O Slack organiza as conversas em espaços específicos chamados canais. Os canais ordenam e esclarecem o trabalho: é possível criá-los para qualquer projeto, assunto ou equipe. Com as informações e as pessoas certas em um único lugar, as equipes podem compartilhar ideias, tomar decisões e agilizar o trabalho.
Dica: o Slack permite colaborar em canais com pessoas de dentro e de fora da sua empresa. Saiba mais sobre como usar o Slack Connect para trabalhar com pessoas de fora da sua empresa.
Canais públicos X Canais privados
No Slack, os canais podem ser públicos ou privados.
Os canais públicos promovem transparência e inclusão. Qualquer membro do workspace (com exceção dos convidados) pode visualizar e entrar em um canal público, o que possibilita que todas as pessoas tenham acesso às mesmas informações compartilhadas. As mensagens ou os arquivos postados em um canal público podem ser pesquisados por outros membros do workspace.
Os canais privados são destinados a conversas que não devem ser divulgadas entre todos os membros. As pessoas precisam ser adicionadas a um canal privado por alguém que já seja membro do canal. As mensagens ou os arquivos postados em um canal privado somente podem ser pesquisados pelos membros do canal.
Dica: ao criar um canal, você pode decidir se quer defini-lo como público ou privado. Posteriormente, é possível converter um canal público em privado. Mas, por razões de segurança, não é possível transformar um canal privado em público.
O canal #geral
Todos os workspaces do Slack têm um canal #geral, que é o único canal ao qual os membros (com exceção dos convidados) são automaticamente adicionados e não podem sair dele. A utilização ideal deste canal é para compartilhar comunicados com todo o workspace. O canal #geral não pode ser arquivado, excluído ou convertido em canal privado.
Dicas sobre canais e práticas recomendadas
Explore o máximo possível os canais públicos de modo a aumentar o acesso a conhecimentos compartilhados no seu workspace.