E-book

O miniguia de recrutamento

Faça contratações mais inteligentes com a ajuda de um espaço de colaboração adaptativo.

Duas contratações, duas histórias diferentes

A ruim...

Anand está pronto para um recomeço em sua carreira. Por isso, quando soube que a Coyote Controls estava buscando desenvolvedores de apps, ele prontamente enviou seu currículo por e-mail.

Nas quatro semanas seguintes, ele não recebe nenhuma notícia sobre sua inscrição. Até que, de repente, ele recebe um e-mail o convidando para uma entrevista.

Quando chega o grande dia, Anand chega ao escritório da Coyote às 10h em ponto. No entanto, dois dos entrevistadores só aparecem às 10h30. Anand começa a ficar cheio de dúvidas.

A entrevista finalmente começa. Assim que ouve a primeira pergunta, entretanto, Anand percebe que não tem, de fato, a experiência que a Coyote está procurando. Todo o processo de candidatura de Anand foi uma perda de tempo, para ele e para a Coyote.

Desiludido, ele reclama sobre sua experiência na Internet e jura que jamais aceitará trabalhar na Coyote Controls.

O processo de contratação pode ser uma tortura. Longa e complicada, a jornada desde a inscrição para a vaga até o primeiro dia de trabalho muitas vezes é cheia de percalços para o candidato e para a equipe de RH ou recrutamento.

Robin SchoolingDiretora de pessoal, Strio Consulting

Do outro lado da cidade, Belinda está animada. Ela está concorrendo a uma vaga no setor de vendas da Acme Anvils, e tudo está correndo muito bem.

Ela viu o anúncio do emprego há uma semana. Pouco tempo depois de ter enviado seu currículo por e-mail, ela foi convidada para participar de um canal do Slack pelo diretor de RH da Acme. No canal, ela conheceu todas as pessoas envolvidas no processo de recrutamento e teve a oportunidade de tirar muitas de suas dúvidas.

Ao longo dos próximos dias, ela concluiu seu teste de aptidão por meio do canal e recebeu feedback sobre ele. Além de ter feito um teste excelente, ela também conheceu vários de seus possíveis futuros colegas.

Agora, ela está agendando sua entrevista para daqui a três dias, falando diretamente com os entrevistadores por meio do Slack para combinar todos os detalhes. Ela mal pode esperar para encontrá-los pessoalmente.

Belinda está convencida. Seja como for, ela certamente quer muito trabalhar na Acme Anvils.

O que é uma boa experiência

Como mostram as duas histórias, o recrutamento é um processo complexo que pode facilmente dar errado.

No entanto, se você acertar, poderá ter muitos benefícios:

  • Encontrar a pessoa certa
    Contratar a pessoa errada é um erro que pode custar caro e levar anos para ser corrigido. Um recrutamento pontual ajuda a acertar de primeira.
  • Atrair os melhores talentos
    Hoje em dia, não é fácil recrutar pessoas capacitadas. Nos EUA, o desemprego atingiu o nível mais baixo em 49 anos e o mercado de trabalho ficou mais restrito. Os candidatos têm muitas opções e precisam de um motivo para escolher a sua empresa.
  • Chegar primeiro
    A tecnologia acelerou tudo, e os bons candidatos não ficam esperando. Trabalhadores jovens esperam uma experiência tecnológica e sempre on-line. Você precisa ter agilidade para fazer contratações revolucionárias antes da concorrência.
  • Criar sua marca como empregador
    Os candidatos esperam que sua experiência como funcionários refletirá a experiência do recrutamento. Um processo forte de contratação faz com que eles se sintam seguros de que fizeram a escolha certa e os motiva a começar com todo o gás.
  • Economizar tempo e dinheiro
    Recrutar leva tempo (cerca de 38 dias por contratação. Quanto melhor for o seu processo de recrutamento, mais você economizará.
  • Ter uma estratégia (finalmente)
    Processos de recrutamento mais inteligentes significam menos burocracia e parcerias de maior impacto. Assim, você pode se concentrar em construir habilidades, planejar e agregar cada vez mais valor.

Em outras palavras, recrutar é muito mais do que simplesmente buscar recursos humanos no mercado de trabalho. É um processo humano e colaborativo que envolve aprendizado, compreensão e o estabelecimento de relações.

