Slack para desenvolvedores de software

O Slack oferece a engenheiros e desenvolvedores uma nova maneira de criar e enviar software. Saiba o que a API do Slack oferece: criação de ferramentas internas, bots brilhantes e apps úteis para que você possa compartilhar informações externas, simplificar o monitoramento de desempenho, centralizar a comunicação com a equipe de desenvolvimento e muito mais! 💾 

Por que as equipes de desenvolvimento devem usar o Slack?

  • Escreva, implante e depure código com a ajuda de outros apps.
  • Acompanhe notificações de erro e solicitações de alteração.
  • Trabalhe com metodologias ágeis e crie fluxos de trabalho eficientes.
  • Crie integrações internas para seu workspace.

Continue lendo para saber como uma equipe de desenvolvimento de software pode tirar proveito do Slack. 🙌


Criar e compartilhar snippets

Os snippets são úteis. Com eles, é possível compartilhar código, arquivos de configuração e arquivos de log, fundamentais para que desenvolvedores saibam como o computador executa o código e o que ele tem para informar no formato de logs. 

Ao criar um snippet, você pode selecionar entre 60 linguagens diferentes de programação. Crie e compartilhe snippets no seu workspace em piscar de olhos!

Precisa compartilhar um arquivo de texto sem formatação? Ao enviar um arquivo de texto sem formatação no Slack, ele será automaticamente convertido em um snippet. Todos conseguirão lê-lo com facilidade sem precisar abrir outro app. 

Atalho de teclado: ShiftEnter (Mac) ou CtrlShiftEnter (Windows) abre a janela pop-up para criar um novo snippet no Slack.

snippet_para_revisão

Além de snippets de código (fáceis de baixar para compartilhar códigos mais longos), também é possível exibir porções mais curtas de texto como código de largura fixa e enviá-los por mensagem em um canal.

Basta colocar o texto entre ```backticks``` para criar um bloco de texto pré-formatado e de largura fixa. Ficaria desta forma no Slack:

bloco de código

💡 Leia mais para saber como formatar mensagens


Acompanhar erros e solicitações de alteração

O desenvolvimento de software pode estar em fluxo constante. Assim, integre suas ferramentas de monitoramento de problemas e projetos ao Slack para que sua equipe controle relatórios de bugs, pedidos de alteração e feedback de usuários. (Diremos como fazer isso com webhooks e integrações!)  

notificação_de_bug

Se você usa uma ferramenta de repositório, como o GitHub, tente integrá-la ao seu workspace. Com as duas ferramentas conectadas, você pode criar canais exclusivos no Slack para monitorar confirmações, solicitações de pull, problemas e implantações. 

💡 Leia Usar o GitHub com o Slack para saber mais.

 

Webhooks e integrações

No Slack, nossa equipe tem canais para #alertas-php, #tarefas-cron e #dev-ops! 🦁 Os webhooks de entrada são um ótimo jeito de encaminhar automaticamente as informações e os dados de fontes internas para um canal no Slack. Precisa monitorar tarefas cron ou script em lotes? Webhooks são a solução. Você também pode torná-los interativos!

Talvez você veja isto em um canal específico para #cron-jobs:

relatórios_de_webhooks_no_slack

💡 O site da API do Slack mostra como formatar as mensagens do bot para facilitar a leitura das informações. 

Como interagir com apps no Slack

Os comandos de barra permitem que usuários interajam diretamente com o app no Slack. Já temos comandos integrados como /lembrar e /silenciar para ajudar você a navegar mais rapidamente pelo Slack, mas as possibilidades são infinitas. ➰

Por exemplo, conecte o Jira (ou outro app semelhante) ao Slack para simplificar o processo de comunicação de bugs para a sua equipe. A atribuição do comando de barra /bug não poderia ser mais fácil de ser lembrada pelos seus colegas de equipe, e eles não precisam nem mesmo sair do Slack para registrar um novo bug. 

bug_do_jira_no_slack
Como criar integrações internas personalizadas para um workspace

Engenheiros e desenvolvedores têm o conhecimento técnico para criar integrações internas sob medida para sua equipe. Com as APIs do Slack, conecte suas ferramentas de terceiros, fontes de dados externas e fluxos de trabalho personalizados ao Slack:

  • Reúna o trabalho em um só local.
  • Transforme as notificações em ação.
  • Pesquise em todos os seus sistemas.
  • Aumente a visibilidade dos processos de trabalho.

