RH impulsionado pelo Slack

Como o Slack ajuda equipes de RH a aumentar seu impacto corporativo

Chegou a vez do RH

Vamos ser francos: o mundo dos negócios está mudando rapidamente, mas nenhuma empresa sofre mais pressão para mudar do que as grandes empresas internacionais. Igual ao seu caso.

Você tem lidado com:

  • Novos modelos de negócios e processos centralizados no cliente.
  • Transformação digital em toda a empresa.
  • Novas tecnologias e sistemas.
  • Novos concorrentes e rompimentos.
  • Contra tanta mudança, o sucesso frequentemente depende do quanto você mantém seus funcionários bem informados, alinhados e engajados.
  • É por isso que muitas empresas grandes estão recorrendo a seus líderes de RH como parceiros fundamentais para transformar a estratégia corporativa e colocá-la em ação.

Mudança gera mudança

Embora o RH esteja ajudando a guiar toda a mudança corporativa, o setor e o departamento de RH também estão sofrendo uma mudança igualmente drástica:

A batalha por talentos nunca foi tão acirrada.
Uma força de trabalho com diferentes gerações está mudando o modo de trabalhar.
Novos regulamentos exigem novas abordagens de contratação, pagamento, privacidade, diversidade, benefícios e dados de funcionários.
A nova tecnologia de RH está aqui para ajudar, mas cria seus próprios desafios no gerenciamento das mudanças.

Em tempos assim, muitos dos líderes de RH mais progressivos estão analisando o que está por baixo dos desafios mais óbvios da empresa para reconsiderar a dinâmica fundamental do trabalho de RH. Eles estão analisando:

  • Como as equipes de RH colaboram, se comunicam e compartilham conhecimento.
  • Como estratégias, políticas e decisões são feitas e comunicadas.
  • Como os fluxos de trabalho de RH cruzam departamentos e setores.
  • Como equipes dispersas e móveis trabalham juntas.

O que eles observam? As ferramentas de colaboração não estão mais acompanhando as tendências. E-mails, reuniões e teleconferências não são o suficiente para o modelo de trabalho que as pessoas querem e precisam atualmente. Os trabalhadores modernos estão buscando alternativas com o tipo de experiência que eles têm nos apps de bate-papo que usam no tempo livre.

Desse modo, eles estão buscando ferramentas de colaboração em tempo real, mas quando não há um espaço de colaboração padrão para a organização, a informação fica espalhada e não pode ser pesquisada. As conversas ocorrem em um ou vários lugares, e o trabalho de verdade é feito em outro lugar.

Sem falar nos possíveis riscos de segurança.

Há um jeito melhor para o RH trabalhar

O Slack é o aplicativo empresarial que cresce mais rápido na história. Os líderes de RH, as pessoas que melhor entendem o engajamento entre trabalho e funcionários, foram condutores importantes desse crescimento.

Os departamentos de RH em algumas das maiores e mais inovadoras empresas do mundo estão buscando o Slack não só para simplificar e automatizar seu setor, mas também para impulsionar a mudança em toda a empresa, em parceria com o departamento de TI e os líderes de negócio.

Este guia trata disso: como os departamentos de RH impulsionados pelo Slack fazem mais, afetam mais significativamente os negócios, criam culturas de trabalho mais engajadas e aceleram a mudança.

O trabalho atual do RH envolve mais equipes distribuídas, trabalho móvel e colaboração entre departamentos, e todos estão usando mais sistemas e aplicativos. É aí que o Slack mostra toda a sua arte ao transformar essa complexidade em algo que as pessoas podem administrar.

Experiência do funcionário e missão do RH

Assim como a experiência do cliente capturou a atenção dos executivos de todos os setores, a experiência do funcionário está acrescentando mais um item à agenda corporativa.

Atualmente, os líderes de RH reconhecem que oferecer uma ótima experiência do funcionário melhora substancialmente a capacidade da empresa de atrair, reter e engajar funcionários.