O que os candidatos querem

Catherine Rush, ex-diretora de talentos em tecnologia na DMG Media, argumenta que os recrutadores precisam:

  • Tornar o processo de recrutamento o mais rápido possível
  • Enxergar o processo com os olhos dos candidatos para entender se ele funciona para eles
  • Dar aos candidatos a oportunidade de se expressar, explicar suas experiências e demonstrar suas habilidades
  • Dar feedback aos candidatos a respeito de seu desempenho

Um bom recrutamento combina três elementos vitais:

Por que as antigas abordagens de recrutamento não dão conta do desafio

As empresas e os candidatos estão exigindo muito mais do processo de recrutamento. O problema é que essas abordagens antigas, que se baseiam em ferramentas como e-mail, telefone e planilhas, simplesmente não correspondem a essas expectativas.

O que são abordagens antigas de recrutamento:

  • Lentas
    Demorar demais para encontrar as pessoas certas e integrá-las, desperdiçando muito tempo e dinheiro nesse processo
  • Unilaterais
    Pensar somente nas necessidades internas da empresa que está recrutando, sem prestar atenção às necessidades e aos desejos dos candidatos
  • Indiferentes
    Deixar os candidatos esperando durante semanas para saber o que aconteceu com suas inscrições
  • Complicadas
    Confiar em tecnologias antigas que simplesmente não dão conta de comunicações instantâneas, compartilhamento ininterrupto de informações ou colaboração remota entre recursos

Os melhores candidatos… têm um certo desdém por empregadores que 'não sabem o que estão procurando até encontrar', não definem ou não correspondem às expectativas, não prestam atenção ao que ouvem e não se responsabilizam por respeitar todos os candidatos interessados na empresa.

Talent Board North American Candidate Experience Report (Relatório de experiências de candidatos norte-americanos do Conselho de Talentos

O espaço de colaboração adaptativo:
uma nova abordagem para gerenciar o recrutamento (e as outras áreas do RH)

Os líderes de recursos humanos de vários setores já descobriram uma nova e poderosa maneira de simplificar e acelerar o processo de recrutamento. É o chamado espaço de colaboração adaptativo, que é significativamente diferente da primeira geração de intranets e ferramentas de colaboração.

Um espaço de colaboração adaptativo é:

  • Voltado para o usuário
    Gerenciado por e para usuários
  • Fluido e orgânico
    Dá suporte à maneira como cada equipe quer trabalhar em cada projeto
  • Aberto
    Compartilhar é o padrão (com privacidade e segurança extremas)
  • Baseado em canais
    Organizado de maneira lógica em canais por projeto, equipe ou assunto
  • Pesquisável
    Para que o conhecimento da empresa esteja disponível e possa ser localizado
  • Integrado
    Reúne todos os seus apps de RH e produtividade em um só lugar
  • Fácil de adotar
    Para que os usuários passem a acessar o espaço de colaboração com espontaneidade e sem esforço

Cinco benefícios de um recrutamento mais inteligente

Vejamos cinco áreas nas quais o uso de um espaço de colaboração adaptativo pode fazer uma grande diferença no recrutamento.

1. Menos tempo até a contratação

Seu espaço de colaboração adaptativo permitirá que você acelere vários aspectos do processo de recrutamento.

Conforme você desenvolve os requisitos de um cargo, use o espaço para solicitar, obter e documentar as contribuições dos gerentes de contratação e outros membros da equipe. Quanto mais rápido você chegar a um acordo sobre os requisitos, mais rápido a vaga poderá ser anunciada e atrair candidatos qualificados para sua empresa.

Posteriormente, o espaço poderá ajudar você a marcar entrevistas, obter feedback, coletar opiniões das partes interessadas e preparar ofertas de emprego mais rapidamente do que com as ferramentas tradicionais.

Em conjunto, essas melhorias contribuem para um processo de recrutamento mais rápido no geral, capaz de atrair os talentos dos quais você precisa no momento certo.

2. Feedback e alinhamento mais rápidos sobre os candidatos

Antes da chegada das inscrições dos candidatos, você pode criar um canal dedicado em seu espaço para ver, compartilhar e solicitar feedback sobre as inscrições.

As partes interessadas podem compartilhar seus comentários e sugestões, conversar sobre os candidatos e chegar rapidamente a decisões sobre pré-seleção, entrevistas e, por fim, ofertas de emprego.

Use conversas e emojis para ter uma visão geral sobre o que as pessoas acham dos candidatos.

3. Melhores contratações

Seu espaço pode ajudar você a aumentar seu alcance, aumentar o nível de qualificação dos candidatos e garantir a contratação de seus candidatos favoritos com mais frequência.

