Estrutura e design do Enterprise Grid

A estrutura e o design da sua organização Enterprise Grid não devem ser estáticos. Na verdade, eles devem se adaptar e mudar ao longo do tempo. Para começar, sua organização Enterprise Grid deve refletir como sua empresa está estruturada hoje. Use este guia para ajudar você a começar.


Criar uma equipe de projeto

Para representar todas as áreas do seu negócio, monte uma equipe multifuncional para ajudar a projetar a estrutura do Enterprise Grid. As opiniões dos setores de TI, recursos humanos e comunicações internas, bem como de representantes de todos os principais departamentos ou unidades de negócios, são um bom ponto de partida.

💡  Saiba como coordenar uma equipe de lançamento.


Projetar a estrutura

O design, a estrutura e o tamanho da sua organização no Enterprise Grid serão completamente únicos. Ao pensar na aparência do Enterprise Grid, leve em consideração segmentos importantes, como divisões, marcas, geografias etc. 

Com o design definido, use uma combinação destes métodos para criar seu Enterprise Grid:

A organização da sua empresa pode ter um workspace ou mais de 1.500! Veja a seguir um exemplo simplificado de uma estrutura do Enterprise Grid:

  • Workspace global
    Comunicados, instalações, benefícios, departamento jurídico, recursos humanos e TI
  • Workspace de produtos e engenharia
    Pesquisa, desenvolvimento, projeto e engenharia de produtos
  • Workspace de marketing e vendas
    Publicidade, marketing, equipe editorial, redes sociais e eventos
  • Workspace de suporte ao cliente
    Suporte, conteúdo, documentação e educação do usuário
  • Workspace social
    Canais não relacionados com trabalho para grupos de interesse especiais, clubes de almoço, fãs de fitness e #cachorros e #gatos


❓ Diferença entre workspaces e canais de vários workspaces

Quando o assunto é usar canais de vários workspaces, os fluxos de trabalho simples são a melhor alternativa. Por exemplo, um canal como #feedback-clientes é perfeito para encaminhar regularmente feedbacks do workspace de vendas e marketing para o workspace de produto e engenharia. 

No caso de processos mais complexos, que exijam muitos canais de vários workspaces, talvez um novo workspace seja a melhor opção.

❓ Tamanho ideal do workspace

Recomendamos que os workspaces individuais tenham, no máximo, 1.000 membros. Workspaces menores não são apenas mais agradáveis para se trabalhar, como também ajudam a minimizar ruídos e distrações desnecessárias. 

No caso de comunicados da empresa e outras informações relevantes para todos os funcionários, basta adicionar um canal a vários workspaces.  


Gerenciar o Enterprise Grid

Evolução do workspace

Se um workspace grande crescer demais e se tornar ineficaz, divida-o em dois workspaces menores.

Talvez um workspace seja muito pequeno e tenha se tornado irrelevante. Arquive ou mova os canais para workspaces diferentes, então, exclua-o. Certifique-se de renomear os canais quando necessário e de manter o objetivo e o assunto atualizados.


Solicitações de workspace

Embora você tenha projetado uma estrutura para o Enterprise Grid, novos projetos e equipes podem um dia precisar de seus próprios workspaces novos. Recomendamos permitir que os membros solicitem novos workspaces. Para saber mais, leia Controlar as solicitações de criação de workspace.

Observação: divulgue os workspaces novos nos canais de anúncio. Certifique-se de incluir uma descrição detalhada do objetivo e se eles estão abertos para novos membros.


Solicitações de canais de vários workspaces

O Slack funciona melhor quando os membros têm flexibilidade para criar os tipos de canais que precisam para fazer seu trabalho. Isso ajuda a promover uma cultura de colaboração e transparência. Se você limitar a criação e o gerenciamento de canais de vários workspaces a apenas alguns membros da organização, recomendamos criar um canal público visível para monitorar as solicitações de canais de vários workspaces.   


Medir e avaliar o sucesso

🏆  Defina o sucesso 

Primeiro, identifique o que seria o sucesso para sua organização. Confira a seguir algumas maneiras de definir o sucesso:

  • Acabar com as barreiras entre os locais da empresa
  • Facilitar o fluxo livre de informações entre workspaces
  • Facilitar a localização de canais, apps e informações
  • Facilitar a comunicação do departamento de engenharia com o suporte


🔍 Avaliar o progresso

Em seguida, revise as análises da sua organização Enterprise Grid para verificar o desempenho. Avalie se o design do Grid está ajudando a atingir as métricas de sucesso. Veja a seguir algumas maneiras de mensurar as metas acima:

  • Os membros participam regularmente de um canal de vários workspaces #todos-os-escritórios
  • Os membros enviam mensagens (não leem apenas)
  • Os membros entram nos canais e usam os apps instalados
  • Os membros dos workspaces de vendas e suporte são ativos em um canal de vários workspaces


📈 Medir e revisar as análises de dados 

Revise a atividade e as estatísticas da organização Enterprise Grid para ajudar você a avaliar como tudo está indo. Veja alguns exemplos:

  • Analise as estatísticas da sua organização regularmente (por exemplo, a cada seis meses) para monitorar a adesão ao Slack. Verifique se há aumento nas seguintes áreas:
    • Número de mensagens enviadas
    • Número de arquivos enviados
    • Número de apps e integrações internas instaladas
  • Entreviste os usuários para saber como o Slack aumentou a produtividade da empresa. Faça perguntas sobre o fluxo de trabalho deles:
    • Quanto tempo leva para pesquisar informações
    • Quanto tempo leva para alternar entre os apps usados para trabalhar

💡  Para saber mais, visite o artigo Revisar atividade e estatísticas do workspace.

Dica: considere manter um grupo focal ou fazer pesquisas com membros para compreender melhor onde eles estão executando seus trabalhos e se a estrutura do Enterprise Grid está atendendo às necessidades deles. Então, ajuste conforme necessário.

Dúvidas sobre a implantação do Enterprise Grid? Entre em contato a qualquer momento pelo e-mail success@slack.com. Será um prazer ajudar.