A vencedora do Prêmio de Nova Sede é a T-Mobile

“Nós conseguimos criar uma grande rede virtual de funcionários que podem se comunicar como se estivessem juntos. A maior queixa era com relação ao local de trabalho, não ao modo como trabalhávamos.”

Mark Smith Gerente sênior de produtos técnicos, T-Mobile

O prêmio a seguir destaca uma empresa que, em 2020, adotou uma abordagem com foco na tecnologia e criou uma sede digital (em alguns casos, praticamente da noite para o dia) para capacitar a força de trabalho em qualquer lugar.

A T-Mobile, a segunda maior provedora de rede sem fio nos Estados Unidos, está recebendo o Prêmio de Nova Sede por usar o Slack para viabilizar a transição para o trabalho remoto durante a pandemia de COVID-19. Com os canais do Slack, a T-Mobile conseguiu integrar digitalmente todos os funcionários da Sprint em um único dia. Tudo isso sem interromper o serviço para 102 milhões de clientes.

O esforço incluiu transferir 12 mil funcionários da central de atendimento para o trabalho remoto em menos de duas semanas. Nos canais do Slack, a equipe de consultores da T-Mobile organizou todos os detalhes da mudança e possibilitou que os funcionários recebessem os equipamentos necessários para o trabalho sem saírem de casa. Como os especialistas continuaram com acesso direto às equipes, os clientes não perceberam nenhuma queda no suporte.

Para compartilhar atualizações importantes e fazer uma triagem rápida de dúvidas, a equipe de mercados de consumo usa um formulário simples do Slack para solicitar perguntas sobre políticas de reabertura de lojas individuais, compensação e diretrizes de segurança em tempo real, assim como responder a elas. Como os gerentes de lojas geralmente recebem as respostas em menos de dois minutos, eles conseguem atualizar e aplicar as diretrizes locais, mantendo os clientes e os funcionários em segurança.

Quando surgem novos produtos da T-Mobile, os funcionários da linha de frente costumam aprender os detalhes com poucos dias de antecedência, o que gera uma série de dúvidas. Antes do Slack, a única forma de conseguir respostas era por meio de tíquetes ou de ligações para o suporte da sede, o que significava ficar ao telefone em uma longa fila de espera com outros clientes. Agora, graças à implementação dos grupos de usuários e dos canais de suporte do Slack, os especialistas são mobilizados para responder às perguntas em questão de minutos.

A T-Mobile continua evoluindo e inovando seus fluxos de trabalho do Slack, como a implantação de um bot para reduzir o tempo de solução de problemas de 30 segundos para apenas 1. Na esteira da transição para o trabalho distribuído, a líder em rede sem fio prosperou, confiando no Slack para criar sua sede digital e, mais importante do que isso, continuar “querida entre os clientes e comprometida com os funcionários”, como a própria empresa diz.