Estrutura e design do Enterprise Grid

A estrutura e o design da sua organização Enterprise Grid não devem ser estáticos. Na verdade, eles devem se adaptar e mudar ao longo do tempo. Para começar, sua organização Enterprise Grid deve refletir a estrutura atual da sua empresa. Use este guia para dar os primeiros passos.


Criar uma equipe de projeto

Para representar todas as áreas do seu negócio, monte uma equipe multifuncional que ajudará a projetar a estrutura do Enterprise Grid. As opiniões dos setores de TI, recursos humanos e comunicações internas, bem como de representantes de todos os principais departamentos ou unidades de negócios, são um bom ponto de partida.

💡  Saiba como coordenar uma equipe de lançamento.


Projetar a estrutura

O design, a estrutura e o tamanho da sua organização Enterprise Grid serão únicos. Ao pensar na aparência do Enterprise Grid, leve em consideração segmentos importantes, como divisões, marcas, localizações geográficas etc. 

Com o design definido, use uma combinação dos métodos abaixo para criar seu Enterprise Grid:

A organização da sua empresa pode ter um workspace ou mais de 1.500! Veja abaixo um exemplo simplificado de uma estrutura do Enterprise Grid:

  • Workspace global
    Comunicados da empresa, instalações, benefícios, departamento jurídico, recursos humanos e TI
  • Workspace de produtos e engenharia
    Pesquisa, desenvolvimento, design e engenharia de produtos
  • Workspace de marketing e vendas
    Publicidade, marketing, equipe editorial, redes sociais e eventos
  • Workspace de suporte ao cliente
    Suporte, conteúdo, documentação e educação do usuário
  • Workspace social
    Canais não relacionados com trabalho para grupos com interesses especiais, clubes de almoço, fãs de atividades físicas e #cachorros e #gatos


❓ Diferença entre workspaces e canais de vários workspaces

Quando se trata de canais de vários workspaces, os fluxos de trabalho simples são a melhor alternativa. Por exemplo, um canal como #feedback-clientes é perfeito para compartilhar feedbacks do workspace de vendas e marketing com o de produtos e engenharia. 

No caso de processos mais complexos que exijam muitos canais de vários workspaces, talvez a melhor opção seja um novo workspace.  


Gerenciar o Enterprise Grid

Evolução do workspace

Se um workspace grande crescer demais e se tornar ineficaz, divida-o em dois workspaces menores.

Talvez um workspace seja muito pequeno e tenha perdido a relevância. Arquive ou mova os canais para workspaces diferentes. Depois, exclua o workspace. Renomeie os canais quando for necessário e mantenha o objetivo e o assunto atualizados.


Solicitações de workspace

Embora você tenha projetado uma estrutura para o Enterprise Grid, é possível que novos projetos e equipes precisem dos seus próprios workspaces. Recomendamos permitir que os membros solicitem novos workspaces. Para saber mais, leia o artigo Controlar as solicitações de criação de workspace.

Observação: divulgue os novos workspaces nos canais de anúncios. Certifique-se de incluir uma descrição detalhada do objetivo deles e de informar se eles estão abertos para novos membros.


Solicitações de canais de vários workspaces

O Slack funciona melhor quando os membros têm flexibilidade para criar os tipos de canal necessários para o trabalho. Isso ajuda a promover uma cultura de colaboração e transparência. Caso você limite a criação e o gerenciamento de canais de vários workspaces a apenas alguns membros da organização, recomendamos criar um canal público visível para monitorar as solicitações de canais de vários workspaces.   


Medir e avaliar o sucesso

🏆  Definir o sucesso 

Primeiro, identifique o que seria o sucesso para a sua organização. Confira abaixo algumas maneiras de definir o sucesso:

  • Acabar com as barreiras entre os locais da empresa
  • Simplificar o fluxo livre de informações entre workspaces
  • Facilitar a localização de pessoas, canais, apps e informações
  • Descomplicar a comunicação do departamento de engenharia com o suporte


🔍  Avaliar o progresso

Em seguida, examine as análises da sua organização Enterprise Grid para verificar o desempenho dela. Avalie se o design do Grid está ajudando a atingir suas métricas de sucesso. Veja a seguir algumas maneiras de mensurar as metas acima:

  • Os membros participam regularmente de um canal de vários workspaces chamado de #todos-os-escritórios.
  • Os membros enviam mensagens (não leem apenas).
  • Os membros entram nos canais e usam os apps instalados.
  • Os membros dos workspaces de vendas e suporte são ativos em um canal de vários workspaces.


📈  Medir e examinar as análises 

Examine a atividade e as estatísticas da sua organização Enterprise Grid para avaliar como tudo está indo. Veja alguns exemplos:

  • Analise as estatísticas da sua organização regularmente, por exemplo, a cada seis meses, para monitorar a adesão ao Slack. Verifique se houve um aumento nas seguintes áreas:
    • Número de mensagens enviadas
    • Número de arquivos enviados
    • Número de apps e integrações internas instaladas
  • Entreviste os usuários para saber como o Slack aumentou a produtividade da sua empresa. Faça perguntas sobre o fluxo de trabalho deles:
    • Quanto tempo leva para pesquisar informações
    • Quanto tempo leva para alternar entre os apps usados para trabalhar

💡  Para saber mais, acesse o artigo Ver o painel de análise do Slack.

Dica: considere manter um grupo focal ou fazer pesquisas com membros para compreender melhor onde eles estão executando seus trabalhos e verifique se a estrutura do Enterprise Grid está atendendo às necessidades deles. Depois, é só fazer ajustes caso seja necessário.

Dúvidas sobre a implantação do Enterprise Grid? Entre em contato conosco a qualquer momento pelo e-mail success@slack.com. Será um prazer ajudar você.