Usar o Slack com um leitor de tela

Visão geral

No Slack, você pode usar um leitor de tela para navegar entre conversas, ler mensagens e acessar informações na barra lateral, no app para computadores e no navegador da Web.

Dica: o Slack tem atalhos de teclado para muitas ações comuns que você pode precisar realizar. Para ver todos os atalhos de teclado, pressione +/ (Mac) ou Ctrl+/ (Windows/Linux).

O Slack funciona mais como um app do que como uma página da Web. Nós recomendamos o seguinte:

  • Os usuários de leitores NVDA e JAWS devem navegar principalmente no modo Focus ou Forms, e não no Browse
  • Todos os usuários de leitores de tela devem dar preferência aos apps Slack para computadores em vez de usá-los em um navegador da Web, se possível.

Quando você explora o Slack, é importante entender os seguintes conceitos:

Workspaces No Slack, um workspace serve para mapear uma organização ou um departamento. É como se fosse um edifício corporativo para o qual você precisa de um convite. Nos apps Slack para computadores e dispositivos móveis, é possível acessar vários workspaces ao mesmo tempo.
Canais Os canais são como grandes salas de conferência ou escritórios dentro do edifício corporativo e podem ser criados para tratar de projetos, assuntos ou equipes. Os canais podem ser públicos, o que significa que todos no workspace podem vê-los e participar deles, ou privados. O nome de um canal sempre começa com # (jogo da velha ou hashtag).
Mensagens diretas As mensagens diretas (também conhecidas como MDs) são conversas mais curtas no Slack que acontecem fora dos canais. As MDs são melhores para conversas específicas que não precisam da participação de todas as pessoas do canal, como quando você quer pedir a um colega de trabalho para reagendar uma reunião. Você pode enviar uma MD para uma única pessoa ou várias ao mesmo tempo.
Diálogos No Slack, os canais e as MDs funcionam de forma parecida, e nos referimos a eles em conjunto como diálogos.
Conversas As conversas ajudam a criar discussões organizadas envolvendo mensagens específicas dentro de um diálogo.
Menções

As menções são uma forma direta de notificar as pessoas no Slack sobre algo importante. Elas começam com um @ (símbolo de arroba).

Reações As reações de emoji substituem a necessidade de escrever novas mensagens, e você pode incluir várias reações na mesma mensagem.

 

Como usar o Slack

A interface do Slack é uma janela única com várias seções de nível superior. Para navegar pelas seções, pressione F6 e, dentro de cada seção, use Tab. No Slack, todas as barras de ferramentas podem ser acessadas com as setas do teclado.

Observação: caso você esteja usando o Slack em um navegador, pressione Ctrl+F6/Ctrl+Shift+F6 (Windows) ou +F6/+Shift+F6 (Mac).

Seções de nível superior

O nome das seções e as funções são os seguintes:

A lista de workspaces
(caso você esteja conectado a vários workspaces)

Permite que você troque de workspaces aos quais está conectado. Caso esteja conectado a apenas um workspace, essa seção não é exibida.

Barra de ferramentas de ações principais do workspace

Tem opções para percorrer o histórico de navegação, bem como pesquisa, ajuda e menu do usuário.

Barra de ferramentas de ações secundárias do workspace

Tem o menu do workspace e o botão Escrever.

O grupo de navegação no workspace

Permite acessar os canais, as MDs, os apps e outros itens da barra lateral.

A exibição principal

O lugar onde você interage com conversas e responde a mensagens.
A exibição secundária
(caso esteja aberta)
Abre quando você interage com uma conversa, um perfil de usuário ou um suporte ao produto.


Quando você navega com F6, o foco inicial é colocado no lugar mais útil da seção, como o campo de mensagem de uma conversa. Quando você volta a navegar em uma seção, pressione F6 para redirecionarmos o foco ao último lugar onde você esteve.

Dica: os usuários do Mac com Touch Bar também podem usar +Ctrl+/ em vez de F6.

 

A exibição principal e a secundária

O Slack sempre tem uma exibição principal, que apresenta diálogos, como um canal ou uma MD individual, ou páginas, como a caixa de entrada de Mensagens diretas ou itens Salvos.

