Treinamento

Testando os canais compartilhados no Slack

Familiarize-se com a funcionalidade de canais compartilhados com alguns testes simples

Configuração

Para testar os canais compartilhados, você precisa ter acesso a uma conta de desenvolvedor para sua instância paga do Slack (planos Padrão, Plus ou Enterprise Grid). Se precisar de uma conta de desenvolvedor, converse com o seu Gerente de Sucesso do Cliente para configurar a sua.

É mais fácil realizar esses testes com duas pessoas trabalhando juntas: uma assume o papel de administrador da conta de desenvolvedor, e a outra, de administrador da conta normal. Vamos nos referir à conta normal como “Workspace A” e à conta de desenvolvedor como “Workspace B”.

Como ativar canais compartilhados

Se for a primeira vez que sua empresa está ativando canais compartilhados, é melhor os administradores do Slack praticarem o uso do recurso antes de conectar canais na instância de produção do Slack. Confira estes casos de teste para entender o fluxo de trabalho esperado:

Apps

Analise e teste apps em canais compartilhados antes de introduzir apps nos canais compartilhados do seu workspace de produção. Para este exercício, vamos supor que há apps instalados no Workspace A.

Antes de usar apps em canais compartilhados, tenha em mente o seguinte:

Segurança de dados

Apps que importam dados para um canal do Slack podem ser apropriados para uso interno, mas inadequados para uso em ambientes compartilhados. Lembre-se de analisar seus apps para conferir se há possibilidade de vazamento de informações confidenciais em um canal compartilhado.

  • Ex.: digamos que uma integração personalizada do Jira poste atualizações de tíquetes em um canal. Se há alguma chance de as atualizações conterem informações confidenciais, o app não deve ser usado em um canal compartilhado.

Apps de compartilhamento de arquivos geralmente oferecem a opção de conceder direitos de acesso a todos os membros de um canal. Verifique se isso é adequado para a sua situação de uso. Você se opõe a membros do Workspace A darem permissão de acesso a arquivos para membros do Workspace B?

  • Ex.: uma integração do Google Drive pode permitir que usuários forneçam acesso a documentos

Acesso de terceiros e licenças

Muitos apps populares do Slack são desenvolvidos pelas empresas de software com o intuito de apresentar seus serviços. Muitas vezes, é necessário ter uma licença para acessar todos os recursos de funcionalidade disponíveis no app. Verifique se o serviço associado ao app pode ser usado por todos os membros do canal compartilhado. Se não puder, continua sendo um serviço útil?

  • Ex.: o app do Trello pode ter pouca utilidade para membros do canal compartilhado se uma das empresas não tiver acesso ao Trello.

Interatividade

Se um membro do Workspace A interage com um app por ação de mensagem ou comando de barra, por exemplo, como os membros do Workspace B enxergam a interação?

Os membros do Workspace B podem interagir com os apps do Workspace A? Embora comandos de barra e ações de mensagem sejam restritos a membros do workspace em que o app está instalado, alguns elementos interativos ficam acessíveis.

  • Botões de mensagem interativos: se um app postar uma mensagem com um botão de mensagem interativo, qualquer pessoa que estiver no canal pode clicar no botão. Qual é a resposta de um app do espaço de desenvolvedor A ao receber uma solicitação de um membro do espaço de desenvolvedor B?
  • @menções: alguns apps são desenvolvidos para ativar uma interação quando um membro @menciona um bot diretamente. Se um bot for convidado para o seu canal compartilhado, o que acontece quando um membro do Workspace B envia uma MD para ele?

Antes de ativar um canal compartilhado, é essencial verificar se seus apps poderiam revelar quaisquer informações confidenciais. Normalmente, os apps no diretório de apps do Slack são desenvolvidos para uso por múltiplas empresas, mas é possível que desenvolvedores internos dos apps não tenham planejado esse uso no desenvolvimento. Se possível, peça ao desenvolvedor do app que analise o código e confirme se o app pode ser usado em ambientes públicos.

    Este recurso foi útil?

    0/600

    Ótimo!

    Agradecemos seu feedback!

    Entendi!

    Agradecemos seu feedback.

    Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.