Primeiros passos para criadores de workspace

Se tiver interesse em criar um novo workspace ou quiser ajuda para gerenciar um, este guia foi desenvolvido pensando em você. 

Confira o guia O que é o Slack se quiser uma atualização antes de começar. Ou, se quiser participar de um workspace existente, talvez nosso guia Primeiros passos para novos usuários seja o lugar ideal para você.

OK. Vamos lá!

Etapa 1: criar um workspace

Então, você decidiu criar um workspace no Slack para ajudar no trabalho de sua organização. Estamos felizes que você tenha chegado ao lugar certo.

Primeiro, acesse slack.com/create para criar um novo workspace Slack. Você precisa apenas de um endereço de e-mail ao qual tenha acesso. Guiaremos você em cada etapa, mas você pode acessar Criar um workspace, na Central de Ajuda, se quiser instruções para continuar.

Screen_Shot_2019-01-16_at_10.10.32_AM.png

Pronto! 👏  Agora você é o proprietário principal do workspace. Nas próximas etapas, apresentaremos noções básicas sobre a administração de workspaces, mas primeiro vamos concluir a configuração:

É fácil se desconectar da conta do Slack. Acesse Sair do Slack para saber mais. 

 

Etapa 2: gerenciar configurações e permissões do workspace

Antes de convidar membros para participar do Slack, recomendamos verificar as configurações do workspace. Clique no nome do workspace no canto superior esquerdo para abrir o menu e depois selecione Configurações do workspace. Você pode acessar também my.slack.com/admin/settings.  

creator_guide_settings.png

Uma lista completa pode ser encontrada nas seções Configurações e Permissões no link acima, mas você pode ajustar o seguinte para começar:

Observação: as configurações e permissões padrão são as preferências recomendadas pelo Slack. Embora elas possam funcionar para várias equipes, talvez seja necessário ajustá-las para atender às necessidades e cumprir as políticas da empresa.


Etapa 3: configuração e organização do workspace

Agora que você ajustou algumas configurações e preferências do workspace, chegou o momento de criar a base que dará suporte aos futuros membros. 

Organizar canais

Nos guias anteriores, você aprendeu que os canais são onde acontecem a maioria das conversas da equipe no Slack.

  • Crie uma estratégia de nomenclatura para novos canais
    Antes de continuar, pense sobre como estabelecer orientações para a nomenclatura de canais. Além de ajudar os membros a encontrar as informações que procuram com mais eficiência, isso também contribui para manter a relevância e o foco das conversas em cada local.

    Comece com canais amplos para departamentos (#design, #finanças, #rh) e localização de escritórios (#sf, #paris, #van).

    Depois, estabeleça as orientações de nomenclatura de canais. Mantenha os canais organizados e previsíveis com um conjunto padrão de prefixos (como #ajuda-, #equipe-, #projeto- etc.). Se alguém estiver buscando ajuda com benefícios de funcionário, poderá ver rapidamente os canais disponíveis usando o Quick Switcher.
    Screen_Shot_2017-03-01_at_11.27.56_AM.png

Já dissemos que esse é um elemento importante da configuração do workspace? Por isso temos um artigo inteiro dedicado à organização e nomenclatura de canais na Central de Ajuda.

 

  • Configure canais padrão para membros novos
    No começo, você perceberá que há um canal #geral e um #aleatório. Você pode renomeá-los como quiser.

    Como #geral é o canal padrão para todos os novos membros, é recomendável usá-lo como o canal de comunicados da empresa, por exemplo, #comunicados ou #comunicados-global, se você quiser que #comunicados- seja o prefixo do canal.

    Agora que seu workspace tem um canal para #comunicados e outros assuntos gerais, você pode configurar canais padrão dos quais todos os novos membros participarão quando criarem uma conta no workspace.


Recursos aprimorados

Você pode usar o Slack no plano gratuito por quanto tempo quiser, mas os planos pagos têm alguns recursos adicionais. Veja alguns recursos populares que talvez sejam do seu interesse:

  • O logon único dá aos membros acesso ao Slack por meio de um provedor de identidade, como G Suite ou Okta.
  • Grupos de usuários oferecem a capacidade de notificar departamentos  ou grupos inteiros de uma só vez (por exemplo, @equipe-marketing ou @gerentes).
  • Acesso de convidados: permite conceder a convidados acesso limitado ao workspace. Esse recurso é perfeito para prestadores de serviços ou fornecedores externos com quem você normalmente se comunicaria por e-mail.
  • Os canais compartilhados são um espaço seguro e comum, onde os membros podem colaborar e se comunicar com o workspace Slack de outra organização sem sair do Slack. 
  • Políticas de retenção personalizadas ajudam a gerenciar mensagens e arquivos.