As empresas que implementam o Slack veem efeitos imediatos e duradouros de experiência do funcionário.

Tornar o trabalho mais simples, produtivo e prazeroso libera a energia que as pessoas querem trazer para o trabalho: a mesma energia que frequentemente é dissipada por processos e sistemas frustrantes.

Para os líderes de RH, uma colaboração mais inteligente e a automação dos processos facilitam ainda mais para os líderes e suas equipes manter o foco no panorama da experiência do funcionário.

Como os líderes de RH usam o Slack para aumentar seu impacto

O Slack é um novo tipo de espaço de colaboração, organizado por workspaces e canais. Ele reúne as pessoas e as informações certas no momento certo.

Dê adeus a reuniões redundantes e conversas ineficientes por e-mail. O Slack torna a colaboração aberta, o compartilhamento de conhecimento fácil e o alinhamento inevitável.

Os líderes de RH usam o Slack de quatro maneiras:

  • Para melhorar o jeito que o RH trabalha com toda a empresa
    Incluindo melhor integração, comunicação, treinamento, gerenciamento de feedback de funcionários, avaliações de desempenho, aumentos, promoções, transferências e mudanças de trabalho.
  • Para melhorar o trabalho dentro do departamento de RH
    Integrando os principais softwares de RH para acelerar a tomada de decisões, centralizar o conhecimento, manter todos atualizados e prestar suporte para que o trabalho seja realizado de qualquer lugar.
  • Para melhorar o engajamento e o alinhamento de funcionários
    Promovendo uma experiência moderna do funcionário, a transparência estratégica e uma cultura de ambiente de trabalho positiva e inclusiva.
  • Para melhorar a colaboração em toda a organização
    Formando uma parceria com a TI e com os líderes corporativos que melhora a colaboração, o compartilhamento de conhecimento, a tomada de decisões, a conformidade e a gestão de dados em toda a empresa.

Em todas as áreas, a simples mudança dos silos de informação e das comunicações fragmentadas para um espaço de colaboração aberto tem um grande impacto na eficiência, produtividade e felicidade no trabalho.

Essas mudanças profundas ajudam a melhorar o trabalho de modo comensurável, independentemente de onde o Slack for implementado. Vamos conferir alguns exemplos.

O Slack torna seu software de RH mais eficaz

O Slack aumenta a eficiência da sua plataforma de software de RH e as ferramentas preferidas de produtividade e RH da sua equipe.

Nossas parcerias e integrações com softwares, como Workday, Peoplesoft, Oracle, ADP, e SuccessFactors significam que suas equipes podem trazer a eficiência dessas ferramentas, além de uma ampla gama de apps de produtividade e especializados de RH, para o Slack. Assim, sua equipe pode:

  • Pesquisar arquivos entre os apps
  • Compartilhar dados com outras equipes
  • Organizar notificações e atualizações

Em suma, tudo o que as pessoas fazem diariamente pode ser feito de modo mais fácil diretamente no Slack (por exemplo, encontrar respostas imediatas para perguntas sobre questões como folha de pagamento, benefícios e o status de pedidos de folga).

Procure a tag integrações neste guia para ver mais exemplos.

Tema 1

Acelerar o recrutamento e a contratação

O Slack acelera a busca por novos talentos e protege dados e conversas confidenciais.

Simplifique a divulgação de uma vaga

Antes de publicar uma abertura de vaga, crie um canal privado para discutir o escopo, a faixa salarial, o cargo etc. entre os gerentes de contratação, os líderes de departamento e os recrutadores.

Depois, colabore na descrição final da vaga e, quando estiver pronto, marque seu documento com um alfinete ou publique-o no canal. Assim que publicado, use o canal para discutir os cronogramas da primeira rodada de apresentações de candidatos.

O fluxo de trabalho de automação e integração torna a contratação mais rápida.

