Sede da Woven Planet

A Woven Planet está ajudando na transformação digital da Toyota como uma empresa de mobilidade com o Slack

“O Slack desempenha um papel fundamental no fomento de uma cultura digital.”

Jack YanVice-Presidente e líder de TI, Woven Planet

A Woven Planet está ajudando na evolução do Grupo Toyota para tornar-se uma empresa de mobilidade que desenvolve veículos com software inovadores, sistemas avançados de assistência ao motorista, recurso de segurança ativos e tecnologia de direção automatizada para veículos pessoais (POV) e plataformas de mobilidade como serviço (MaaS). O Grupo Toyota está trabalhando com a Woven Planet para ajudar a impulsionar a transformação digital, acelerar este trabalho e acabar com os silos organizacionais. E eles estão fazendo exatamente isso com a ajuda do Slack.

A Woven Planet imagina um futuro centrado no ser humano, no qual a tecnologia de ponta expande o acesso global à mobilidade, aprimora as habilidades dos motoristas e capacita as pessoas para que elas prosperem. Isso é alcançado com uma cultura global exclusiva que combina inovações modernas do Vale do Silício com habilidades de qualidade japonesa.

“Inovação e habilidade se complementam muito bem. Acreditamos que essas são as características e pontos fortes que nos definem”, diz Jack Yan, vice-presidente e líder de TI da Woven Planet*. “Queremos usar esses pontos fortes para estabelecer nosso compromisso com a transformação digital para a sociedade e nossa busca por segurança, promoção de energia limpa, melhora do bem-estar e permitir que as pessoas vivam, trabalhem e se divirtam ao máximo.”

O objetivo da organização é otimizar o ambiente digital e proporcionar ao mundo novas experiências eliminado as lacunas de dados e utilizando todo o seu valor, facilitando o acesso a informação para todos. De acordo com Yan, isso não poderia ser feito sem o Slack. Desde a adoção do Slack em 2021, foi possível compartilhar informações com grupos corporativos e empresas parceiras para consolidar o conhecimento. Além disso, depois de incorporar diversos aplicativos móveis no Slack, como conferência por vídeo, o trabalho tornou-se mais eficiente. “Estamos sempre focados em esforços digitais, então o Slack é essencial para criar este tipo de cultura digital”, diz Yan.

Jack Yan, vice-presidente e líder de TI da Woven Planet

“Conectando esses grupos por meio do Slack, cada organização poderá aproveitar todos os benefícios das suas características marcantes, ao mesmo tempo em que entram no setor automotivo como parte de Uma Equipe.”

Jack YanVice-Presidente e líder de TI, Woven Planet

Formação de Uma Equipe com o Slack para acabar com silos organizacionais

Antes do Slack, muitas empresas do Grupo Toyota usavam ferramentas de comunicação digital que eram personalizadas para cada organização, o que muitas vezes resultava em comunicação, solução de problemas e tomada de decisão ineficientes. Agora as empresas que usam o Slack Enterprise Grid podem comunicar-se de maneira rápida e fácil com organizações externas por meio de canais, mantendo as informações pesquisáveis e seguras. O Slack também elimina tarefas desnecessárias e melhora a produtividade, graças às integrações da plataforma com vários aplicativos e serviços internos.

Com o Slack, a Woven Planet conecta vários grupos corporativos e parceiros a todas às suas comunicações e informações. Ele refere-se coletivamente a todos os grupos que colaboram como Uma Equipe. Trazer Uma Equipe para uma plataforma de comunicação no Slack cria um ambiente ideal para obter mais valor dos dados de cada grupo.

A Woven Planet estende essa maneira de trabalhar para todos os escritórios globais, subsidiárias e parceiros externos da Toyota Motor Corporation, o que permite que todos esses grupos façam parte de Uma Equipe. “Uma Equipe não significa necessariamente que todas as equipes são uniformes. Cada marca ainda mantém sua própria cultura”, diz Yan. “Conectando esses grupos com o Slack, cada organização poderá aproveitar todos os benefícios das suas características marcantes ao mesmo tempo em que entram para o setor automotivo como Uma Equipe.”

Criar uma experiência mais agradável e produtiva no trabalho

O Slack facilita o compartilhamento de informações antes de uma reunião para que você possa ir direto ao ponto. As reuniões podem terminar mais cedo e o tempo que você economizou pode ser usado de maneira mais eficaz. E, integrando aplicativos frequentemente usados como Google com o Slack, não há a necessidade de alternar entre telas ou aplicativos para cada tarefa individual. Isso aumenta bastante a produtividade, já que impede que os funcionários se distraiam ao entrar e sair de diversas ferramentas. Até o suporte de TI e conteúdo de treinamento de RH da empresa estão integrados no Slack, o que simplifica os processos empresariais internos.

“O Grupo Woven Planet faz amplo uso do Slack. Na verdade, eu mal uso e-mail; eu me concentro no Slack para o meu trabalho do dia a dia. Eu sou o terceiro usuário mais ativo entre nossos funcionários”, diz Yan.
E, como uma empresa global, Yan diz que as ferramentas de tradução e emojis disponíveis no Slack são essenciais para compreender rapidamente as informações e transmitir mensagens entre culturas da melhor forma possível. “Um dos principais exemplos da nossa iniciativa para revitalizar a comunicação é usar o canal global para todos os setores, o #happy-moments. Criado pelo nosso CEO James Kuffner, esse canal permite aos membros fazer publicações privadas e não relacionadas ao trabalho. Kuffner compartilha até mesmo fotos de sua própria família no canal.

“O Slack não apenas aumenta a produtividade, ele melhora o senso de comunidade e oportunidade para atividades digitais, tornando o local de trabalho mais agradável”, diz Yan.

“O Slack não apenas aumenta a produtividade, ele melhora o senso de comunidade e oportunidade para atividades digitais, tornando o local de trabalho mais agradável.”

Jack YanVice-presidente e líder de TI, Woven Planet

Empregar o “kaizen” para criar um Grupo Toyota mais conectado

O Grupo Toyota tem o compromisso de praticar kaizen, um termo em japonês que significa “melhora contínua”, para impulsionar a inovação em toda a indústria automotiva. A meta da Woven Planet, que também adere a essa filosofia, é aumentar a satisfação do cliente para toda a equipe criando um plano de transformação digital que valoriza a conexão entre pessoas no mundo digital.

No futuro, a Woven Planet vai analisar os dados para mensurar a comunicação transparente dos funcionários e a colaboração entre todos para que possa melhorar a experiência do usuário e promover o uso do Slack. Além de integrar parceiros e outros negócios do Grupo Toyota, a Woven Planet quer amplificar a colaboração entre departamentos sem ter que investir em tecnologias adicionais. “Estamos incentivando todas as subsidiárias, divisões de negócios e parceiros do Grupo Toyota que ainda não fazem parte do Slack a começar a usá-lo”, diz Yan. “Nosso foco não é apenas em produtividade, mas também em concretizar a visão da Woven Planet, ‘Mobility to Love, Safety to Live.’ Por este motivo, gostaríamos de continuar evoluindo nossa parceria com o Slack.” [# /]

*a partir de maio de 2022.