Indicações são uma ótima fonte de candidatos qualificados. Embora os candidatos indicados tenham a taxa mais alta de contratação, comecem a trabalhar antes e relatem maior satisfação, ao máximo. Para estimular as indicações internas, crie um canal para divulgar vagas internamente, solicite indicações e publique incentivos.

Se você optar por usar contratantes externos ou uma agência, como fazem muitas grandes empresas, o uso de canais compartilhados permitirá que eles contribuam de maneira rápida e fácil com os recrutadores internos e a equipe de fornecimento.

4. Dar e receber um feedback melhor

Seu espaço é a maneira ideal de obter feedback de várias fontes: da opinião dos gerentes de recrutamento sobre os candidatos até a opinião dos candidatos sobre o próprio processo de recrutamento. Com ele, também é mais fácil dizer aos candidatos como eles se saíram nos testes e nas entrevistas.

Os candidatos também são partes interessadas, e as impressões deles sobre o processo de entrevista são importantes. Das pessoas que buscam emprego, 90% acreditam que deveriam receber feedback sobre sua experiência na entrevista, mas 74% dizem que nunca receberam esse feedback. Quarenta por cento dizem que responderam a perguntas irrelevantes durante as entrevistas, demonstrando pouca preparação e falta de informação por parte da empresa contratante.

Para evitar problemas como esse, use seu espaço para definir o processo que será seguido antes de iniciar as entrevistas. Isso pode fazer uma grande diferença. Empresas com processos de entrevista não padronizados têm mais de cinco vezes mais chances de contratar a pessoa errada

5. Menos reuniões de análise

Depois que começar a usar um espaço, você precisará de muito menos reuniões de análise durante o processo de recrutamento. Isso economiza tempo internamente e torna o processo mais rápido de modo geral. Durante a preparação para as entrevistas, o espaço é a maneira ideal de compartilhar as estruturas, os quadros de resultados de contratação e as diretrizes para as entrevistas, além de atingir o alinhamento necessário entre as partes interessadas envolvidas nas entrevistas e avaliações. Depois que a pré-seleção for concluída, você poderá usar o espaço para confirmar os horários, locais e participantes das entrevistas. Crie um canal onde os entrevistadores possam coordenar as questões logísticas e os tópicos a abordar (para evitar perguntas duplicadas) e gerenciar o feedback após o evento. Isso cria um registro claro de auditoria e permite consultar novamente as informações dos candidatos mais tarde.

Depois que a vaga for preenchida, arquive os canais relacionados para manter seu espaço organizado. Se precisar consultar alguma etapa anterior, todos os canais e recursos continuarão disponíveis. Você também pode acompanhar dados sobre ofertas competitivas para ajudar na tomada de decisões futuras. Para ver dicas sobre como usar um espaço de colaboração adaptativo para integrar os novos funcionários, consulte nosso guia O que é uma integração ideal nos dias de hoje.

O espaço de colaboração ideal para as equipes de recrutamento

Processos e tecnologias de colaboração mais inteligentes conectarão suas equipes de contratação às pessoas, ao conhecimento e ao software que os ajudará a encontrar os melhores talentos.

No Slack, acreditamos que nossa plataforma é o espaço de colaboração ideal para recrutadores e as partes interessadas que representam, em todas as etapas do processo de contratação.

Nossa equipe de recrutamento usa o Slack para facilitar e aumentar a eficiência do processo de entrevistas. Isso nos ajuda a otimizar as entrevistas dos candidatos, facilitando o processo internamente.

The Business Value of SlackPesquisa da IDC, 2017

    Notas de rodapé

    1. The Cost of a Bad Hire Can Be Astronomical, Society for Human Resource Management
    2. United States Employment Rate 2019, Trading Economics
    3. It’s Boom Times for Recruiters After U.S. Job Market Tightens, Bloomberg
    4. 2018 Recruiting Benchmark Report, Jobvite
    5. Is Your Recruitment Process Good, Bad or Ugly?, HR magazine
    6. Why Employee Referrals Are the Best Source of Hire, Undercover Recruiter
    7. How to Manage the Interview Process Effectively, Robert Walters
    8. The True Cost of a Bad Hire, Brandon Hall Group
    9. Archive a channel, Slack Help Center

    Este recurso foi útil?

    0/600

    Ótimo!

    Agradecemos seu feedback!

    Entendi!

    Agradecemos seu feedback.

    Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.