Como usar o Slack: guia de início rápido

Boas-vindas ao Slack: um app de mensagens para empresas. O Slack transforma a forma como as organizações se comunicam, reunindo pessoas para trabalhar como uma equipe unificada. Para ajudar você a dar os primeiros passos, confira o vídeo abaixo para fazer um tour rápido e, em seguida, continue lendo para obter mais detalhes.

Dica: Se quiser aprender mais, consulte as Noções básicas do Slack e tutoriais em vídeo.


Barra lateral

Na barra lateral, você pode acessar suas conversas no Slack. Você verá uma lista de canais dos quais participa e de mensagens diretas, além de notificações para conversas específicas e a opção de escrever novas mensagens. 

Lista de canais, mensagens diretas e notificações na barra lateral esquerda do Slack

Canais

Mensagens diretas

Notificações

Escrever

No Slack, o trabalho é reunido em espaços específicos chamados canais. Os canais reúnem as informações e as pessoas certas para todos os projetos, assuntos ou equipes. Ao contrário do e-mail, as discussões nos canais estão focadas em assuntos específicos. Assim, você pode entrar e sair dos canais conforme seja necessário.

As mensagens diretas (MDs) permitem conversas específicas e focadas que não precisam da participação de todas as pessoas do canal. Use as MDs para tarefas ou mensagens específicas, como perguntar algo ao seu gerente ou fazer uma chamada para um colega de equipe.

As notificações no Slack são diferentes do e-mail ou de outras ferramentas que talvez você use: elas foram projetadas para dar uma percepção clara do âmbito no qual você é solicitado, mostrando um selo se um colega de equipe mencionar você. Quando ocorre uma nova atividade, os nomes das conversas aparecem em negrito na barra lateral.

Você pode usar o botão Escrever para escrever e enviar uma mensagem em qualquer conversa. As mensagens são automaticamente salvas como rascunhos na seção Rascunhos da barra lateral, até que esteja tudo pronto para enviá-las.


Canais

Os canais são fundamentais para trabalhar no Slack: permitem reunir em um único local as informações e as pessoas certas, e possibilitam organizar o trabalho em torno de um objetivo comum.

Conversa em um canal do Slack

Cabeçalho do canal

Mensagens e arquivos

Reações de emoji

No cabeçalho do canal, você pode acessar informações sobre o canal em que você está. Clique no nome do canal para ver informações como o assunto do canal e sua descrição, além de quaisquer arquivos adicionados. Use as outras guias para ver quem está no canal e visualizar outras configurações da conversa.

Os canais proporcionam um espaço específico para escrever mensagens e adicionar arquivos. Com tudo o que está relacionado a um assunto, um projeto ou uma equipe em particular organizado em canais, é possível rolar a página para cima para ver o histórico de conversas sempre que você abrir ou entrar em uma conversa.

As reações de emoji são um jeito rápido de responder a qualquer mensagem no Slack. São divertidas e úteis para realizar as tarefas de trabalho: muitas vezes, uma simples reação pode substituir a necessidade de enviar uma nova mensagem.


Campo de mensagem

Ao trabalhar no Slack, existe uma variedade de opções de mensagens disponíveis no campo de mensagem para ajudar você a comunicar-se e entrar em contato com a sua equipe. 

Mensagem escrita no campo de mensagem do Slack

Formatação

Menções

Arquivos

Editar/excluir

Formate suas mensagens para acrescentar um pouco de clareza ou animação: coloque em negrito os itens mais importantes, organize o raciocínio utilizando marcadores e muito mais.

Use as menções para chamar a atenção de pessoas específicas em uma conversa, quando você precisa pedir um feedback ou fazer um acompanhamento em itens de ação.

Adicione arquivos às mensagens para compartilhar informações importantes juntamente com as discussões da sua equipe.

Ao contrário do e-mail, você pode corrigir erros de digitação ou outros erros após enviar uma mensagem. Você também pode excluir uma mensagem já enviada, se precisar começar de novo.


Barra de navegação

Use os ícones de navegação para explorar o seu histórico (exatamente como você faria em um navegador da Web) ou para ver conversas recentes, pesquisar informações ou obter ajuda com o Slack. 

Parte superior do app Slack para computadores mostrando ícones de navegação e a barra de pesquisa

Histórico

Pesquisa

Ajuda

Os ícones do histórico proporcionam acesso rápido aos itens vistos recentemente. Use as setas para esquerda e para a direita para explorar o seu histórico ou clique no  ícone do relógio para obter uma lista recente de canais, MDs, resultados de pesquisa, conversas e muito mais.
Pesquise o histórico de conversas da sua equipe no Slack para localizar mensagens, arquivos, canais ou pessoas relevantes para realizar um trabalho.
Clique no  ícone do ponto de interrogação, à direita da barra de pesquisa, para acessar recursos de ajuda e aprendizagem; ou visite a nossa Central de Ajuda no seu navegador.

Dica: Pressione Cmd K (Mac) ou Ctrl K (Windows/Linux) e digite o nome de um canal ou pessoa para ir rapidamente para uma conversa.