Adicionar etapas a um fluxo de trabalho

Quem pode usar este recurso?
  • Todos os membros (por padrão)
  • Planos Padrão, Plus e Enterprise Grid

Fluxos de trabalho são tarefas ou processos automatizados em várias etapas (sem a necessidade de códigos!) que começam no seu workspace do Slack. Eles são executados diretamente no Slack ou em conexão com outras ferramentas e serviços.

Após concluir a configuração inicial do fluxo de trabalho, você deverá adicionar e personalizar as etapas. As etapas do fluxo de trabalho serão seguidas na ordem que você escolher e podem ser usadas para recolher ou enviar informações no Slack, ou entre o Slack e outros serviços.

O que você aprenderá


Visão geral das etapas do fluxo de trabalho

Etapas são uma série de ações realizadas para concluir um fluxo de trabalho. Após o início do fluxo de trabalho, serão apresentadas as etapas que você adicionou e na ordem especificada. Existem três tipos de etapas que podem ser adicionadas aos fluxos de trabalho: mensagens, formulários e etapas de apps instalados no seu workspace.

Etapas de mensagens

Envie mensagens como parte do fluxo de trabalho para comunicar informações à pessoa que iniciou o fluxo de trabalho ou a outras pessoas do Slack que precisam realizar ações com base em informações enviadas para um fluxo de trabalho. As etapas de mensagens podem ser usadas para enviar mensagens diretas (MDs) para certas pessoas ou para postar em um canal ou uma conversa. As mensagens no criador de fluxo de trabalho suportam formatação de mensagens automáticas e hyperlinks.

Etapas de formulários

Adicione formulários ao fluxo de trabalho para organizar e recolher informações. Os formulários podem incluir espaços para respostas personalizadas ou apresentar opções a serem selecionadas em uma lista. Quando o formulário estiver concluído, é possível escolher entre o envio das respostas para um canal ou uma pessoa específica, através de MD.

Observação: as respostas de formulários não podem ser editadas após terem sido enviadas através do criador de fluxo de trabalho.

Etapas de apps

Alguns desenvolvedores de apps do Slack utilizam etapas personalizadas de fluxos de trabalho nos seus apps. As etapas de apps são exclusivas e permitem conectar, de maneiras específicas, um fluxo de trabalho no Slack com outros serviços. Para usar as etapas de um app no criador de fluxo de trabalho, é necessário, em primeiro lugar, adicionar o app ao seu workspace, o que pode depender de uma aprovação do administrador. 

Após o app ter sido adicionado ao seu workspace, é possível entrar na sua conta para realizar ações em outro serviço sem sair do Slack. As etapas de apps funcionam de forma semelhante: ao adicionar uma etapa de um app a um fluxo de trabalho, é possível enviar informações recolhidas pelo fluxo de trabalho para outro serviço ou efetuar pull de informações deste serviço para o Slack. Depois, é possível referenciar essas informações em outras etapas do fluxo de trabalho ou é possível que outras pessoas realizem ações no serviço, sem que ninguém precise fazer cópia de informações entre as ferramentas.

Leve em consideração que os desenvolvedores de apps escolhem como as etapas de fluxos de trabalho funcionam nos seus apps. Em muitos casos, é possível personalizar as etapas de apps depois que elas tenham sido adicionadas ao fluxo de trabalho, mas não é possível modificar a experiência central que uma etapa foi projetada para oferecer.

Biblioteca de etapas de fluxos de trabalho

Quando você estiver pronto para adicionar etapas ao fluxo de trabalho, poderá encontrá-las e adicioná-las na biblioteca de etapas do criador de fluxo de trabalho. Você pode pesquisar etapas específicas ou procurar todas as etapas disponíveis para o seu workspace.

Biblioteca de etapas do criador de fluxo de trabalho mostrando etapas do Slack e de vários apps

Para ver as etapas criadas pelo Slack, como etapas de mensagens e de formulários, clique em Criado pelo Slack, na coluna da esquerda. Clique no nome da sua organização para ver todas as etapas disponíveis como parte de apps personalizados criados por membros do seu workspace. Selecione um app para ver as etapas de fluxos de trabalho criadas pelo desenvolvedor desse app. 

Observação: se um app estiver instalado no workspace e as suas etapas não aparecerem no criador de fluxo de trabalho, pode ser necessário fazer uma reinstalação ou solicitar aprovação para a versão mais atualizada.


