Criar um fluxo de trabalho: criar um fluxo de trabalho no Slack

Os fluxos de trabalho permitem que você automatize tarefas e trabalhe de modo mais eficiente no Slack. Por padrão, qualquer pessoa em um plano pago pode criar fluxos de trabalho usando o Criador de fluxo de trabalho. Caso você não veja essa opção, talvez os proprietários e administradores tenham restringido quem pode criar fluxos de trabalho.

Não conhece os fluxos de trabalho? Confira o tutorial O que é um fluxo de trabalho do Slack? para obter uma visão geral.


Componentes de um fluxo de trabalho

Antes de começar, é interessante compreender os componentes que formam um fluxo de trabalho. Ao criar um fluxo de trabalho, você personalizará cada componente para criar uma automação que realizará uma tarefa ou concluirá um processo no Slack. 

Componente Definição Exemplo
Como seu fluxo de trabalho é iniciado A ação que iniciará o fluxo de trabalho. Quando um usuário concluir a ação especificada para iniciar um fluxo de trabalho, como ingressar em um canal ou clicar em um link no Slack, o fluxo de trabalho será iniciado.
Etapa As ações que você quer que o fluxo de trabalho realize. Uma etapa pode enviar uma mensagem ou coletar informações usando um formulário. Também é possível adicionar etapas de serviços de terceiros.
Variável Informações enviadas ao fluxo de trabalho que podem ser referenciadas em outros lugares. Uma variável pode ser o nome de quem executou o fluxo de trabalho e ser incluída em uma mensagem de boas-vindas a essa pessoa no canal.
Gerente de fluxo de trabalho Um membro do workspace com permissão para gerenciar o fluxo de trabalho. Qualquer gerente de fluxo de trabalho pode editar, cancelar a publicação ou excluir um fluxo de trabalho. Ele também pode adicionar e remover outros gerentes.


Abrir o Criador de fluxo de trabalho

  1. No seu computador, passe o cursor do mouse sobre   Mais e selecione   Automações.
    Uma imagem de um cursor sobre o ícone Mais no app Slack para computador.
  2. Selecione   Criador de fluxo de trabalho no menu e clique em Criar fluxo de trabalho no canto superior direito.


Etapa 1: escolher como seu fluxo de trabalho inicia
 

  1. Selecione uma opção na lista:

      De um link
    Compartilhe esse link no Slack. Quando alguém do seu workspace clicar nele, o fluxo de trabalho será iniciado.

        Quando uma reação de emoji é usada
    Especifique um emoji e um canal. Quando alguém usar sua reação de emoji nesse canal, seu fluxo de trabalho iniciará.

        Quando uma pessoa entra em um canal
    Especifique um canal. Quando alguém ingressar nesse canal, seu fluxo de trabalho iniciará.

        Em um horário agendado
    Especifique uma data, horário e cadência para seu fluxo de trabalho iniciar automaticamente.

        De um webhook
    Configure eventos externos para determinar como seu fluxo de trabalho será iniciado.
  2. Siga as instruções e clique em Continuar

Observação: Fluxos de trabalho que iniciam a partir de um link precisam ser compartilhados no Slack e ter o link clicado para iniciar. Clicar o link fora do Slack não iniciará o fluxo de trabalho.

 

Etapa 2: adicionar etapas ao fluxo de trabalho

Depois de decidir como seu fluxo de trabalho será iniciado, as etapas adicionadas concluirão a tarefa que você deseja automatizar. As etapas são os componentes essenciais de qualquer fluxo de trabalho e podem realizar ações dentro e fora do Slack. Quando alguém iniciar seu fluxo de trabalho, as etapas ocorrerão na ordem especificada. 


Adicione etapas

Para adicionar etapas ao seu fluxo de trabalho, decida qual tipo de etapa você gostaria de usar, localize-o e selecione-o na biblioteca de etapas.

  1. Pesquise uma etapa ou escolha uma na lista.
  2. Siga as instruções para configurar a etapa e clique em Salvar.

Observação: para configurar uma etapa para envio de mensagens a um canal, é necessário ter permissões de postagem no canal. Caso não tenha essas permissões, peça a um proprietário ou administrador para dar acesso a você.


Tipos de etapas

Tipo de etapa Descrição Quem pode adicionar
Slack Realiza uma ação no Slack, como enviar uma mensagem ou adicionar alguém a um canal. Todos (por padrão)
Conector Realiza uma ação no serviço de terceiros, como adicionar uma linha à planilha do Google ou criar uma reunião no Zoom. Todos (por padrão)*
Personalizado Criado especificamente para a sua organização realizar a ação que o desenvolver especifica Colaboradores do app*

*Se a aprovação de apps estiver habilitada para o seu workspace ou organização Enterprise Grid, será preciso aprovar conectores e apps personalizados antes de adicioná-los aos fluxos de trabalho
†A menos que o desenvolvedor tenha definido outras permissões


Mais detalhes sobre as etapas de conector

Para criar fluxos de trabalho que realizem ações em outros serviços, como incluir uma linha em uma planilha do Google ou iniciar uma reunião no Zoom, você pode adicionar etapas de conector para serviços de terceiros. Dependendo das configurações do workspace ou da organização Enterprise Grid, você pode precisar solicitar acesso ou configuração adicional para conectores antes de adicionar as etapas deles a um fluxo de trabalho.

