Quatro peças de quebra-cabeça, sendo três delas encaixadas e uma posicionada ao lado

Colaborar nos canais de modo eficiente

Esta é a Sara.

  • Recentemente, ela começou a trabalhar na Empresa S.A., uma empresa parecida com a sua.
  • A Empresa S.A. começou a usar o Slack há algum tempo, e Sara está descobrindo como a ferramenta impactou o jeito de trabalhar das pessoas.
  • Nesta aula, Sara quer saber como a equipe colabora de modo eficiente nos canais com as menções e as reações ao compartilhar arquivos e usar a formatação de mensagens.

Introdução

Experiência da Sara antes do Slack

Na empresa em que trabalhava antes, Sara percebeu que a comunicação era fragmentada. Ela recebia um fluxo constante de e-mails na caixa de entrada, até mesmo os menos importantes ou que não faziam parte do trabalho dela. Os arquivos eram compartilhados com cada pessoa e, normalmente, as decisões eram tomadas sem todos saberem o que estava acontecendo. Essa comunicação fragmentada tornava difícil manter a equipe alinhada, encontrar informações e ficar por dentro do trabalho.

Como a Empresa S.A. usa o Slack

  • Na Empresa S.A., os funcionários usam as menções para chamar a atenção de pessoas específicas e fazer o trabalho avançar.
  • Os arquivos e as conversas ficam lado a lado nos canais. Assim, todos podem acessar as informações mais atuais.
  • Sara percebeu que uma maneira eficiente de responder às pessoas são as reações.

Chamar a atenção de pessoas específicas com uma menção

Sara precisa da atenção de uma pessoa específica para fazer o trabalho avançar. Então ela menciona Lisa diretamente na mensagem enviada ao canal. Lisa recebe uma notificação de que uma pessoa precisa de ajuda. Toda a equipe vê o que está acontecendo na conversa.

Compartilhar arquivos com a equipe

Quando Sara trabalha com sua equipe, ela quer que arquivos e conversas fiquem lado a lado. Assim, todos poderão acessar as informações mais atuais. É muito mais fácil trabalhar dessa maneira. Sara quer compartilhar um arquivo no canal junto com a conversa.

Responder eficientemente com reações

Sara poderia mostrar que viu o arquivo de Lisa enviando uma mensagem para o canal: “Obrigada, Lisa. Já estou lendo!”. Mas enviar uma nova mensagem marcaria o canal como não lido para todos os outros membros, e o comentário não agrega muito valor à conversa.

Em vez disso, a Empresa S.A. usa uma linguagem compartilhada de emojis para simplificar a comunicação. Então, Sara adiciona a reação de olhos à mensagem de Lisa. Assim, Lisa sabe que Sara viu a mensagem sem marcar o canal como não lido.

Manter a organização com a formatação de mensagens

Sara está enviando uma mensagem com algumas sugestões para o documento compartilhado por Lisa. Ao reservar um tempo para formatar a mensagem, Sara garante que todos no canal possam ver rapidamente o conteúdo e entender os próximos passos.

Editar ou excluir mensagens enviadas

Sara precisa adicionar algo a mais à lista de sugestões incluída na mensagem anterior. Ela tem flexibilidade para editar a mensagem mesmo após o envio.

Próximos passos

💡 Mencionar colegas em um canal para chamar a atenção deles.

💡 Adicionar uma reação a uma mensagem em um canal.

💡 Fazer upload de um arquivo e compartilhá-lo em um canal.

💡 Testar algumas técnicas de formatação na próxima mensagem.

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.

Recursos relacionados