A exibição secundária abre quando algum item da exibição principal é expandido, como uma conversa individual de um canal ou um perfil de usuário.

Normalmente, a exibição principal e a secundária são formadas dos seguintes componentes:

  • Uma ou mais barras de ferramentas
  • Uma lista interativa (mensagens, canais ou membros, com mais frequência)
  • Uma entrada para escrever mensagens

 

Acessar uma conversa

Para abrir um canal, uma MD ou uma página de navegação (por exemplo, Não lidas, Conversas, Menções e reações, entre outras opções) com mais facilidade no Slack, use a opção Pule para uma conversa, que pode ser ativada com um atalho de teclado.

  1. Pressione +K (Mac) ou Ctrl+K (Windows/Linux)
  2. Digite o nome de um canal, uma pessoa ou uma página.
  3. Pressione Enter.

Além disso, também é possível explorar as conversas ativas com a seção Navegação no workspace.

  1. Pressione F6 para mover o foco para a lista de Navegação no workspace.
  2. Pressione ou para navegar para um canal, uma MD ou uma página.
  3. Pressione Enter para fazer uma seleção.

Dica: caso a lista de conversas da lista de navegação no workspace seja longa, você pode usar as teclas Page Up, Page Down, End e Home para navegar mais rapidamente.

Cada conversa dessa lista tem um menu de contexto associado que você pode usar para realizar ações, como alterar as notificações, silenciar e muito mais.

  1. Pressione F6 para mover o foco para a lista de canais.
  2. Pressione ou para navegar para um canal ou uma MD.
  3. Pressione Shift+M (Mac) com o VoiceOver em execução ou Shift+F10 (Windows/Linux) para abrir o menu de contexto. Os usuários do Mac com o acesso total ao teclado ativado também podem usar Tab+M.
  4. Pressione ou para navegar pelas opções e pressione Enter para selecionar uma opção.

Observação: no menu de contexto, você pode mover os diálogos para a seção Favoritos, na barra lateral. Se você usa um plano pago do Slack, também é possível organizar os diálogos em seções personalizadas.

 

Participar de um diálogo

Ler um diálogo

Mac

Windows/Linux

  1. Quando você acessa um diálogo, o foco é direcionado para o campo de mensagem. Pressione para passar à lista de mensagens. O foco é direcionado para a mensagem mais recente da conversa.
  2. Caso você queira pular para a primeira mensagem não lida, pressione +J.
  3. Na lista de mensagens, pressione e para navegar pelas mensagens individuais. Será exibido um resumo da mensagem quando ela estiver em foco. Se você estiver usando o VoiceOver, também é possível navegar dentro das mensagens.

Dica: Você pode reproduzir até 10 mensagens em ordem cronológica, das mais antiga à mais recente. Em uma conversa, pressione +Option e qualquer número de zero a nove. Caso você pressione zero, as últimas dez mensagens são reproduzidas.

  1. Quando você acessa um diálogo, o foco é direcionado para o campo de mensagem. Isso também desativa o cursor virtual.
  2. Pressione para passar à lista de mensagens. O foco é direcionado para a mensagem mais recente da conversa.
  3. Caso queira pular para a primeira mensagem não lida, pressione Ctrl+J.
  4. Na lista de mensagens, pressione e para navegar pelas mensagens individuais. Será exibido um resumo da mensagem quando ela estiver em foco.
  5. Para ler o conteúdo da mensagem usando o cursor virtual, pressione Tab. O foco passará para o nome de quem enviou a mensagem.
  6. Para retomar a leitura ou navegar pelas mensagens, pressione Shift+Tab até o foco voltar à mensagem da lista. Isso faz você sair do modo de navegação. Depois, pressione e novamente.

Dica: Você pode reproduzir até 10 mensagens em ordem cronológica, das mais antiga à mais recente. Em uma conversa, pressione Alt e qualquer número de zero a nove. Caso você pressione zero, as últimas dez mensagens são reproduzidas.

