Criar diretrizes para nomes de canal

No Slack, a colaboração e a comunicação acontecem nos canais. Neles, as equipes podem conversar sobre o trabalho e compartilhar mensagens, ferramentas e arquivos. Se a maioria das conversas estiverem em canais públicos, os membros do seu workspace do Slack poderão encontrar as informações certas e conferir o contexto necessário para trabalhar melhor.

Crie canais do Slack alinhados à estrutura da sua empresa, seguindo regras de nomenclatura claras e previsíveis, para garantir que o workspace fique organizado e fácil de navegar. Dessa forma, será mais fácil para os usuários fazer perguntas no lugar certo, encontrar informações rapidamente e trabalhar com eficiência.

Práticas recomendadas para a criação de canais

 

Estabeleça uma estrutura de canais

Início com canais abrangentes

Use categorias que a sua equipe já conhece para configurar o workspace. Isso ajuda os membros a se orientar quando entram no Slack. Adicione novos canais com os nomes dos temas importantes que a maioria dos membros já conhecem:

  • Departamentos (por exemplo, #design, #marketing, #finanças)
  • Localização das sedes (e.g., #san-francisco, #paris, #sao-paulo)
  • Comunicados para toda a empresa (por exemplo, #comunicados-global, #comunicados-engenharia)

Crie e expanda

Conforme o workspace aumenta e mais pessoas começam a usar o Slack, surge a necessidade de ter canais mais específicos. Comece pequeno e vá adicionando canais conforme as conversas forem se ramificando de forma orgânica.

Por exemplo, quando surgirem conversas sobre vários assuntos diferentes no canal #vendas, adicione novos canais, por exemplo #treinamento-vendas para se planejar para novas contratações; #leads-de-vendas para monitorar contatos e assim por diante.

Dica: adicione um assunto do canal, assim os usuários podem saber para que ele é utilizado. 


Crie prefixos para os canais

Recomendamos usar um conjunto de prefixos padrão para que os nomes dos canais mantenham a coerência e sejam descritivos. Confira alguns dos nossos favoritos:

 

ajuda- Para fazer perguntas ou procurar informações de outras equipes ou departamentos.
Exemplos: #ajuda-benefícios, #ajuda-finanças, #ajuda-ti
equipe- Para que as equipes coordenem trabalhos e atividades.
Exemplo: #equipe-design, #equipe-suporte, #equipe-vendas
proj- Para equipes multifuncionais que trabalham juntas. 
Exemplos: #projeto-reforma, #
projeto-mudanca-escritorio, #projeto-relatorio-gastos 
triagem- Para simplificar a triagem de problemas ou tarefas.
Exemplos: #triagem-vendas, #triagem-central-ajuda, #triagem-site
evento- Para planejar e executar eventos grandes e pequenos.
Exemplos: #evento-reuniao-diretoria, #evento-piquenique-empresa, #evento-externo-rh

 

Atenção: não é possível criar pastas nem subcanais, mas os prefixos podem ajudar a organizar a lista de canais se a barra lateral estiver configurada para classificar em ordem alfabética.

 

Registre e compartilhe as regras

Depois de personalizar o processo de criação de canais, é hora de divulgá-los. Isso ajuda a incentivar a consistência e a eficiência entre os membros.

Crie uma postagem no Slack e compartilhe as regras em um canal público de avisos que pode ser acessado por todos os membros. Outras recomendações:

  • Marque o arquivo nos canais apropriados para facilitar a consulta.
  • Inclua o arquivo nos materiais de integração de novos contratados para facilitar a navegação dos novos membros pelo workspace.
  • Dê acesso de edição a outros administradores e às pessoas que ajudam você a administrar o Slack para que elas possam adicionar novos prefixos e regras.

Screen_Shot_2017-03-09_at_5.07.21_PM.png

 


Gerencie os canais existentes

O trabalho é dinâmico, e às vezes as prioridades mudam. Alguns projetos mudam de nome, são adiados para outros dias ou acabam sendo cancelados. Veja como manter os canais organizados quando as coisas mudam:

Dica: nas conversas, é possível responder diretamente a uma mensagem em um canal, mantendo as respostas, as imagens e outros arquivos organizados. Isso pode ajudar os membros do canal a falar sobre vários assuntos de uma vez sem distrair os outros.

 

Qual é o próximo passo?

É nos canais que a maior parte do trabalho acontece no Slack, e a consistência ajuda a manter o workspace organizado. Confira mais algumas dicas para levar em conta conforme o seu workspace continua crescendo:

  • Defina canais padrão para os novos membros. Dessa forma, eles poderão acessar as informações mais importantes do workspace desde o início.
  • No caso dos planos pagos, é possível criar grupos de usuários e definir canais padrão diferentes para cada um.
  • Avise aos membros que eles podem adicionar canais específicos aos favoritos para manter essas conversas na parte superior da barra lateral do app.