Guia completo para o lançamento de apps do Slack

Para muitos desenvolvedores, criar o produto é a parte fácil. Já lançá-lo é outra história.

Talvez você esteja desenvolvendo um app novinho para o Slack ou um complemento para uma empresa existente. Não importa, em ambos os casos, ter uma visão criativa ajuda a garantir o sucesso do lançamento do seu produto. E você não precisa de uma equipe nem de uma verba de marketing para fazer isso.

Siga estes passos para preparar o seu app do Slack para sua grande estreia.

Planejamento do lançamento do produto

Uma descrição bem elaborada do produto é uma ferramenta indispensável para atrair usuários satisfeitos.

Na hora de descrever o app, antes de mais nada, é preciso compreender os usuários-alvo, ou seja, as pessoas para as quais você está desenvolvendo o produto. Você não está criando algo para todos, sua solução resolverá um problema específico de um determinado grupo de pessoas. 

É preciso descrever o app usando termos com os quais seus usuários em potencial se identificarão. Para fazer isso, primeiro busque compreender bem os "pontos críticos" dos usuários e os desafios que eles querem superar. Interaja, converse e faça perguntas. O que está tirando o sono dos usuários? Qual é a parte mais difícil do trabalho deles? Qual é o problema que, se resolvido, aumentaria dez vezes a produtividade deles? 

Em seguida, explique porque a sua solução é diferente e melhor do que as existentes. (Como diz o pessoal do marketing, seu app precisa ter um diferencial.) Tudo isso pode ser descrito em uma declaração de posicionamento que explique os benefícios do seu app quanto à solução do problema (ou problemas) do cliente.

Exemplo de proposição de valor:

  • Para usuários do Slack focados em produtividade e que buscam estar sempre em dia com os compromissos, o app Google Agenda incorpora sua agenda ao Slack, onde você já está trabalhando. Assim, é possível manter a concentração ao evitar a troca constante de guias.

Definir uma declaração de posicionamento como base garante que a sua equipe, independentemente do tamanho, reforce os mesmos pontos-chave em todos os canais externos, desde o texto do site e o pitch de vendas até as reuniões com investidores e apresentações para a imprensa. 

Criação da listagem do app

A seguir, você precisa criar a sua listagem no Diretório de apps do Slack, onde sua declaração de posicionamento ganhará vida. A listagem é como uma vitrine para o seu produto. As pessoas encontrarão o seu app e o instalarão ou não com base nas informações apresentadas. Use esse espaço para contar a história do seu app. Compartilhe uma visualização prévia interessante dos casos de uso, conquiste o usuário e leve-o a clicar no botão de instalação.

O nome do app

Um bom nome pode remeter à experiência de uso do app. Escolha um nome fácil de lembrar, pronunciar, pesquisar e soletrar. Se você planeja oferecer o serviço do seu app fora do Slack, faça uma pesquisa rápida no Google e verifique se o nome já não foi escolhido. 

Descrição do app

Direto: ao ponto e ao coração. A sua descrição é uma ferramenta poderosa para expressar como o app melhorará a vida das pessoas no trabalho. Aqui a sua declaração de posicionamento é ainda mais útil. Ela ajuda a manter a integridade durante a criação da descrição, garantindo que nenhum ponto-chave seja perdido durante o processo criativo.

Você pode descrever seu app de duas formas: uma longa e uma curta.

  • Descrição curta

Seja conciso. Não use mais de 140 caracteres.

  • Descrição longa

Forneça de três a cinco frases detalhando para quem é o app, o que ele faz e como ele ajudará as pessoas a trabalhar melhor (ou se divertir). Seja claro e esperto.

Ícone do app

O ícone do seu app deve prender a atenção (ou o dedo) das pessoas que navegam no Diretório de apps. Faça com que o seu app seja único, diferente e simples o suficiente para passar no teste da passada de olhos.

Cor do cartão do app 

O seu app tem um perfil dentro do Slack, assim como as pessoas. Ao enviar o app para o diretório, você pode escolher uma cor que reflita a sua marca. É como se fosse a aura do seu app.

Exemplo de ícone, descrição e cartão de app:

 

Imagens e capturas de tela

Capturas de tela podem dar uma ideia de como o seu app funciona, além de ilustrar recursos importantes apresentados na descrição longa. Mostrar é melhor do que dizer. Você dará às pessoas uma prévia do que elas podem esperar após instalar o app. 