Personalizar etapas com botões e variáveis

Ao adicionar etapas aos fluxos de trabalho, você pode querer referenciar informações enviadas ao fluxo de trabalho, como uma resposta a alguma pergunta de um formulário ou o nome da pessoa que iniciou o fluxo de trabalho). Você também pode querer pausar o fluxo de trabalho em uma determinada etapa, enquanto a pessoa que o estiver utilizando faz uma determinada ação ou conclui uma tarefa em particular.

Se quiser, você pode usar botões e variáveis para personalizar as etapas do fluxo de trabalho.

Botões

Ao adicionar um botão a uma etapa do fluxo de trabalho, o fluxo de trabalho não vai prosseguir até que alguém clique no botão. Só é possível clicar nos botões uma vez por fluxo de trabalho. Por isso, não recomendamos adicioná-los a fluxos de trabalho nos quais várias pessoas possam precisar usá-los. Por exemplo, um fluxo de trabalho de data e horário agendados que relembra uma equipe de cinco pessoas de compartilhar diariamente as suas atualizações de status em um projeto.

Variáveis

As variáveis permitem inserir informações de etapas anteriores em etapas seguintes do fluxo de trabalho, garantindo mais flexibilidade para personalizar os fluxos de trabalho e conectar as informações de várias etapas. As variáveis disponíveis dependem de como o fluxo de trabalho iniciou, de quem interage com as etapas em diversos pontos e das informações enviadas ao fluxo de trabalho, como as respostas a um formulário. Se você estiver usando alguma etapa de apps, também poderá usar variáveis exclusivas dessa etapa.


Coloque em prática o que você aprendeu

Siga os passos indicados abaixo para adicionar etapas ao fluxo de trabalho e personalizá-las com os botões e as variáveis que quiser.

Etapa 1: adicionar etapas ao fluxo de trabalho

  1. Abra o fluxo de trabalho no criador de fluxo de trabalho
  2. Clique em Adicionar etapa para abrir a biblioteca de etapas.
  3. Pesquise a etapa que você quer adicionar, ou selecione uma opção na coluna da esquerda para escolher uma etapa do Slack ou de um app.
  4. Clique em Adicionar ao lado da etapa que você quer usar.

Criador de fluxo de trabalho no Slack mostrando um acionador selecionado e o botão para adicionar etapas


Etapa 2: personalizar as etapas

Adicione texto e botões ou variáveis às etapas de mensagens, estabeleça formulários personalizados e configure etapas de apps, caso esteja usando alguma.

Etapas de mensagens

Etapas de formulários

Etapas de apps

Configuração básica de etapas

  1. Na opção Enviar esta mensagem para, escolha um canal ou pessoa no menu suspenso.
  2. Adicione o conteúdo da mensagem no campo Texto da mensagem.
  3. Clique em Salvar.


Adicionar botões ou variáveis

  • Marque a caixa ao lado de Incluir um botão para adicionar um botão. As pessoas que estiverem usando o fluxo de trabalho poderão clicar no botão para passar para a etapa seguinte.
  • Clique em Inserir uma variável para referenciar uma variável no texto da mensagem. As variáveis aparecerão destacadas em azul para que seja fácil distingui-las de outros elementos da mensagem.

Criador de fluxo de trabalho no Slack mostrando uma etapa de mensagem de fluxo de trabalho com uma variável e um botão

  1. Escolha um canal ou uma pessoa no menu suspenso.
  2. Se quiser, clique no  ícone de lápis para editar os textos da mensagem e do botão que aparecerão junto com o formulário. Clique em Concluído quando terminar.
  3. Insira um título para o formulário.
  4. Adicione uma pergunta ao formulário e escolha o tipo de pergunta no menu suspenso. Clique em Adicionar pergunta para adicionar outras.
  5. Escolha para onde serão enviadas as respostas do formulário.
  6. Clique em Salvar.
Cada etapa de fluxo de trabalho de um app é criada de forma diferente e oferece diferentes opções de personalização. Após clicar em Adicionar para usar uma etapa de um app no fluxo de trabalho, você pode seguir as instruções na etapa para personalizá-la e adicionar qualquer variável disponível.

Dica: você pode usar as respostas às perguntas do formulário como variáveis em qualquer etapa de mensagem que você adicionar ao fluxo de trabalho após uma etapa de formulário.


Próximo passo: adicionar colaboradores ao fluxo de trabalho

Agora que você já adicionou as etapas, está na hora de adicionar outros membros do workspace como colaboradores no fluxo de trabalho. Sinta-se à vontade para pular esta parte se não precisar adicionar colaboradores e avance para publicar o fluxo de trabalho.