Ao adicionar uma etapa de conector ao seu fluxo de trabalho, é necessário autenticar uma conta com esse serviço de terceiros para que o fluxo de trabalho possa concluir a etapa com êxito. Quem cria fluxos de trabalho pode escolher se as pessoas devem usá-los para fazer a autenticação com as próprias contas ou usar suas próprias credenciais.

Observação: Por padrão, os criadores de fluxo de trabalho podem escolher como desejam que as pessoas se autentiquem, mas os proprietários e administradores podem restringir essa permissão. Caso não veja essa opção, peça ajuda a um proprietário ou administrador.


Personalizar etapas

Ao configurar sua etapa, você poderá ver a opção de adicionar variáveis ou botões. As variáveis permitem que o fluxo de trabalho use informações de etapas anteriores como base para etapas e respostas futuras, e os botões permitem que o fluxo de trabalho “pause” o fluxo de etapas até que se clique no botão.

Variáveis

Botões

As variáveis disponíveis em uma etapa dependerão das informações anteriores que foram passadas para o fluxo de trabalho. Por exemplo, é possível adicionar uma etapa Enviar uma mensagem ao fluxo de trabalho e selecionar a variável Pessoa que este fluxo de trabalho para alterar dinamicamente o destinatário sempre que o fluxo de trabalho iniciar.

Inserir uma variável

  1. Na etapa sendo personalizada por você, clique em   inserir uma variável. (Em alguns lugares, talvez você veja apenas o ícone  .)
  2. Faça sua escolha em uma lista de variáveis. Quando seu fluxo de trabalho for executado, os dados dinâmicos substituirão a variável.
Ao adicionar um botão a uma etapa do fluxo de trabalho, o fluxo de trabalho não vai prosseguir até que alguém clique no botão. Apenas uma pessoa pode clicar nos botões cada vez que um fluxo de trabalho é usado. 

Adicionar um botão

  1. Na etapa que você está personalizando, clique em Adicionar botão.
  2. Clique no   ícone de lápis para editar o texto que aparece no botão, selecione uma cor de botão e adicione um texto descritivo sobre o comportamento do botão.
  3. Clique em Concluir e depois em Salvar.


Editar e reorganizar etapas

Se mudar de ideia, você poderá ajustar a configuração das suas etapas e alterar a ordem de execução delas. Veja como:

  • Para editar uma etapa, clique no  ícone de lápis
  • Para reorganizar uma etapa, clique na  seta para cima ou na  seta para baixo. Outra opção é arrastá-la para um novo local.


Etapa 3: finalizar e publicar seu fluxo de trabalho

Antes de publicar seu fluxo de trabalho, você pode adicionar alguns toques finais. Você poderá editar seu fluxo de trabalho a qualquer momento depois da publicação, caso precise ajustar os detalhes, os gerentes de fluxo de trabalho ou as permissões de acesso.

Adicione um título, uma descrição e um ícone

  1. Clique no ícone do fluxo de trabalho no canto superior esquerdo do Criador de fluxo de trabalho.
  2. Escolha um nome para o fluxo de trabalho. É isso que vai aparecer quando o link para o fluxo de trabalho for compartilhado, o fluxo de trabalho postar uma mensagem em um canal e assim por diante.
  3. Se quiser, adicione uma descrição. Para adicionar um ícone, clique em Escolher arquivo. Depois, faça o upload de uma imagem.


Adicionar gerentes de fluxo de trabalho

Todos os gerentes de fluxo de trabalho adicionados vão ter as mesmas permissões que você como criador do fluxo de trabalho.

  1. Clique no   ícone de três pontos no canto superior direito do Criador de fluxo de trabalho e selecione Configurações.
  2. Clique em Edit (Editar).
  3. Abaixo de Gerentes de fluxo de trabalho, digite o nome da pessoa que quer adicionar.
  4. Selecione o nome dela.


Definir permissões de acesso

Por padrão, todas as pessoas do seu workspace podem encontrar e usar o fluxo de trabalho, mas apenas os gerentes de fluxo de trabalho podem fazer uma cópia. Confira como mudar as permissões padrão:

  1. Clique no   ícone de três pontos no canto superior direito do Criador de fluxo de trabalho e selecione Configurações.
  2. Clique em Edit (Editar).
  3. Abra o menu suspenso abaixo de Quem pode encontrar o fluxo de trabalho? ou Quem pode copiar este fluxo de trabalho?.
  4. Selecione uma opção. Para garantir que as pessoas externas que trabalham com você no Slack Connect tenham a permissão para usar seu fluxo de trabalho, marque a caixa ao lado de Além disso, inclua organizações externas conectadas para que possam encontrar e executar seus fluxos de trabalho.
  5. Clique em Salvar.
  6. Volte ao Criador de fluxo de trabalho e clique em Finalizar.
  7. Revise os detalhes e clique em Publicar.

Pronto! Você acabou de criar um fluxo de trabalho. Caso seu fluxo de trabalho comece com um link, compartilhe esse link no Slack para que as pessoas do seu workspace ou organização Enterprise Grid possam encontrar e usar o fluxo de trabalho.

Observação: Os canais do Slack Connect e as pessoas externas poderão receber acesso ao fluxo de trabalho apenas se seus proprietários e administradores tiverem permitido que pessoas externas executem fluxos de trabalho criados por sua organização.

Dica: quando as pessoas começam a usar o fluxo de trabalho, você pode ver como estão interagindo com ele e conferir qualquer erro pelo log de atividades do fluxo de trabalho.

Quem pode usar este recurso?
  • Todos os membros (por padrão)
  • Disponível em planos pagos.