É possível navegar entre mensagens rapidamente usando as seguintes teclas:

  • Page Up e Page Down para mover para cima ou para baixo.
  • Pressione Home e End para mover para a primeira mensagem ou a mais recente
  • Shift+Page Up para mover para a primeira mensagem do dia anterior.*
  • Shift+Page Down para mover para a primeira mensagem do próximo dia.*

*Não é possível usar essas teclas para navegar pelas mensagens na exibição Todas as não lidas.

 

Ações de mensagens

Há diversas ações úteis que você pode realizar em mensagens no Slack, como adicionar reações de emoji, responder a uma conversa e copiar um link em uma mensagem.

  1. Para acessá-las, mova o foco para a mensagem da sua escolha
  2. Para abrir o menu Ações de mensagens, pressione Tab+M (no Mac, com o acesso total ao teclado ativado) ou Menu (Windows).
  3. Além disso, você também pode pressionar Tab, com o foco na mensagem da sua escolha, para acessar essas e outras ações.

 

Responder a um diálogo

  1. Para escrever uma mensagem em um canal ou uma MD em dispositivos Mac, comece a digitar. O Slack passará o foco automaticamente para o campo de mensagem. No Windows ou no Linux, pressione F6 para mover o foco para o campo de mensagem, depois comece a digitar.
  2. Opcional: pressione Tab para acessar a barra de ferramentas das ações principais no campo de mensagem, onde você pode adicionar anexos, gravar clipes de áudio e de vídeo ou inserir emojis personalizados.
  3. Pressione Enter para enviar sua mensagem.

Dica: também é possível realizar várias ações no Slack digitando comandos de barra.

Você também pode enviar uma mensagem para qualquer pessoa ou diálogo diretamente usando o botão Escrever:

  1. Pressione +N (Mac) ou Ctrl+N (Windows/Linux).
  2. O foco vai passar para o campo Para:. Digite o nome de um canal ou de uma pessoa para selecionar uma conversa para sua mensagem.
  3. Pressione Enter. A exibição primária mudará para a conversa selecionada e o foco passará para o campo de mensagem.
  4. Digite sua mensagem e depois pressione Enter para enviá-la.

 

Iniciar ou responder a uma conversa

As conversas são diálogos nas barras laterais de um canal ou de uma MD que ajudam na organização. Elas têm apenas um nível e são sempre abertas na exibição secundária.

  1. Em um diálogo, navegue até a mensagem que você quer iniciar ou a que você quer responder.
  2. Pressione ou T para abrir a conversa na exibição secundária. O foco vai ser movido para a exibição secundária na mesma mensagem. Se já existirem respostas da conversa, pressione para ler cada uma delas em ordem cronológica.
  3. Para iniciar ou responder a uma conversa, pressione End. O foco vai ser movido para o campo de mensagem na exibição secundária.

Dica: pressione para mover o foco de voltar para a mensagem original ao qual as respostas da conversa foram adicionadas.

 

Acompanhar as atividades

O Slack oferece diversas formas de analisar rapidamente todas as novas mensagens de determinado tipo. Assim, você pode acompanhar com mais facilidade todas as novas atividades do workspace que sejam importantes para você.

Existem três formas de abrir essas exibições: usando um atalho de teclado específico, digitando o nome da exibição no Quick Switcher, ou acessando a parte superior da lista de navegação no workspace. Algumas delas podem estar ocultas no menu Mais.

 

Mensagens diretas

A exibição Mensagens diretas permite acessar todos os diálogos individuais e em grupo que acontecem fora dos canais.

  1. Para abrir a exibição Mensagens diretas, pressione +Shift+K (Mac) ou Ctrl+Shift+K (Windows/Linux). O foco vai ser movido para uma entrada de texto, a qual você pode usar para pular para qualquer diálogo.
  2. Pressione Tab para mover o foco para a caixa de entrada de Mensagens diretas e pressione para navegar pela lista de diálogos. Quando um diálogo está em foco, a mensagem mais recente dele é exibida.
  3. Pressione Enter para abrir um diálogo na exibição principal ou na secundária caso a mensagem mais recente esteja na conversa. O foco vai ser movido para a mensagem mais recente.

 

Menções e reações

A exibição Menções e reações permite acompanhar todas as reações às suas mensagens, as menções a você e os usos de palavras-chave que você está monitorando.

