolvimento da equipe.
Algumas dicas para começar:
- Os canais são como salas que reúnem as pessoas em departamentos, equipes, projetos e interesses em comum.
- Fiquem de olho nas principais atualizações no canal.
- Encontrem suporte nos canais de #ajuda relevantes, como #ajuda-pessoal.
- Compartilhem tudo aquilo que está funcionando para vocês em #dicas-slack.
Vemos vocês no canal! 👋
Até que todos estejam no Slack, é uma boa ideia que o Promotor também envie esta informação por e-mail. Também é possível incluir instruções para usuários sobre como fazer login. Se tiverem problemas, podem obter ajuda. Por exemplo:
Para entrar no Slack:
- Baixe os apps Slack para computadores e dispositivos móveis.
- Para fazer login, encontre o convite recebido por e-mail ou siga as instruções do departamento de TI.
- Dê uma olhada nos guias de noções básicas do Slack.
- Comece entrando nos canais do seu departamento, equipe e escritório e, depois, continue navegando por outros canais e entrando naqueles que forem úteis.
3. Criar canais para o trabalho
Adote como padrão o uso de canais em vez de mensagens diretas (MDs), de preferência canais públicos, sempre que seja possível. O uso de canais públicos garante que as informações importantes possam ser encontradas pelas pessoas certas, que as conversas se tornem parte do conhecimento coletivo da equipe e que todos possam aprender com as decisões anteriores.
4. Criar canais sociais para ficar mais conectado
5. Conectar o Slack com outras ferramentas
Além de reunir tudo em único lugar, o Slack pode ser conectado com outras ferramentas da sua organização e equipes, o que proporciona uma melhor experiência aos usuários e agrega mais valor aos investimentos. Dê uma olhada no Diretório de apps para conectar suas ferramentas.
Você poderá ampliar suas conexões ao longo do tempo, mas aqui estão indicações para construir uma base:
- Primeiro, conecte-se com as suas principais ferramentas de produtividade para lidar com arquivos, chamadas, e-mail e agenda, como OneDrive, Zoom, Outlook e Gmail.
- Em seguida, escolha algumas ferramentas-chave de departamentos para conectar-se com elas, como ServiceNow para TI, PagerDuty para engenharia, Salesforce para vendas, Marketo para marketing ou Envoy para equipes de instalações.

Suporte ao cliente

Ferramentas para desenvolvedores

Vendas

Marketing

Administração do escritório
- Existem opções para pessoas que querem criar fluxos de trabalho e apps no Slack:
- Para aqueles que não querem algo tão técnico, nós temos o criador de fluxo de trabalho
- Já o pessoal que lida com atividades mais técnicas vai adorar nossa documentação de APIs: com um pouco de criatividade e conhecimento técnico, quase tudo é possível
6. Trabalhar com clientes, parceiros e fornecedores no Slack Connect
As MDs do Slack Connect oferecem uma maneira fácil de se comunicar diretamente com pessoas de fora da sua organização, sem nunca sair do Slack.
- Verifique se os usuários sabem que eles podem se conectar com pessoas externas no Slack para realizar o trabalho com mais rapidez
- Envie um convite para uma MD do Slack Connect a uma pessoa com quem você queira se conectar
- Os proprietários e os administradores podem ajustar as configurações e permissões de MDs do Slack Connect
Um canal do Slack Connect funciona exatamente como um canal normal do Slack, mas conecta duas ou mais organizações (até 20). Isto significa que uma equipe da sua empresa pode comunicar-se com outra empresa no mesmo canal. Por exemplo, com um cliente ou fornecedor.
- Converse com as suas equipes que trabalham de perto com parceiros externos, como os de vendas, relações de negócios, compradores, gerentes de fornecedores e prestadores de serviços, e veja se elas querem transferir as conversas por e-mail para o Slack
- Envie um convite para uma MD do Slack Connect a uma empresa com a qual você queira trabalhar
7. Mais dicas e as melhores práticas para trabalhar de maneira assíncrona no Slack
As etapas indicadas acima dão a você a base para ser bem-sucedido no Slack, e isto pode ser ampliado com muitas outras coisas interessantes e divertidas. Veja aqui algumas dicas finais para começar:
- Envie uma atualização diária nos canais de equipes para avisar ao pessoal no que você está trabalho e pedir que eles façam o mesmo. O comando /lembrar pode automatizar um lembrete para que todos façam isso ao mesmo tempo, todos os dias, como uma reunião virtual
- Use as chamadas do Slack e o compartilhamento de tela quando uma conversa rápida for a melhor opção ou, se preferir, use um comando, como /zoom, para começar uma reunião no Slack
- Em reuniões grandes, use um canal para tratar questões e organizar discussões para que mais pessoas possa participar da conversa.
- Use o criador de fluxo de trabalho para reunir o feedback da equipe
- Instale o app Donut para que as equipes entrem em conversas aleatórias de bate-papo com café
- Fique de olho no Future Forum para saber como outras empresas como a sua podem realizar as transformações necessárias para prosperar na economia do futuro
Recursos adicionais
- Guia de trabalho remoto no Slack
- O manual do gerente para o trabalho remoto
- Webinar: primeiros passos no Slack
- Oito apps para o Slack que mantêm o trabalho remoto no caminho certo
- Cinco modelos do criador de fluxo de trabalho para equipes remotas
- Um guia do Slack Connect
- Comece a usar o Slack Connect
- 20 dicas do Slack para ter um workspace melhor