Guia de início rápido ao Slack

O Slack é uma plataforma de mensagens baseada em canais

Quando a informação está dispersa em diversas fontes, como conversas de e-mail, conversas presenciais e ferramentas, fica muito mais difícil realizar o trabalho. No workspace do Slack, o trabalho é reunido em espaços específicos chamados canais. Os canais reúnem as informações e as pessoas certas para todos os projetos, assuntos ou equipes.

1. Barra lateral

A barra lateral ajuda você a libertar-se da caixa de entrada de e-mails e mudar para uma melhor forma de trabalhar. Ela organiza as conversas que você escolhe seguir e o mantém atualizado.

Barra lateral

A. Escrever

Escreva uma mensagem de qualquer lugar do Slack usando o botão Escrever. As mensagens são salvas automaticamente até que você esteja pronto para enviá-las. É possível acessar seus rascunhos a qualquer momento na seção Rascunhos, na parte superior da barra lateral esquerda.

B. Canais

Os canais são espaços específicos que organizam seu trabalho: através do uso de claras convenções de nomenclatura, as discussões são focadas em um assunto específico e são facilmente identificáveis.

Alguns canais populares para usar no seu workspace:

  • Os canais #equipe- podem substituir conversas presenciais, reuniões de equipes normais e a maioria dos e-mails de equipe. Use-os para realizar reuniões breves, fazer perguntas e compartilhar as melhores práticas.
  • Os canais #projeto- são espaços específicos para qualquer projeto para discutir itens de ação, analisar feedbacks e tomar decisões que podem ser acompanhadas por todos.

Qualquer pessoa no seu workspace pode entrar e sair dos canais facilmente conforme necessário, ao contrário do que acontece com os e-mails. Para encontrar e entrar em canais, clique em + ao lado de Canais e selecione Explorar canais.

C. Notificações

É possível que nem todas as novas mensagens de uma conversa sejam relevantes para você. As notificações no Slack são diferentes do e-mail ou de outras ferramentas que talvez você use: foram projetadas para dar uma percepção clara do âmbito no qual você é solicitado, mostrando um selo se um colega de equipe mencionar você. Quando surge alguma novidade em um assunto, os nomes dos canais aparecem em negrito na barra lateral.

D. Mensagens diretas

As mensagens diretas são o espaço para ter conversas pessoais e focadas, sem que as outras pessoas do canal interfiram. Use-as para mensagens ou tarefas específicas, como reagendar uma reunião com um colega de equipe ou perguntar quais são os pratos do almoço.

2. Canais

Os canais são fundamentais para trabalhar no Slack: fica fácil acelerar o ritmo dos projetos vendo a totalidade do contexto, conversas, ideias e decisões que aconteceram até o momento.

A. Cabeçalho do canal

O cabeçalho do canal fornece uma visualização rápida sobre o canal em que você entra. Você pode adicionar a conversa aos favoritos, ver o número de membros e visualizar outras informações importantes.

B. Mensagens e arquivos

Os canais oferecem a você e à sua equipe um espaço específico para enviar mensagens e compartilhar arquivos com um objetivo comum. Ao entrar em um canal, você pode rolar a página para cima e ver imediatamente todas as discussões e decisões realizadas anteriormente, sem reuniões desnecessárias.

C. Reações de emoji

As reações de emoji são um jeito de responder a qualquer mensagem no Slack com um clique. Muitas vezes, elas podem substituir a necessidade de novas mensagens. Elas ajudam todo mundo a estar atualizado rapidamente e simplificam a comunicação da sua equipe no Slack.

Guia rápido de reações de emoji:

  • 👏:palmas: — “Muito bem!”
  • ➕:heavy_plus_sign: — “Concordo”
  • 👀:olhos: — “Estou verificando isso” ou “recebido”
  • ✅:white_check_mark: — “aprovado” ou “marcar como concluído”

3. Entrada de mensagem

Você pode contribuir para a conversa escrevendo mensagens, compartilhando arquivos e mencionando colegas de equipe. Graças a uma variedade de opções, o envio de mensagens é flexível, ajuda a manter todo mundo atualizado e permite realizar o trabalho rapidamente.

Entrada de mensagem

A. Formatar mensagens

A formatação de mensagens permite mudar a aparência e a estrutura das mensagens para acrescentar um pouco de clareza ou animação. Você pode colocar em negrito os itens mais importantes, separar linhas de raciocínio com marcadores, e muito mais.

B. Mencionar colegas de equipe

Use menções em um canal para receber atenção da pessoa certa no momento certo. Incentive a colaboração usando menções para pedir feedback, ou chame a atenção de alguém para atualizações específicas e itens de ação.

C. Anexar arquivos

Compartilhe arquivos em uma mensagem diretamente do seu computador ou de um serviço em nuvem para ter a informação adequada junto das discussões da sua equipe.

D. Editar ou excluir mensagens

Ao contrário do e-mail, você pode corrigir um erro de digitação se identificar um erro após enviar uma mensagem. Você também pode excluir uma mensagem já enviada e começar de novo.

4. Ajuda

Acesse o menu de ajuda para encontrar recursos adicionais. Obtenha acesso rápido à Central de Ajuda, aprenda sobre os atalhos de teclado e mantenha-se atualizado com as novidades do Slack.

 

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.