Acompanhe os candidatos por todo o processo

Após a publicação de uma vaga, muitas equipes de RH criam dois ou mais canais privados:

O outro canal privado é dedicado para que o gerente de contratações, parceiro corporativo de RH, contratante e recrutador compartilhem currículos de destaque, organizem entrevistas e finalizem ofertas.

Como seu Sistema de acompanhamento de candidatos se integra ao Slack, você recebe atualizações automatizadas dos principais acontecimentos no canal, por exemplo, quando o candidato avança no processo de entrevista, quando um entrevistador envia um feedback, quando uma proposta de emprego é enviada ou quando a proposta é aceita.

Outro canal privado é dedicado para seu painel de entrevista. Nele, você fará upload de currículos de candidatos e cronogramas do local, marcará a descrição do trabalho com um alfinete e reunirá o feedback pós-entrevista.

Esse ponto único de colaboração permite tomar decisões de contratação melhores e mais rápidas e oferecer agilidade no retorno aos candidatos.

O primeiro passo é reunir todas as informações de contratação em um único local para pesquisa e tornar o recrutamento transparente para as pessoas envolvidas.

Integrações

Tema 2

Agilizar a integração dos novos contratados

Dar as boas-vindas calorosas e profissionais aos novos contratados, com acesso liberado às informações importantes, transforma o nervosismo do novo emprego em engajamento focado. Isso também ajuda a rapidamente incluí-los na produtividade total.

Em vez de ter, no primeiro dia de trabalho, uma caixa de entrada vazia, seguida por uma tormenta de e-mails encaminhados, as novas contratações começam explorando os canais com conversas relevantes para seu cargo.

O canal #boas-vindas é um espaço em que as novas contratações podem fazer perguntas, conhecer outras novas contratações e encontrar as informações mais importantes da empresa: a missão e as principais políticas que podem ser marcadas com um alfinete no topo do canal.

É possível criar canais exclusivos para cada coorte de novas contratações (por exemplo, #novas-contratações-out18) para criar minicomunidades privadas de apoio mútuo. Enquanto os funcionários estiverem se atualizando, o Slack estará lá para ajudar.

Por exemplo, eles podem pesquisar tópicos ou palavras-chave relacionadas ao trabalho que estão realizando e encontrar todos os arquivos e as conversas relevantes, além dos especialistas no assunto.

Integrações
Além da integração com as principais plataformas de RH, o Slack também incorpora uma ampla gama de apps de integração, incluindo:

As empresas do Slack atingem a produtividade total do funcionário 24% mais rápido.

Pesquisa da IDCThe Business Value of Slack, 2017

A integração ao Slack
Frequentemente, acaba sendo trabalho do RH mostrar às novas contrações como usar as ferramentas de colaboração escolhidas pela empresa. Com o Slack, isso não poderia ser mais fácil. Como ele é muito intuitivo de usar, o treinamento leva minutos. Use os materiais de integração que fornecemos, mostre os canais aos quais eles terão acesso e deixe que eles explorem. Depois disso, a equipe de suporte do Slack e a Central de Ajuda tomarão as rédeas.

Estamos aqui para ajudar você e sua equipe.

Tema 3

Prestar suporte mais eficiente aos funcionários

As equipes de RH podem usar o Slack para simplificar e automatizar a maneira como prestam suporte a todos os funcionários, incluindo comunicação dos benefícios, gerenciamento das avaliações de desempenho, monitoramento de horários e pedidos de férias.

Veja abaixo o que pode ser feito:

Permitir o autoatendimento do funcionário

Ofereça um destino de recursos fácil de pesquisar para manter todos informados sobre as políticas importantes e os anúncios relevantes para funcionários e contratantes de cada país.

Em vez de o RH responder às dúvidas sobre o plano de saúde da empresa, os funcionários podem pesquisar pelas respostas e filtrar os resultados por canal, intervalo de datas ou até mesmo por quem postou.

Definir lembretes automatizados
Assim, sua equipe não precisa se preocupar em acompanhar prazos burocráticos importantes.

