Ao longo do ano passado, comprovamos que podemos ser uma sociedade produtiva, criativa e eficaz trabalhando de qualquer lugar, até mesmo no meio de uma pandemia global.
Implementamos horários de trabalho alternativos, fizemos relocalizações, demos as boas-vindas a participações rápidas e inesperadas no Zoom e passamos a conhecer nossos colegas de uma forma mais humana. Sabemos que esta nova maneira de trabalhar funciona, e os funcionários esperam que essa flexibilidade continue. Uma pesquisa do Future Forum demonstra que 93% dos trabalhadores do conhecimento querem um horário flexível, enquanto 76% querem ter flexibilidade de localização.
Organizações de todas as dimensões e em todos os setores estão aproveitando este momento para reinventar a maneira como trabalhamos. Algumas vão permanecer em regime integralmente remoto, outras vão concentrar-se em um escritório, e muitas vão adotar um modelo híbrido. Mas o denominador comum entre todas as empresas que estão na vanguarda desta mudança é a abordagem de “priorização da tecnologia digital”.
“Priorizar a tecnologia digital” não significa “nunca ter interações presenciais”. Trata-se de capacitar as pessoas para que trabalhem no momento e no local mais conveniente para cada um. Os escritórios são apenas uma das ferramentas disponíveis para desenvolver relações e criar espaços destinados ao trabalho. O número de dias ou de pessoas no escritório não é mais uma métrica importante; não devemos avaliar o desempenho pela atividade, e sim pelos resultados.
“Use ferramentas de comunicação digital, como compartilhamento de documentos e bate-papo, e capacite os seus funcionários a adotarem a flexibilidade de horários enquanto mantêm a produtividade”.
Como é comum em tempos de mudança, o Slack valoriza a opinião dos nossos parceiros acerca de nossa própria transição para a abordagem de priorização da tecnologia digital. Para ajudar no seu processo, selecionamos as dicas mais eficazes neste artigo: “O kit de ferramentas que prioriza a tecnologia digital.” Aqui, você pode conferir as perspectivas de líderes das seguintes empresas:
- Expedia Group
- The New York Times
- TIBCO
- The Massachusetts Bay Transportation Authority
- Free Now
- 1-800-Flowers.com
- Zillow
- Up
- Cookpad Inc.
“Focamos em criar soluções personalizadas de priorização da tecnologia digital no Slack que automatizem o trabalho duro, libertando os nossos funcionários para se dedicarem aos assuntos mais importantes: seja o trabalho de análise ou o desenvolvimento de conexões fundamentais entre as pessoas da empresa”.
Baixe hoje mesmo a sua cópia gratuita do kit de ferramentas. Esta mudança rumo à priorização da tecnologia digital não acontece do dia para a noite e terá contornos diferentes em âmbito global e entre as equipes. Mas a equipe do Slack está incrivelmente otimista sobre o futuro que estamos construindo, com a melhoria não apenas na forma como trabalhamos mas também na maneira como vivemos.