Espaços: uma nova forma de selecionar, colaborar e compartilhar (projeto-piloto)

Sem ter que sair do workspace, crie ou edite documentos usando todas as ferramentas que você já conhece do Slack: colabore com conteúdo e o formate de modo intuitivo, mencione colegas de equipe e compartilhe informações nos canais.

Observação: nós estamos disponibilizando um projeto-piloto dos espaços para poucos clientes. Tenha paciência! O Slack compartilhará uma atualização quando o recurso estiver disponível para todos.

O que são espaços?

  • Uma nova ferramenta para facilitar a organização, a curadoria, a colaboração e o compartilhamento de informações das equipes, tudo isso conectado ao workspace do Slack. 
  • Crie um espaço para todos os seus trabalhos, como notas de reunião, resumos de projeto ou listas de verificação, e compartilhe-o no canal apropriado do Slack. Também é possível ter espaços privados só para pessoas selecionadas.

Animação de um usuário criando um espaço com listas de verificação e imagens

 

Criar um espaço

Existem duas formas de criar um espaço:

  • Em qualquer lugar no Slack, clique no   botão Escrever, ao lado do nome do workspace, e selecione Novo espaço.
  • Clique no    ícone de mais no campo de mensagem e escolha Criar um espaço.


Encontrar um espaço

É possível procurar espaços no campo de pesquisa, assim como mensagens e arquivos. Se preferir, confira como ver todos os espaços aos quais você tem acesso:

  1. No computador, clique em Navegador de arquivos, na parte superior da barra lateral esquerda. Se essa opção não estiver disponível, clique em Mais  para encontrá-la.
  2. Clique em Tipo de arquivo e selecione Espaços e postagens.


Excluir um espaço

  1. Abra o espaço que você quer excluir.
  2. Clique no  ícone de mais e em Excluir espaço.

Observação: é possível excluir somente os espaços que você cria.

 

Compartilhar espaços

Compartilhar como mensagem

  1. Abra o espaço que você quer compartilhar e clique no   ícone de compartilhar.
  2. Use o menu suspenso para escolher onde você quer compartilhar a mensagem e adicione uma observação, se quiser.
  3. Clique em Compartilhar para enviar o espaço com a mensagem.

    Para ver todas as pessoas com quem um espaço foi compartilhado, clique no botão compartilhar ou na lista de canais/pessoas exibida ao lado do título do espaço.

    Caso você não queira mais compartilhar um espaço, exclua a mensagem em que ele foi compartilhado ou exclua o marcador do canal ao qual você o adicionou. 

 

Copiar o link de uma postagem

  1. Abra o espaço que você quer compartilhar e clique no  ícone de três pontos.
  2. Clique em Copiar link para o espaço e cole-o em uma conversa.


Adicionar um espaço à barra de marcadores

Se você adiciona um espaço à barra de marcadores de qualquer conversa, ele é compartilhado com todas as pessoas que estão na conversa. 

Observação: como os arquivos, os espaços compartilhados em canais públicos aparecem para qualquer membro do workspace. Além disso, todas as pessoas com acesso a espaços compartilhados de modo privado podem compartilhá-los. No futuro, haverá mais controle sobre isso. 


Adicionar comentários nos espaços

Os comentários nos espaços funcionam da mesma forma que em conversas em mensagens no Slack. Quem escreveu o texto ao qual você responde vê seu comentário em Conversas. Caso outras pessoas respondam, é possível ver os comentários em Conversas. Se você menciona pessoas em uma resposta, elas recebem uma notificação. 

  1. Selecione o texto ao qual você quer responder e clique no  ícone de comentário.
  2. Escreva uma resposta e envie a mensagem.

 

Perguntas frequentes

Quando serão desativadas as postagens?

Em algum momento, os espaços substituirão as postagens no Slack, mas nós não planejamos fazer isso até que eles estejam prontos para ser a atração principal. Por isso, sinta-se à vontade para continuar usando as postagens. Nós enviaremos vários avisos quando tivermos planos de lançar os espaços para todos os nossos clientes. 


O que acontecerá com as postagens do Slack no meu workspace?

Quando as postagens forem desativadas, as que já existem não serão excluídas. Nós facilitaremos esse processo migrando seus dados para espaços e prometemos que eles não desaparecerão de repente.


Como eu posso enviar feedback sobre os espaços durante o projeto-piloto?

Todo feedback é bem-vindo no canal do Slack Connect #espaços-proj-piloto, que pode ser encontrado no workspace. Use o fluxo de trabalho para enviar feedback diretamente à nossa equipe de produtos, que faz ajustes nesse recurso e o aprimora.


Quanto tempo durará o projeto-piloto?

Ele durará vários meses até que nós estejamos prontos para lançá-lo a todos os nossos clientes. 


Quando serão adicionados novos recursos?

Durante o projeto-piloto, o plano é aumentar a funcionalidade de edição, desenvolver novos recursos e aprimorar designs com base no feedback dos clientes do projeto. Nós avisaremos quando houver recursos novos prontos para serem testados! 


Como as menções e os comentários funcionam nos espaços?

Você pode usar as menções no corpo de um espaço da mesma forma que você as usa nas mensagens do Slack: “Oi, @Emília! Dê uma olhada no arquivo antes de terça-feira.”. É possível encontrar as notificações de menção em Menções e reações, na barra lateral.

De forma parecida, você pode deixar comentários nos espaços. Os comentários se comportam como mensagens nas conversas. Em Conversas, na barra lateral, veja os comentários deixados pelos colegas de equipe.


Os espaços estão disponíveis em dispositivos móveis?

No momento, é possível ver os espaços somente em dispositivos móveis. Ainda não é possível criar, excluir ou alterá-los.


O que acontecerá com os meus espaços quando terminar o projeto-piloto?

Se, por algum motivo, nós não lançarmos os espaços para todos, providenciaremos aos clientes participantes uma forma de exportar seus dados.