Treinamento

Guia do trabalho remoto no Slack

Práticas recomendadas, dicas e truques para aproveitar ao máximo o trabalho com mensagens em canais, onde quer que você esteja

Todos os dias, em todo o mundo, em equipes grandes e pequenas, pessoas trabalham juntas remotamente por meio do Slack. Reunimos aqui alguns dos recursos criados ao longo dos anos para ajudar as pessoas a trabalhar no Slack, onde quer que estejam.

1. Criar um canal dedicado a comunicados

Compartilhe novidades com a equipe, onde quer que esteja

Quando os membros da equipe não estiverem juntos no mesmo local, é importante ter um lugar em que todos possam acessar informações. Os canais de comunicados são fundamentais para a equipe ficar por dentro das novidades.

  • Se a equipe for pequena ou nova, o canal padrão #geral pode assumir essa função. Você sabe que todos os membros da equipe estão nesse canal, então poderá enviar informações importantes para todos de uma só vez.
  • Considere alterar as permissões de postagem e o nome para algo como #comunicados ou #novidades-equipe) para deixar claro como o canal será usado.

2. Usar os canais para todo o trabalho

Os canais ajudam você a ficar por dentro de tudo e fazer os projetos avançarem

As equipes novatas no Slack ou que o usaram de maneira diferente ao trabalhar em conjunto no mesmo escritório podem não ter muitos canais para as conversas gerais. Se uma equipe está fazendo a transição para o trabalho remoto, o ideal é permitir que elas possam desenvolver seus projetos criando novos canais.

  • Saiba mais sobre o gerenciamento e a estrutura dos canais na Central de Ajuda.
  • Se você transformar o canal #geral em #comunicados como sugerido anteriormente, vale a pena verificar se as pessoas têm os canais necessários para trabalhar. Nem todos precisam estar em todos os canais, assim como nem todos precisam estar em todas as reuniões ou em todos os projetos.
  • Crie canais para cada projeto, trabalho ou equipe. Assim, será possível participar de reuniões, especialmente de atualizações de status e sincronizações recorrentes.
  • Os canais também substituem as intermináveis conversas por e-mail quando são usados para informar a todos sobre o status do trabalho que ainda precisa ser feito.
  • Além de substituir as reuniões e o e-mail, os canais ajudam a manter o foco da conversa, incentivam a troca de ideias e fazem o trabalho avançar.

3. Conectar as ferramentas que você usa todos os dias

Reúna todos os apps mais usados em um só lugar

Se a equipe usa o G Suite, o Office 365, o Dropbox, o Box, o Zoom ou ferramentas específicas da função como o Salesforce e o Jira, use o Slack para monitorar tudo enviando as atualizações diretamente aos canais. O Slack se integra perfeitamente com centenas de ferramentas para garantir que todos possam ver o ecossistema de trabalho único da equipe. Confira e baixe essas ferramentas e muito mais no Diretório de apps.

 

4. Usar os canais compartilhados

Use o Slack fora das fronteiras da sua organização

Se você trabalha com fornecedores em um projeto, clientes em um contrato ou parceiros em uma campanha, use um canal compartilhado para conectar duas organizações.

  • Ao se conectar com um canal compartilhado, você também poderá enviar mensagens diretas para outras empresas, a opção perfeita para debater edições e esclarecer dúvidas individualmente.
  • Confira nossa coleção de recursos sobre os canais compartilhados para saber mais sobre como eles funcionam e como configurá-los.

5. Postar os status

A melhor maneira de informar aos outros se você está presente ou não

O status personalizado é o que você precisa quando seus colegas de equipe não estão presentes para ver se você está em um local.

  • Use para dizer que você está em uma ligação, no horário de almoço ou em uma reunião.
  • O status aparece ao lado do seu nome nos dois canais e nas mensagens diretas. Assim, todos podem vê-lo rapidamente.
  • Na Central de Ajuda, há um passo a passo para configurar o status do Slack. É fácil.

6. Fazer chamadas sem sair do Slack

As chamadas são ideais para a comunicação individual e as reuniões remotas

Todos precisam de uma rápida conversa pessoal de vez em quando. Às vezes, é melhor ter uma reunião específica e maior em grupo.

  • Use o botão de chamada no Slack em vez de ir até à mesa do colega de trabalho. Usar o vídeo é opcional.
  • Se a equipe já tiver um serviço de voz e vídeo (o Slack se integra a quase todos), será fácil usar o app do Slack para reunir toda a comunicação em um só lugar.

 

 

    Este recurso foi útil?

    0/600

    Ótimo!

    Agradecemos seu feedback!

    Entendi!

    Agradecemos seu feedback.

    Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.