Com alertas pontuais, seus funcionários entenderão melhor os programas de benefícios e participarão mais deles, sem perder tempo procurando as pessoas.

Criar perguntas frequentes de RH e benefícios
Marque as perguntas frequentes com um alfinete em canais relevantes para que as pessoas possam encontrar respostas para as perguntas que tiverem.

No RH, as mesmas perguntas são feitas muitas vezes. Com os canais do Slack, seus funcionários sabem onde achar as respostas.

Gerenciar o aprendizado e o desenvolvimento
Planeje, implemente e monitore programas de aprendizado de modo colaborativo.

Reunir os especialistas no assunto, profissionais de aprendizado e as partes interessadas no gerenciamento acelera as estratégias de aprendizado e desenvolvimento. Além disso, o Slack facilita a comunicação com os alunos e o monitoramento do progresso deles.

Assim que você tiver um lugar central para compartilhar o conhecimento do RH, será muito mais fácil e rápido se comunicar eficientemente com todos os funcionários. Isso libera sua equipe para se concentrar em tarefas mais estratégicas, como criar novos planos de benefícios ou desenvolver um programa de aprendizagem completamente novo.

Integrações

 

Com o crescimento, você passa a ter mais processos e mais pessoas na cadeia de valor. Tudo fica naturalmente mais lento. Parte dessa mentalidade de start-up consiste em manter a agilidade da comunicação e da entrega. Eu acho que o Slack nos ajudou muito nisso.

Lee JonesGerente de employer branding e redes sociais, Trivago

Tema 4

Aumentar e monitorar o engajamento

Talvez o desafio mais importante do RH seja estimular os funcionários engajados a trazer toda a sua personalidade para o trabalho.

O Slack ajuda os departamentos de RH a monitorar e aumentar o engajamento de funcionários e, ao mesmo tempo, oferecer a eles o que querem: um jeito de trabalhar mais conectado.

Veja abaixo algumas táticas à disposição do RH:

Criar canais executivos "Pergunte-me qualquer coisa" e convidar todos os funcionários a interagirem com os executivos sênior, promovendo transparência e diálogo aberto.

A transparência é importante. Em uma pesquisa recente encomendada com a Kelton Research, 80% dos trabalhadores do conhecimento disseram que queriam saber mais sobre como as decisões são feitas nas organizações onde trabalham.

Conduzir pesquisas de engajamento com frequência usando o Slack para convocar a participação de funcionários e apresentar os resultados.

De acordo com a pesquisa da Kelton, 91% dos funcionários afirmam querer se sentir mais próximos dos colegas. Monitorar o engajamento ajuda você a verificar se eles estão tendo isso no trabalho.

Promover grupos de pesquisa de funcionários, encorajando pessoas com afinidades e interesses comuns a criar comunidades e clubes. No Slack, as pessoas se acham e organizam comunidades com facilidade.

Grupos de diversidade, programas de voluntariado e clubes de desenvolvimento pessoal aumentam o moral e a retenção de funcionários. Você precisa de um jeito para apoiar e empoderá-los.

Conduzir programas de reconhecimento de funcionários usando o Slack para promover a participação e recompensar ótimos desempenhos e funcionários em público.

O reconhecimento público faz com que os funcionários se sintam valorizados e envolvidos.

Os fluxos de trabalho digitais modernos podem ser excludentes. Ter um espaço de colaboração compartilhado é um jeito eficaz de promover vínculos e relacionamentos que resultam em funcionários mais felizes e engajados.

Integrações

O Slack é uma ferramenta essencial, ele realmente nos ajuda no dimensionamento e ainda nos faz sentir conectados uns aos outros em equipes e escritórios remotos.

Lisa MadokoroEspecialista em cultura, Shopify

O engajamento da trivago monitorado no Slack

A equipe de Talentos e Organização da trivago, uma das empresas que mais cresce na Alemanha, curte verificar o pulso do sentimento dos funcionários.

