Guia do criador de fluxo de trabalho
- Por padrão, todos os membros de um workspace podem criar fluxos de trabalho, e qualquer membro ou convidado pode executá-los.
- Disponível em planos pagos.
O criador de fluxo de trabalho oferece um conjunto de ferramentas que facilitam a automação de processos de rotina em fluxos de trabalho no Slack. De acordo com as suas preferências, esses fluxos são mais simples ou complexos, e você pode conectá-los a outros apps e serviços que usa para trabalhar.
Continue lendo para conhecer o criador de fluxo de trabalho. Depois, use nossos tutoriais como um guia para criar o seu.
Termos do criador de fluxo de trabalho que você precisa conhecer
Seja para criar um fluxo de trabalho do zero, seja para começar com um modelo, é importante saber os principais componentes que formam um fluxo de trabalho:
Acionador | A forma de começar o fluxo de trabalho. Você pode escolher um acionador do menu de atalhos para iniciar seu fluxo de trabalho no menu ou outro acionador para iniciá-lo automaticamente quando determinada ação é realizada. |
Etapa | As ações que você quer que o fluxo de trabalho realize. Você pode adicionar etapas para enviar mensagens ou formulários personalizados. Também é possível usar as etapas dos apps do Slack para vincular o fluxo de trabalho a outras ferramentas. |
Variável | Informações enviadas para seu fluxo de trabalho que podem ser referenciadas em etapas. Com as variáveis, é possível incluir informações de etapas anteriores. Assim, não é necessário adicionar manualmente as mesmas informações várias vezes. |
Colaborador | Um membro do seu workspace com permissão para gerenciar o fluxo de trabalho. Qualquer colaborador pode alterar ou remover etapas, adicionar e remover colaboradores e excluir um fluxo de trabalho ou cancelar a publicação dele. |
Abrir o Criador de fluxo de trabalho
Abra o criador de fluxo de trabalho para criar o seu ou explorar a ferramenta:
- No computador, clique no nome do workspace na parte superior à esquerda.
- Selecione Ferramentas no menu e clique em Criador de fluxo de trabalho.
Modelos e tutoriais
Usar um modelo
Para começar agora mesmo, pesquise modelos de fluxo de trabalho que você pode personalizar para a sua equipe ou para um projeto específico. Acesse a Biblioteca de recursos do Slack para ver uma lista completa de modelos ou abra o criador de fluxo de trabalho e clique na guia Modelos.
Criar seu próprio fluxo de trabalho
Nós descrevemos o processo de criar um fluxo de trabalho em uma série de tutoriais. Eles explicam como definir as configurações iniciais, adicionar e personalizar etapas, publicar seu fluxo de trabalho e muito mais. Recomendamos assisti-los em ordem.
- Configurar um fluxo de trabalho no Slack
- Adicionar etapas a um fluxo de trabalho
- Gerenciar colaboradores no fluxo de trabalho
- Publicar um fluxo de trabalho
- Gerenciar fluxos de trabalho
- Criar mais fluxos de trabalho avançados usando webhooks*
*Recomenda-se ter conhecimentos técnicos avançados
Observação: os proprietários e os administradores podem restringir as permissões de criação de fluxos de trabalho a certos membros do workspace ou da organização Enterprise Grid e gerenciar o acesso a determinados recursos dos fluxos de trabalho. Confira mais detalhes em Gerenciar acesso e permissões do criador de fluxo de trabalho.
Encontrar e executar fluxos de trabalho
Você e outros membros do seu workspace podem executar fluxos de trabalho em alguns lugares do Slack:
-
Menu de atalhos
Clique no ícone de barra e comece a digitar o nome de um fluxo de trabalho para selecioná-lo no menu. -
Barra de marcadores
Abra a pasta Fluxos de trabalho na barra de marcadores, na parte superior de um canal.
Saiba mais: caso queira ver uma análise mais detalhada do Criador de fluxo de trabalho, faça nosso curso e teste seus conhecimentos para ganhar um selo de habilidades do Slack.