Como criar diretrizes para nomes de canal
No Slack, a colaboração e a comunicação acontecem nos canais. Neles, as equipes podem conversar sobre o trabalho e compartilhar mensagens, ferramentas e arquivos. Se a maioria das conversas estiverem em canais públicos, os membros do seu workspace do Slack poderão encontrar as informações certas e conferir o contexto necessário para trabalhar melhor.
Crie canais do Slack alinhados à estrutura da sua empresa, seguindo regras de nomenclatura claras e previsíveis, para garantir que o workspace fique organizado e fácil de navegar. Dessa forma, será mais fácil para as pessoas fazer perguntas no lugar certo, encontrar informações rapidamente e trabalhar com eficiência.
Práticas recomendadas para a criação de canais
- Comece por canais mais amplos e vá ficando mais específico com o tempo
- Crie prefixos padronizados para os canais, assim será mais fácil encontrá-los
- Incentive o uso de canais públicos
Estabeleça uma estrutura de canais
Comece com canais abrangentes
Use categorias que a sua equipe já conhece para configurar o workspace. Isso ajuda os membros a se orientar quando entram no Slack. Adicione novos canais com os nomes dos temas importantes que a maioria dos membros já conhecem:
- Departamentos (por exemplo, #design, #marketing, #finanças)
- Localização das sedes (e.g., #san-francisco, #paris, #sao-paulo)
- Comunicados para toda a empresa (por exemplo, #comunicados-global, #comunicados-engenharia)
Crie e expanda
Conforme o workspace aumenta e mais pessoas começam a usar o Slack, surge a necessidade de ter canais mais específicos. Comece pequeno e vá adicionando canais conforme as conversas forem se ramificando de forma orgânica.
Por exemplo, quando surgirem conversas sobre vários assuntos diferentes no canal #vendas, adicione novos canais, por exemplo #treinamento-vendas para se planejar para novas contratações; #leads-de-vendas para monitorar contatos e assim por diante.
Dica: adicione um assunto e objetivo do canal, assim os usuários podem saber para que ele é utilizado.
Crie prefixos para os canais
Recomendamos usar um conjunto de prefixos padrão para que os nomes dos canais mantenham a coerência e sejam descritivos. Confira alguns dos nossos favoritos:
ajuda- | Para fazer perguntas ou procurar informações de outras equipes ou departamentos. Exemplos: #ajuda-benefícios, #ajuda-finanças, #ajuda-ti |
equipe- | Para que as equipes coordenem trabalhos e atividades. Exemplo: #equipe-design, #equipe-suporte, #equipe-vendas |
proj- |
Para equipes multifuncionais que trabalham juntas. Exemplos: #projeto-reforma, #projeto-mudanca-escritorio, #projeto-relatorio-gastos |
triagem- | Para simplificar a triagem de problemas ou tarefas. Exemplos: #triagem-vendas, #triagem-central-ajuda, #triagem-site |
evento- | Para planejar e executar eventos grandes e pequenos. Exemplos: #evento-reuniao-diretoria, #evento-piquenique-empresa, #evento-externo-rh |
Observação: os prefixos podem ajudar a organizar a lista de canais se sua barra lateral estiver configurada para classificar alfabeticamente.
Registre e compartilhe as regras
Depois de personalizar o processo de criação de canais, é hora de divulgá-los. Isso incentivará a consistência e a eficiência entre os membros.
Crie uma postagem no Slack e compartilhe as regras em um canal público de avisos que pode ser acessado por todos os membros. Outras recomendações:
- Fixe o arquivo nos canais apropriados para facilitar a consulta.
- Inclua o arquivo nos materiais de integração de novos contratados para facilitar a navegação dos novos membros pelo workspace.
- Dê acesso de edição a outros administradores e às pessoas que ajudam você a administrar o Slack para que elas possam adicionar novos prefixos e regras.
Gerencie os canais existentes
O trabalho é dinâmico, e às vezes as prioridades mudam. Alguns projetos mudam de nome, são adiados para outros dias ou acabam sendo cancelados. Veja como manter os canais organizados quando as coisas mudam:
- Renomeie o canal com um nome mais apropriado.
- Arquive o canal para removê-lo da lista de canais ativos.
- Exclua o canal para removê-lo do workspace com todo o seu conteúdo.
Dica: nas conversas, é possível responder diretamente a uma mensagem em um canal, mantendo as respostas, as imagens e outros arquivos organizados. Isso pode ajudar os membros do canal a falar sobre vários assuntos de uma vez sem distrair os outros.
Qual é o próximo passo?
É nos canais que a maior parte do trabalho acontece no Slack, e a consistência ajuda a manter o workspace organizado. Confira mais algumas dicas para levar em conta conforme o seu workspace continua crescendo:
- Defina canais padrão para os novos membros. Dessa forma, eles poderão acessar as informações mais importantes do workspace desde o início.
- No caso dos planos pagos, é possível criar grupos de usuários e definir canais padrão diferentes para cada um.
- Avise aos membros que eles podem adicionar canais específicos aos favoritos para manter essas conversas na parte superior da barra lateral do app.