Solucionar problemas do Slack em ambientes Citrix

Se você usa o Slack com o Citrix e não consegue abrir o app para computadores, saiba mais sobre esse problema e como corrigi-lo. 

 

Problemas para abrir o Slack

O que causa o problema

Os ambientes Citrix, como XenApp e XenDesktop, usam o redirecionamento de Dynamic-Link Library (DLL) para direcionar chamadas de API que realizam tarefas adicionais antes de chamar as APIs do sistema operacional Windows. 

Devido a uma incompatibilidade entre o app para computadores do Slack e as DLLs externas do Citrix, talvez não seja possível carregar o Slack em ambientes Citrix. 

 

O que acontece quando você abre o Slack

Quando você tenta abrir o app Slack, parece que ele não inicia. No entanto, o gerenciador de tarefas mostra os processos slack.exe em execução. Talvez o Slack também apareça na barra de tarefas, mas você não consegue interagir com o app. 

Normalmente, a inicialização do app termina depois de 15 minutos, e ele passa a funcionar como esperado. No entanto, serão exibidos vários relatórios de travamento do processo slack.exe nesse período. 

 

Desative o hooking de DLL para slack.exe

Para resolver problemas de inicialização do app Slack, é possível desativar o mecanismo de hooking do ambiente Citrix para processos específicos. Você pode adicionar os valores de registro manualmente ou executar um script do PowerShell para criar valores de registro automaticamente. 

Adicionar o valor de registro slack.exe manualmente

  1. No computador, aperte as teclas Win e R, depois digite regedit.exe
  2. Confira se estas chaves estão presentes e adicione todas as que não estiverem:
    HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Citrix/CtxHook>
    HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Citrix/CtxHook
    HKEY_LOCAL_MACHINE/SOFTWARE/Wow6432Node/Citrix/CtxHook64
    HKLM/SYSTEM/CurrentControlSet/services/CtxUvi
  3. O valor slack.exe deve estar indicado para cada uma dessas chaves. Quando adicionar slack.exe às chaves com outros processos isentos de hooking, separe cada valor com vírgulas.

 

Execute um script do PowerShell para criar valores de registro 

  1. Baixe este script do PowerShell.
  2. Quando o download terminar, clique com o botão direito no arquivo do script e selecione Executar com PowerShell
  3. Reinicie o computador e abra novamente o app Slack para computadores. 

Dica: se não conseguir executar o script do PowerShell devido à violação de uma política de execução, siga a documentação da Microsoft para atualizar as políticas do computador.