Política de descontinuação do Slack para versões dos apps, navegadores e sistemas operacionais

Para garantir uma experiência consistente aos nossos clientes, o Slack descontinua o suporte para versões dos apps, navegadores e sistemas operacionais (SO) a cada seis meses. Os clientes serão notificados seis meses antes do início do processo de descontinuação a fim de ter tempo suficiente para o planejamento e upgrade.

O que esperar

  • As versões dos apps para computadores e dispositivos móveis do Slack, os navegadores e os SOs que não corresponderem aos critérios de suporte serão descontinuados duas vezes por ano, nos dias 1º de fevereiro e 1º de agosto ou por volta dessas datas.
  • Antes do início do processo de descontinuação, o Slack notificará os clientes (por exemplo, por mensagem direta do Slackbot) de que não haverá mais suporte para a versão do app, o navegador ou o SO.
  • Nós forneceremos um período de tolerância de um mês entre o fim do suporte à versão do app, ao navegador ou ao SO (quando não houver mais suporte) e o fim do ciclo de vida (quando ocorrer a descontinuação). Ainda será possível acessar o Slack, mas nós não corrigiremos erros nem faremos atualizações.
  • As páginas do Slack acessadas através de um navegador, incluindo as páginas de autenticação e de administração, seguem a nossa política de descontinuação de navegadores. Os clientes que usarem versões descontinuadas de navegadores serão impedidos de fazer login, criar novos workspaces e gerenciar as configurações do workspace ou da organização Enterprise Grid.

Observação: para obter uma lista das próximas descontinuações do Slack e das anteriores, acesse a programação de descontinuações do Slack.


Ciclos de suporte

O Slack oferece suporte a versões dos apps, navegadores e SOs por diferentes períodos, levando em consideração os ciclos de desenvolvimento da conta e as necessidades dos nossos clientes:

Versão, navegador ou sistema operacional Duração do suporte
Apps para computadores e dispositivos móveis do Slack 12 a 18 meses a partir da data de lançamento
Navegadores 12 a 18 meses a partir da data de lançamento
Windows, Mac e Linux Pelo menos seis meses a partir da data em que o fabricante interrompe o suporte ao SO
iOS Dois anos e meio a três anos a partir da data de lançamento
Android Quatro anos e meio a cinco anos a partir da data de lançamento


Linha do tempo de descontinuação

Quando uma versão dos apps, um navegador ou um SO chega ao fim do suporte, o Slack inicia o processo de descontinuação:

  • Seis meses, três meses e uma semana antes do término do suporte, o Slack notificará os clientes de que não haverá mais suporte para a versão do app, o navegador ou o SO e enviará a atualização.
  • Quando uma versão do app, um navegador ou um SO chega ao fim do suporte, os membros podem continuar usando-os durante um período de tolerância de um mês. Após isso, ocorre o fim do ciclo de vida (EOL) oficial.
  • Uma semana antes do EOL, o Slack enviará um aviso final para todos aqueles que ainda estiverem usando a versão do app, o navegador ou o SO sem suporte e lhes solicitará que façam a atualização.
  • Quando uma versão do app, um navegador ou um SO móvel chegar ao EOL, o Slack removerá as versões do app afetadas das lojas de apps e encerrará todos os serviços de suporte, podendo também bloquear o uso do app.

Gráfico que mostra a linha de tempo de uma versão, de um navegador ou de um SO que será descontinuado em agosto

Observação: quando um sistema operacional Windows, Mac ou Linux chegar ao EOL, nenhuma pessoa que estiver usando-o será impedida de acessar o Slack.