Guia de apps no Slack

Os apps permitem conectar ao Slack outros softwares que você usa, como o Google Agenda, o Salesforce ou alguma das ferramentas internas da sua empresa. Com todas as suas ferramentas em um único local, você pode simplificar o trabalho e ajudar as pessoas do seu workspace a colaborarem entre si de forma mais eficaz.

O que você precisa saber

  • Existem alguns tipos diferentes de apps que você pode encontrar no Slack: criados pelo Slack, por terceiros ou pela sua própria equipe. A forma como um app é criado determina como poderá ser instalado, usado e gerenciado em um workspace. 
  • Por padrão, qualquer membro do workspace pode instalar apps, mas os proprietários e os administradores podem optar por restringir esta permissão. Quando um app estiver instalado no workspace, qualquer membro poderá conectar a sua conta para usá-lo.
  • Antes de instalar um app do Diretório de apps, você pode analisar a política de privacidade e as informações de segurança e conformidade (caso tenham sido disponibilizadas pelo desenvolvedor do app) na página do app. Ao instalar apps no Slack, recomendamos escolher somente serviços nos quais você confia. 


Como encontrar apps

Se você estiver configurando o seu workspace ou quiser consultar todos os apps que podem ser usados no Slack, vá ao Diretório de apps do Slack. Os membros do workspace que estiverem procurando apps já instalados no workspace podem usar o navegador de apps.

Pesquisar apps no Diretório de apps do Slack

Se você quiser encontrar um app específico ou se estiver procurando apps adaptados ao seu tipo de trabalho, é possível explorar mais de 2 mil apps no Diretório de apps.

Ver os apps do seu workspace

Usando o Slack no computador, você pode ver todos os apps instalados no workspace por outros membros. Para abrir o navegador de apps, clique em  Apps, na parte superior esquerda da barra lateral. Se essa opção não estiver disponível, clique em  Mais para encontrá-la.

Guide_to_apps_in_Slack1.png


Adicionar apps ao seu workspace

Por padrão, qualquer membro do workspace pode instalar apps no Slack. Quando você encontrar um app que queira usar, clique no botão Adicionar ao Slack na página do app, no Diretório de apps do Slack. Se você não tiver permissão para instalar apps, poderá ser necessário enviar uma solicitação de app.

Quando o app estiver instalado no seu workspace, você e qualquer outro membro do workspace podem começar a usá-lo imediatamente. Normalmente, a pessoa que instala o app vai conectar a sua conta como parte do processo de instalação, mas os outros membros podem precisar conectar as suas contas antes de começar a usá-lo.


Usar apps

Trabalhar com apps

A forma como um app é criado determina como será possível usá-lo e interagir com ele. Confira aqui alguns recursos que você pode encontrar: 

  • Uma guia inicial ou guia de mensagens do app
    Na guia inicial de um app, é possível ver informações sobre o app, definir as configurações e muito mais. Na guia de mensagens, é possível ver as mensagens enviadas para você pelo app (por exemplo, uma mensagem com informações sobre um evento atualizado do Google Agenda).
  • Atalhos do app
    Alguns apps incluem atalhos que podem ser usados para realizar ações no Slack no menu de atalhos. Clique ou toque no  ícone de raio, à esquerda do campo de mensagem, para abrir o menu de atalhos e pesquisar atalhos ou comandos de barra do app.
    Screen_Shot_2020-10-13_at_4.24.32_PM.png
  • Usuários bot
    Alguns apps do Slack têm usuários bot que podem enviar mensagens e postar nos canais. Você pode receber uma mensagem direta (MD) de um usuário bot do app (por exemplo, com um link para participar de uma pesquisa criada no app) ou ver mensagens nos canais postadas por um app.


Inscrever-se para outros serviços

Para aproveitar ao máximo os apps do Slack, é necessário ter uma conta com o serviço que criou o app. Os desenvolvedores de apps podem optar por disponibilizar o app do Slack de maneira gratuita ou exigir uma conta paga para ter acesso ao serviço.

Se os desenvolvedores de apps tiverem enviado os seus requisitos de preços, você verá esta informação nas páginas dos apps, no Diretório de apps do Slack:

Preços Descrição
planos gratuitos Você pode usar o serviço e o app do Slack de maneira gratuita.
Disponível nos planos gratuitos e pagos Você pode usar o serviço e o app do Slack de maneira gratuita, mas também estão disponíveis planos pagos.
Pago com teste gratuito Você precisa ter uma conta paga com o serviço para usar o app do Slack, mas existe a disponibilidade de um teste gratuito. 
Pago Você precisa ter uma conta paga com o serviço para usar o app do Slack. 


Compreender a segurança de apps

Para ajudar a manter a proteção do seu workspace do Slack, é importante entender como os apps funcionam no Slack. Cada app tem um conjunto exclusivo de escopos de permissões que indicam quais informações esse app pode acessar no Slack e como elas podem ser usadas. Recomendamos a consideração de alguns fatores antes de instalar um app:

  • Os escopos que o app solicitará para o funcionamento no workspace. Em geral, um app solicita permissão para postar mensagens, executar ações e ler informações.
  • As informações que o app poderá acessar no workspace, como perfis de membros, nomes de canais, mensagens ou arquivos.
  • O que o app pode fazer com as informações que acessa, como postar mensagens, modificar conteúdo ou criar canais.


Recursos adicionais

  • Acesse a opção Adicionar um app ao seu workspace para obter informações detalhadas sobre a instalação ou a solicitação de aprovação para apps que você gostaria de usar no Slack.
  • Se você for um proprietário de workspace, acesse a opção Gerenciar as configurações da instalação de apps no workspace para saber mais sobre como gerenciar a capacidade dos membros para instalar e solicitar apps.
  • Leia a nossa documentação na API do Slack caso tenha interesse em criar apps personalizados para o seu workspace ou criar apps para o Diretório de apps do Slack.