Todas as semanas, um bot do Slack pede que os funcionários respondam anonimamente a perguntas e declarações, como “Eu entendo a contribuição do meu trabalho na organização” ou “Estou feliz com a frequência com que sou reconhecido”.

A equipe de Talentos e Organização revisa todas as respostas para gerar pautas para as reuniões gerais da empresa. Ela também monitora a pontuação de NPS dos funcionários da trivago e mostra capturas de tela dos comentários para os gerentes.

“Se comunicarmos uma mudança importante e você perceber uma queda na pontuação, isso dará uma ideia de como os talentos se sentiram”, explica Anitta Krishan, líder da Base organizacional. “É possível observar a curva de gerenciamento de mudanças nos resultados.”

Impacto

O Slack aumenta a eficácia de toda a organização

Até agora, vimos como um espaço de colaboração em tempo real, integrado a outros softwares de trabalho, melhora o impacto e a eficiência do departamento de RH.

Mas os líderes de RH também estão mostrando como o Slack pode aumentar o desempenho de todos os departamentos.
Eles estão trabalhando com o departamento de TI e colegas do setor para promover tomadas de decisões mais rápidas e ter uma colaboração transparente, transferência de conhecimento mais simples e melhor trabalho em equipe entre departamentos e equipes distribuídas.

Funcionários que acham que as informações são compartilhadas de modo claro e colaborativo são mais felizes no trabalho. No entanto, apenas 26% deles descrevem o escritório onde trabalham como “conectado”.

É o que os funcionários querem:

  • 1 em 4 diz estar insatisfeito com o modo como as informações são compartilhadas no trabalho.
  • Aqueles que se comunicam usando os programas de mensagens instantâneas do trabalho têm 50% mais probabilidade de descrever o ambiente como conectado (32% em comparação a 22% para não usuários).
  • 31% dos trabalhadores do conhecimento acreditam que ter comunicação e ferramentas melhores ajudaria a criar um ambiente de trabalho colaborativo ideal.

Alguns exemplos:

  • Equipes de vendas e marketing usam o Slack para realizar campanhas e monitorar oportunidades, integrando-o a ferramentas, como Salesforce, Marketo e Drift.
  • Equipes de suporte ao cliente integram o Slack a ferramentas, como o Zendesk, Groove e Twitter para tornar o serviço colaborativo.
  • Equipes de gerenciamento de projetos de todos os departamentos usam o Slack para unir softwares de projetos, incluindo Trello, Asana, Google Docs, Workfront, Dropbox e dezenas de outros apps.
  • Equipes de desenvolvimento usam o Slack para acelerar o desenvolvimento de software, integrando ferramentas como GitHub, JiraCloud, Glitch e ScrumBot.

Em suma, não há departamento ou setor que não se beneficie da redução das conversas por e-mail, reuniões e teleconferências com um jeito melhor de colaborar.

O Slack capacita um RH mais rápido e colaborativo

Os líderes de RH e o Slack têm a mesma missão: liberar o potencial total das equipes no trabalho.

Este guia mostra apenas algumas maneiras com que as equipes de RH usam o Slack para ter um impacto ainda maior nas empresas e liderar um caminho mais amplo para um trabalho mais aberto e colaborativo em toda a empresa.

Será um prazer conversar com você sobre como o Slack pode ajudá-lo a:

  • Agilizar a integração dos novos contratados
  • Acelerar o recrutamento e a contratação
  • Prestar suporte mais eficiente aos funcionários
  • Aumentar e monitorar o engajamento
  • Aumentar a eficácia de toda a organização
  • Ou superar outros desafios de colaboração ou compartilhamento de conhecimento

Nossa experiência com alguns dos líderes de RH mais inovadores do mundo nos dá a confiança de que podemos ajudar você a ter processos e resultados melhores.

Estamos prontos para você.

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.

Recursos relacionados