💡 Saiba mais sobre como personalizar o Slack com integrações internas.

Webhooks de entrada: Atenção, engenheiros! Acesse nosso site para desenvolvedores para criar um webhook de entrada. 🔧


Trabalhe com metodologias ágeis

👫 Organize reuniões diárias

Dê mais tempo para sua equipe com reuniões recorrentes no Slack. Para manter as "reuniões" focadas, sugerimos criar um canal #reunião exclusivo para atualizações diárias de todos.

reunião_rápida_no_slack

Se alguns dos seus membros trabalham remotamente ou não seguem o ambiente de escritório tradicional, faça reuniões no Slack para permitir que todos participem de onde estiverem.


📕 Use postagens para detalhar especificações técnicas e adicione-as aos favoritos nos canais correspondentes

Facilite a localização de informações sobre o produto que você está criando. Escreva uma postagem no Slack para documentar especificações técnicas, resumos de projetos ou listas de tarefas. Adicione esses itens aos favoritos nos canais relevantes para que você e a equipe de programadores possam encontrá-los facilmente.

 

💬 Acompanhe o feedback, as solicitações e os problemas com emojis e emojis de reação.

Coordene os esforços da sua equipe atribuindo a tarefa de responder perguntas em um canal de triagem a uma pessoa por dia (#triagem-ios, #triagem-android, #triagem-appweb, #triagem-ops etc.).


Veja como:

  1. Atualize o assunto do canal para que todos saibam quem está trabalhando em determinado dia, semana ou mês.
    triagem_de_assunto_no_canal
  2. Incentive as pessoas a usar emojis específicos para indicar a gravidade de um problema.

    O emoji 🔴 :red_circle: significa que o problema é urgente.
    O emoji 🔵 :blue_circle: é usado para perguntas ou problemas.
    O emoji ⚪️ :white_circle: é usado para feedback.

  3. Use reações de emoji para informar outras pessoas de que você está trabalhando no problema.

    O emoji 👀 :eyes: significa "Estou verificando o problema agora".
    O emoji ✅ :marca_de_verificação_branca: significa "O problema foi corrigido".

É isso! Veja um exemplo de como a mensagem fica no canal #triagem-appweb.problema_de_triagem

Se o canal de triagem for muito movimentado, crie um bot que detecte emojis específicos para ajudar a acompanhar os problemas mais urgentes.

bot_de_triagem

Dica: escolha um emoji personalizado que represente o recurso ou projeto em que sua equipe está trabalhando. Seja criativo! 🎨

 

Apps para desenvolvedores de software

Listamos alguns exemplos, mas o Diretório de apps do Slack está repleto de ferramentas para desenvolvedores, basta escolher a sua!

GitHub

O GitHub facilita o armazenamento de projetos do Git e o trabalho em equipe. Conecte o GitHub ao Slack para manter os membros em sintonia. Você receberá notificações do Slack sobre eventos de confirmação, solicitações de pull, eventos de problemas e status de implantações.


Codeship

Para equipes que trabalham juntas em recursos ou projetos, o Codeship ajuda todos a acompanhar o fluxo de trabalho de desenvolvimento. Use o Codeship para executar testes em software hospedado e automatizar as implantações de código da equipe. Quando integrado com o Slack, o Codeship automatizará as implantações de código da sua equipe e enviará notificações para um canal específico, para avisar se as novas versões foram bem-sucedidas ou não.


Jira Cloud

O Jira Cloud ajuda as equipes a atingirem todo o seu potencial com acompanhamento avançado de fluxo de trabalho e projetos. Fique por dentro com o Jira sem precisar sair do app Slack. O @jirabot enviará notificações do Jira Cloud para o seu canal no Slack e, quando você conectar um projeto ao seu canal, o @jirabot visualizará automaticamente os problemas detectados pelo Jira quando eles forem mencionados.

visualização_da_nuvem_do_jira

💡 Para saber mais, acesse Postar atualizações do Jira no Slack.

Escreva, conecte-se e desfrute! Saiba mais sobre a criação de apps para pessoas no trabalho em: slack.com/developers