  1. Pressione +Shift+M (Mac) ou Ctrl+Shift+M (Windows/Linux) para abrir Menções e reações. O foco vai ser movido para a primeira mensagem no grupo.
  2. Pressione para navegar entre as mensagens no grupo. Um resumo é exibido quando uma mensagem está em foco, incluindo a atividade relevante.
  3. Quando uma mensagem está em foco, pressione Enter para abrir o diálogo em que ela está. O foco vai ser movido para a mensagem.
  4. Pressione Shift+Tab na lista para navegar até o botão Filtrar, onde você pode personalizar a exibição.

 

Conversas

A exibição Conversas permite acompanhar todas as conversas de que você participou, tanto nas MDs quanto nos canais.

  1. Para abrir a exibição Conversas, pressione +Shift+T (Mac) ou Ctrl+Shift+T (Windows/Linux). O foco é direcionado para o cabeçalho da primeira conversa com novas atividades.
  2. Pressione para navegar pelas mensagens da conversa. Será exibido um resumo quando a mensagem estiver em foco.
  3. No final de cada conversa, pressione para mover o foco para um campo de mensagem. Você pode usar esse atalho para responder diretamente à conversa.
  4. Pressione em um campo de mensagem vazio para navegar até o próximo cabeçalho de uma conversa da lista.
  5. Pressione Tab e Enter no cabeçalho de uma conversa para acessá-la. O foco vai passar para a mensagem que originou a conversa.

 

Não lidas

A exibição Não lidas permite acompanhar as mensagens que você perdeu enquanto estava ausente do canal e as agrupa em diálogos. Isso não inclui MDs ou mensagens que estejam em uma conversa, as quais podem ser lidas nas outras exibições acima.

Mac

Windows/Linux

  1. Pressione +Shift+A para abrir a exibição de mensagens Não lidas. O foco passará para o cabeçalho do primeiro grupo das mensagens não lidas.
  2. Pressione para navegar entre as mensagens no grupo. Será exibido um resumo quando a mensagem estiver em foco. Se você quiser, é possível navegar dentro das mensagens usando a navegação do VoiceOver.
  3. Se você estiver navegando dentro de uma mensagem com o VoiceOver, pressione F6 para retomar a navegação entre mensagens usando e .
  4. Para marcar um grupo inteiro de mensagens como lidas, pressione Esc. As mensagens serão recolhidas e o foco passará para o cabeçalho do próximo grupo.
  1. Pressione Ctrl+Shift+A para abrir a exibição de mensagens Não lidas. O foco passará para o cabeçalho do primeiro grupo das mensagens não lidas (isto também vai desativar o cursor virtual).
  2. Pressione para navegar entre as mensagens no grupo. Será exibido um resumo quando a mensagem estiver em foco.
  3. Para ler o conteúdo da mensagem usando o cursor virtual, pressione Tab. O foco passará para o nome de quem enviou a mensagem.
  4. Para retomar a navegação entre mensagens usando e , pressione F6. O foco voltará para a lista de mensagens.
  5. Para marcar um grupo inteiro de mensagens como lidas, pressione Esc. As mensagens serão recolhidas e o foco passará para o cabeçalho do próximo grupo.

Dica: para recolher um grupo de mensagens sem marcá-las como lidas, pressione ← quando o foco está no cabeçalho do grupo.

 

Gerenciar as preferências de leitor de tela

Para personalizar sua experiência com o leitor de tela, é possível ajustar uma série de preferências:

  • Selecione um formato de mensagem para determinar a ordem em que a informação é exibida
  • Escolha o uso da função de aplicação ARIA
  • Escolha a opção de reproduzir um som ao enviar uma MD
  • Escolha a opção de reproduzir um som ao receber uma MD
  • Escolha a opção de anunciar as mensagens recebidas em uma MD

     

    1. Pressione +vírgula (Mac) ou Ctrl+vírgula (Windows / Linux) para abrir as preferências.
    2. Pressione para ir para a opção Acessibilidade e depois pressione Enter.
    3. Pressione Tab para acessar a seção Preferências do leitor de tela.
    4. Pressione Enter para selecionar suas preferências.

    Há outras opções úteis nas guias Notificações da seção Preferências.