Etapa 4: convidar membros para o workspace

Agora que o básico já está configurado, chegou a hora de dar vida ao workspace. Vamos ver como convidar novos membros!

Por padrão, qualquer membro ou administrador pode convidar novos membros para o workspace. Se quiserem, os proprietários administradores de workspaces podem restringir quem tem permissão para enviar convites.

Há duas maneiras de convidar novos membros para o workspace:

  • Enviar um convite por e-mail
    É muito fácil! Basta inserir um endereço de e-mail (ou vários) junto com o nome completo da pessoa que você quer convidar. É possível escolher qual será a função dessa pessoa, por exemplo, proprietário, administrador, membro ou, no caso dos planos pagos, convidado.

  • Permitir a inscrição por e-mail
    Com a inscrição por e-mail ativada, qualquer pessoa com um endereço de e-mail de um domínio aprovado poderá criar uma conta no workspace.creator_guide_sign_up_mode.png

Membros convidados

As pessoas convidadas para um workspace que ainda não aceitaram esse convite podem ser adicionadas a canais, @mencionadas e receber mensagens diretas de outros membros. Nesse caso, elas receberão notificações por e-mail e, em breve, também poderão enviar respostas para o Slack por e-mail. 

Depois de aceitar o convite, o membro convidado pode ver os canais aos quais foi adicionado e suas mensagens diretas no Slack. Assim, ele pode continuar as conversas de onde parou. 

Atenção: esta funcionalidade está sendo implementada aos poucos. Ela será disponibilizada primeiro nos planos Gratuito e Padrão, depois nos planos Plus e Enterprise Grid. Se ela ainda não apareceu para você, espere mais um pouquinho!


Etapa 5: apps e ferramentas para workspace

O Slack permite conectar todas as ferramentas e serviços que você usa para trabalhar em um só lugar, eliminando a necessidade de alternar constantemente entre apps.

Adicionar apps ao workspace

É possível encontrar apps para serviços que você já usa diretamente no nosso Diretório de apps: bots de ajuda, ferramentas de comunicação, pagamentos e contabilidade, gerenciamento de projetos, RH e muito mais.

Explore nosso Diretório de apps. Há vários apps para escolher. Quando encontrar um app para instalar, ajudaremos você a fazer isso.

Observação: para saber mais, acesse Adicionar apps ao seu workspace na Central de Ajuda, para instruções detalhadas. 🤖


Crie integrações internas para o workspace

Diferente dos apps prontos encontrados no Diretório de apps, as integrações internas podem ser personalizadas para seu workspace pelas pessoas da empresa. A criação de suas próprias integrações requer conhecimento técnico, mas os benefícios são infinitos. 

  • Aproveite as ferramentas e os serviços internos usados pela empresa para trabalhar em equipe.
  • Centralize suas comunicações direcionando as notificações de outros serviços para o Slack.
  • Reúna dados e informações de vários sistemas no Slack para aperfeiçoar fluxos de trabalho completos e entre sistemas.
  • Reúna pessoas, aumente a visibilidade do trabalho realizado e tome decisões mais bem informadas como uma equipe unificada.

Se estiver interessado, acesse Personalizar o Slack com integrações internas ou visite nossa Central de Ajuda para saber mais.


Qual é o próximo passo?

Esperamos que isso tenha sido útil! Agora que seu workspace está pronto para o sucesso, acesse Trabalhar no Slack. Mostraremos como usar a pesquisa, fazer reuniões com chamadas e vídeo no Slack, além de como o Slack pode tornar toda a sua equipe mais produtiva.

Você pode também saber mais na Central de Ajuda. 🐙

Receba treinamento Oferecemos um app de treinamento gratuito e interativo que você pode adicionar ao seu workspace. Disponível para todos os membros, use os tutoriais para saber como usar o Slack com eficiência no trabalho. Adicione o app Slack Foundry.🏅

Olá! Nossa equipe de suporte está disponível 24 horas por dia, sempre pronta para ajudar. Fale conosco se precisar de ajuda.