É possível adicionar até seis imagens de alta resolução à página do app. Faça um balanço dos casos de uso do app e crie uma imagem que mostre um caso de uso real dentro do Slack. 

Exemplos de imagem de app:

Consulte nosso repositório do GitHub app-directory-assets (diretório-recursos-app) para obter modelos e recursos de design atualizados. Você vai encontrar:

Vídeo

Vídeos podem ser a forma mais eficiente de mostrar os benefícios da utilização do seu app. Por isso, arregace as mangas e coloque um vídeo do YouTube na sua página do Diretório de apps! 

Exemplo de vídeo:

Você não precisa de uma super equipe de produção. Na verdade, você pode contar muita coisa criando um vídeo simples de captura de tela com o mínimo de edição. Também é útil usar esse vídeo de captura de tela para criar GIFs animados. Existem serviços gratuitos, como o GIF Brewery, que facilitam o envio de um vídeo, o recorte em uma extensão apropriada (menos de 10 segundos) e a exportação de um arquivo GIF. 

Seja qual for o estilo escolhido, diga às pessoas como o seu aplicativo funciona, para quem ele foi feito e o que elas podem conseguir ao usar o app dentro do Slack.

Página inicial

Seus futuros fãs estão por aí e mal podem esperar para falar maravilhas sobre você. Encontre essas pessoas logo para fazer uma grande festa no dia do lançamento!

Crie uma página inicial (com serviços como Instapage e Unbounce, é fácil fazer isso) para destacar a sua mensagem, que agora já deve estar bem clara. Use essa página para dar aos leitores curiosos uma chance de saber mais sobre o seu produto. É surpreendente a quantidade de pessoas que pedem mais informações. É seu trabalho dar a elas um motivo irresistível para querer saber mais e uma forma de fazer isso.

Sugestões de apps do Slack

Além da listagem no Diretório de apps, existem outras maneiras de os usuários encontrarem o seu app no Slack. Por exemplo, configure o Slackbot para enviar uma mensagem sugerindo seu app quando um link com o nome do domínio associado ao seu produto é mencionado em uma conversa.

Exemplo de sugestão de app:

Ao adicionar uma pequena quantidade de metadados HTML aos modelos do seu site, como explicado aqui, as sugestões de apps serão ativadas e o seu app será recomendado quando um usuário puder se beneficiar dele.

Página de apps no Slack

Por fim, há uma página de apps na barra lateral esquerda do Slack. Nela, os usuários podem encontrar seu app se ele já estiver instalado no workspace. O nome, o ícone e a descrição do app aparecerão no produto. Por isso é ainda mais importante seguir as recomendações mencionadas acima para que o seu app seja representado da melhor forma possível. 

Divulgação do lançamento

Agora que a mensagem do app está pronta, é hora de se preparar para a grande apresentação. Como você informar as pessoas sobre o app? Após definir o seu público, você terá uma ideia mais precisa dos melhores canais para alcançá-lo.

Considere a cobertura da imprensa (que pontos de venda seus potenciais clientes seguem?), grupos comunitários e os canais da sua empresa, como mídia social (seu público está no Twitter? No Facebook?), promoção paga (pense em anúncios no LinkedIn ou no Google), seu blog, site e e-mails. Nos seus esforços de marketing, mantenha a conformidade com o kit de mídia quando mencionar o Slack.

Mensagens

Todas as mensagens devem estar consistentes com a voz da sua marca. Use um tom otimista e certifique-se de que o conteúdo esteja centrado na razão pela qual o seu lançamento é importante para o seu público-alvo.

Ao escrever esses anúncios de lançamento, verifique se você está direcionando os leitores, ou, na linguagem do marketing, se há uma "chamada para ação". Quais são os próximos passos que você quer que eles deem? Onde eles devem clicar para saber mais, baixar o app e conectar-se à sua equipe? 

Relações públicas

A começar pelas Relações Públicas, pense estrategicamente nos seus pontos de venda potenciais. Limite o seu foco levando em conta que sua história será interessante exclusivamente para os leitores de uma publicação específica — seja de um determinado setor, relacionado a uma história publicada recentemente por ela, ou uma concorrente de uma empresa mencionada. Crie um argumento bem escrito, adaptado a cada publicação. 

