Criar canais compartilhados

Os canais compartilhados permitem que organizações diferentes trabalhem juntas no mesmo canal, cada uma no próprio workspace do Slack. Um canal compartilhado pode ser criado em três etapas:

  • Uma organização envia um link de convite para outra organização.
  • A organização que recebe o convite decide se quer aceitar ou não.
  • Se o convite for aceito, as duas organizações deverão aprovar a solicitação de compartilhamento do canal.

Observação: para compartilhar um canal, os dois workspaces precisam estar em um plano pago. Se você usar a versão gratuita do Slack, saiba como fazer o upgrade do workspace

Considerações importantes

  • Quando um canal é compartilhado, a outra organização tem acesso apenas a esse canal, não ao workspace todo.
  • Quando você compartilha um canal existente, a outra organização pode ver o histórico de mensagens, os membros e os bots dele.
  • Se fizerem parte do mesmo canal compartilhado, os membros das duas organizações também podem enviar mensagens diretas uns aos outros.
  • Você pode compartilhar qualquer canal com outro workspace ou organização do Enterprise Grid, exceto o canal #geral ou canais de vários workspaces e canais da organização.


Quem pode criar canais compartilhados?

Qualquer membro (exceto os convidados) pode enviar ou aceitar convites para compartilhar um canal. Para que o canal seja compartilhado, a solicitação deve ser aprovada pelas duas organizações.

  • Nos planos Padrão e Plus, por padrão, apenas os proprietários e administradores de workspaces podem aprovar solicitações de compartilhamento de canal.
  • No plano Enterprise Grid, por padrão, somente os proprietários e administradores da organização podem aprovar solicitações de compartilhamento de canal.
  • Os proprietários/administradores de organizações do plano Enterprise Grid e os proprietários/administradores de workspaces dos planos Padrão e Plus podem dar permissão a outras pessoas para aprovar solicitações de compartilhamento de canal.


Propriedade do canal compartilhado

Um canal compartilhado é propriedade da organização que o criou. Se alguém de uma das organizações decidir parar de compartilhar o canal, o proprietário do canal compartilhado poderá continuar usando-o com sua equipe. Já a outra organização receberá uma versão arquivada do canal.


Criar um canal compartilhado

Você pode criar um novo canal para compartilhar com outra organização ou compartilhar um canal existente.

Como enviar um convite de canal compartilhado

Antes de começar, você precisa das informações de contato de pelo menos uma pessoa da outra organização. Você pode enviar um convite para alguém sem sair do workspace, ou compartilhar um link de convite com quantas pessoas quiser.

Criar um novo canal

Compartilhar um canal existente

  1. Clique no  ícone de mais, ao lado de Canais , na barra lateral esquerda.
  2. Selecione Criar um canal.
  3. Digite o nome e a descrição do canal e decida se você quer defini-lo como privado. Para ver mais detalhes, consulte Criar um canal.
  4. Após digitar os detalhes do canal, clique em Criar.
  5. Clique em Compartilhar este canal.
  6. Insira o endereço de e-mail da pessoa que você quer convidar e depois clique em Enviar. Outra opção é clicar em Copiar link de compartilhamento para compartilhar um link de convite fora do Slack com membros da outra organização. 
  1. No computador, abra o canal que você quer compartilhar.
  2. Clique em  Detalhes na parte superior direita.
  3. Clique em Organizações.
  4. Selecione Compartilhar este canal.
  5. Insira o endereço de e-mail da pessoa que você quer convidar e depois clique em Enviar. Outra opção é clicar em Copiar link de compartilhamento para compartilhar um link de convite fora do Slack com membros da outra organização.

Leve em consideração que os convites expiram após sete dias. Se um link de convite expirar antes de ser aceito ou aprovado, você poderá compartilhar um novo link.

Dica: se você mudar de ideia após enviar um convite de canal compartilhado que ainda não foi aceito, peça ao proprietário ou administrador para entrar em contato conosco. Revogaremos o convite para você. 


Como aceitar um convite para um canal compartilhado

Quando recebe um link para um canal compartilhado de um membro de outra organização, você ou qualquer outro membro do workspace que também recebeu o convite pode aceitá-lo. Para recusar um convite, você não precisa fazer nada. 

  1. Clique no link do convite.
  2. Escolha o workspace do qual o canal compartilhado vai fazer parte ou clique em Entrar em outro workspace.
  3. Leia e aceite os detalhes, depois clique em Aceitar convite.
  4. Escolha se você gostaria de mudar o nome do canal ou torná-lo um canal público ou privado. Vale lembrar que essas mudanças se aplicam apenas ao workspace, não à organização externa.
  5. Clique em Aceitar convite.


Como aprovar ou recusar uma solicitação de compartilhamento de canal

Quando um membro da sua organização aceita um convite para um canal compartilhado, as duas organizações recebem uma solicitação para analisar e aprovar. Veja Gerenciar canais compartilhados para saber como fazer isso.


Como parar de compartilhar um canal

Quando um projeto termina ou quando um canal não é mais necessário, você pode parar de compartilhá-lo. Para saber como fazer isso, acesse Parar de compartilhar canais com outra organização.

Quem pode usar este recurso?
  • Os proprietários/administradores de workspaces, proprietários/administradores de organizações e membros com permissão para gerenciar canais compartilhados
  • Planos Padrão, Plus e Enterprise Grid