Slack para marketing

Para realizar estratégias de marketing com sucesso, a equipe precisa estar em sintonia e manter a comunicação e a tomada de decisões em um só lugar. Veja algumas dicas para usar o Slack e levar as ideias da equipe até o mercado. ✨

Por que usar o Slack para marketing?

  • Crie uma central de comando com todos os recursos necessários para lançar seu trabalho no mercado.
  • Tome decisões em tempo real, com visibilidade para o restante da equipe.
  • Use apps e integrações para acompanhar o que os clientes estão dizendo e monitorar o desempenho das campanhas.

Leia nosso e-book gratuito Intelligent Automation for the Modern Marketer  (Automação inteligente para o marketer moderno) para conferir quais ferramentas os profissionais de marketing usam para aproveitar o poder da aprendizagem de máquina e da inteligência artificial.


Estabeleça o controle da missão

Para fazer qualquer lançamento, é necessário ter uma central de comando. Com o Slack, é possível coordenar todos os aspectos de uma campanha, definir e discutir as entregas necessárias e até mesmo gerar relatórios sobre os resultados.

Recomendamos criar um canal público para cada lançamento ou campanha a fim de manter o foco. Use diretrizes de nomenclatura de canais  consistentes e prefixos padrão para manter os canais organizados. Por exemplo, você pode usar #campanha-[campanha nome]#lançamento-[nome do produto ou recurso] ou #marketing-[área de foco].

Para cada canal, defina um assunto ou objetivomarque mensagens e arquivos importantes (por exemplo, briefings de marketing, estratégias para entrada no mercado, resultados) para que todos na equipe saibam onde encontrar as informações certas. 

 

Obtenha aprovações em tempo real

Com sua central de comando estabelecida, você pode obter a opinião de todas as partes interessadas em um só lugar. Independentemente de serem clientes ou colegas internos (como gerentes de projeto, diretores de criação etc.), você pode trazer as pessoas certas e os ativos que precisam ser aprovados para um canal dedicado do Slack. 

Para facilitar as aprovações, implemente um sistema de emojis: as partes interessadas podem analisar e responder rapidamente a solicitações de aprovação com uma só reação de emoji. Nas análises, use 👀  olhos e, para aprovações, experimente a ✅  marca de seleção

Com as mensagens agrupadas em conversas, é possível manter as discussões organizadas e focadas em um assunto.
Screen_Shot_2017-08-02_at_3.25.20_PM.png

 

Reúna ideias em um só lugar

Sabemos que os dados são importantes para as equipes de marketing. É por esse motivo que o Slack pode se integrar às principais ferramentas atuais de marketing a fim de proporcionar os insights necessários para que você faça o melhor trabalho possível.

Conecte o workspace a integrações de desempenho e estatísticas, como Statsbot ou Amplitude, disponíveis no Diretório de apps do Slack. O Statsbot, por exemplo, pode trazer os números do Google Analytics, New Relic e Mixpanel sem a necessidade de gerenciar vários logins e painéis.

tip-exec-statsbot.png

Caso sua equipe de marketing conte com pesquisas para conseguir feedback de clientes, você pode usar a integração ao SurveyMonkey para ser notificado sobre respostas e comentários e até para compartilhar os resultados da pesquisa com seus colegas de equipe no Slack.

Para campanhas por e-mail, monitore cliques sobre anúncios, taxas de abertura de e-mails e outras estatísticas no Slack com a ajuda do MailChimp.

Com seus dados de marketing em um só lugar, a equipe pode fazer interações significativas com mais rapidez e eficiência.

 

Integre o feedback dos clientes

Para saber o que os membros podem lhe dizer, é necessário um jeito simples e confiável de ver e obter feedback qualitativo. Há várias maneiras de receber feedback no Slack diretamente dos clientes.

Receba o fluxo de menções em redes sociais em tempo real e acompanhe o que os clientes estão dizendo sobre sua empresa. Use o app Twitter para postar tweets automaticamente na conta da empresa em um canal de feedback.

Tenha uma ideia sobre o mundo do atendimento ao cliente enviando feedback pela ferramenta de suporte técnico da sua empresa para o Slack com o auxílio de uma integração ou app de terceiros. Screen_Shot_2018-02-16_at_1.20.32_PM.png

Sua equipe também pode criar pesquisas de clientes e postar os resultados em um canal específico do Slack, possibilitando que você iterar suas campanhas ou estratégias com mais rapidez.

 

Apps para equipes de marketing

Com suas ferramentas no Slack, você coordena tudo com mais eficiência. Desde desempenho e estatísticas até o gerenciamento de projetos, há um app ou uma integração para praticamente todas as necessidades da sua equipe.

📈  Desempenho e estatísticas

O Amplitude, o Baremetrics e o Statsbot podem ajudar você a acompanhar o desempenho com dados, insights e estatísticas.

🐥  Redes sociais

Quando se trata de gerenciamento de muitos canais de mídia social (ou mesmo que você só tenha um), ferramentas como HootSuite, Nuzzel e Brand24 podem ajudar você a ficar por dentro do que as pessoas estão dizendo sobre sua marca, sua empresa ou seu produto.

💌  Marketing por e-mail

Além do MailChimp e do SurveyMonkey, use outras ferramentas de marketing por e-mail como o Delighted para receber feedback direto dos clientes no Slack.

🛠 Gerenciamento de projetos

Organize campanhas, lançamentos e outros projetos com ferramentas desenvolvidas para ajudar você a ter sucesso. Ferramentas como o Trello, o Asana, o Dropbox e o Google Drive podem ajudar você a fazer seu trabalho.

💡  Explore todos os apps de marketing no Diretório de apps do Slack.