Elementos de um pitch de RP eficaz:

  • Que problema seu produto está resolvendo e para quem ele foi feito?
  • Por que a sua solução é inovadora, única ou surpreendente?
  • Por que ela é melhor e diferente das outras?
  • Por que é importante para o escritor específico dessa publicação específica?
  • Qualquer outra informação digna de nota: a sua taxa de crescimento impressiona? Você tem usuários beta renomados e entusiasmados? Você é o primeiro a tentar uma solução? Os seus fundadores são bem conhecidos ou qualificados para resolver este problema?
  • A data e a hora em que as notícias devem ser veiculadas (a data do embargo)

Ao escrever seu comunicado à imprensa, siga o modelo de comunicado à imprensa aprovado pelo Slack. 

Exemplo de comunicado à imprensa: “O Dropbox apresenta um novo workspace para reunir arquivos, ferramentas e equipes

Redes sociais

Amplificar a sua história através das redes sociais pode ajudar a atrair tráfego para a página do seu app. Elabore uma mensagem única para cada plataforma, seja Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter ou outro destino popular entre o seu público. Não se esqueça de nos incluir, @SlackHQ.

Exemplo de redes sociais: 

Blog

Um blog é onde você pode contar a história completa do seu app, por que você o criou, como ele resolve um problema dos seus clientes e como os usuários podem obter mais informações. (Dica: inclua um link para a sua listagem no Diretório de apps!) O blog deve ser interessante e fácil de entender.

Semelhante ao seu pitch de imprensa, você pode compartilhar o motivo do seu app ser único, além de estatísticas que tornem a história mais convincente. Talvez ele resolva um problema que faz parte de uma questão maior em uma indústria ou talvez seja uma solução única. Esta é a sua oportunidade de fazer esse app brilhar!

Exemplo de blog: “Zoom + Slack: Construindo uma parceria mais profunda para os nossos clientes"

Outros canais

Há muitas outras formas para se chegar ao público. Considere grupos comunitários, eventos direcionados, promoções pagas, o site da sua empresa e campanhas por e-mail. 

Como sempre, inclua detalhes sobre o seu app: o que é, por que é importante, que problema está resolvendo e o que fazer a seguir.

Exemplo de anúncio de pesquisa paga:

Lista de verificação de marketing:

  1. Identificar a mensagem e a chamada para ação
  2. Determinar os canais de distribuição adequados
  3. Divulgar através da imprensa
  4. Veicular nas redes sociais
  5. Escrever uma postagem envolvente no blog
  6. Considerar outras formas de promoção paga, grupos comunitários, site e e-mail

 

Capacitação da equipe  

Há mais um público a ser considerado: os seus colegas! Como embaixadores da sua empresa, garanta que eles estejam por dentro do mais novo app. Se você tiver uma equipe de vendas, certifique-se de que ela tenha todo o material necessário para ajudar a divulgar o produto recém-integrado. Use estes modelos para criar um conjunto de ferramentas internas.

Materiais de capacitação:

  • One pager: funciona como um resumo e uma introdução ao seu app.
  • Apresentação de slides: comece com slides para fornecer detalhes específicos de cada recurso e explicações visuais sobre como o app funciona.
  • Modelo de história do cliente: ouvir em primeira mão um cliente que ama o produto é a melhor validação que se pode ter.
  • Mensagens do Slack: consulte este material para ter certeza de que está mencionando o Slack apropriadamente. "O Slack é um espaço de colaboração que liga você às pessoas e às ferramentas com as quais trabalha todos os dias."

Mantenha o entusiasmo

Tire um minuto para celebrar o seu sucesso. Você conseguiu!

Agora vamos voltar ao trabalho.

Além de otimizar o seu app e rastrear métricas de uso, avalie a possibilidade de aproveitar alguns dos insights de suas atividades promocionais e do dia do lançamento para melhorar versões futuras.

Alguma mensagem ou canal teve um desempenho superior em relação aos outros? Por quê? O que deu errado? Uma frustração pode nos ensinar tanto quanto um acerto. Compartilhe as descobertas com suas equipes internas para que elas também possam se beneficiar. Conhecimento é poder. 

Tenha esses aprendizados em mente ao continuar a aprimorar e atualizar o seu app. Por fim, é claro, agradecemos a sua parceria com o Slack.

Recursos essenciais

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.