Cliente em destaque

Reinventar a educação on-line e a participação dos alunos com o Slack

"Estamos reinventando a experiência educativa para poder priorizar o ensino on-line e o Slack tem sido um fator muito importante para atingir essa meta."

Jack HylandsGerente-geral de Estratégia e Novos produtos, RMIT Online

Resultados de uso do Slack:

"Com o Slack, estamos criando um tipo de relação que pode se converter em oportunidades de trabalho ou até mesmo na criação de startups para nossos alunos."

Principais integrações usadas com o Slack:

  • Slido
  • Polly
  • Donut
  • Dropbox
  • RealtimeBoard
  • Trello

Fundada em 1887 com o objetivo de educar os trabalhadores e impulsionar a Revolução Industrial, a RMIT University é uma universidade pública localizada em Melbourne, na Austrália. Atualmente, a instituição prepara seus alunos para carreiras em empresas multinacionais, tecnologia e design. Com mais de 87 mil alunos por ano, de mais de 100 países, a RMIT ampliou sua base de alunos por meio da RMIT Online.

A RMIT Online é focada nos trabalhadores que querem aprimorar suas competências para a próxima revolução tecnológica. Após lançar seu primeiro curso em novembro de 2017, atualmente a RMIT Online oferece 22 cursos no seu catálogo, incluindo alguns sobre inteligência artificial, realidade virtual e blockchain. “Estamos nos concentrando nas competências emergentes que estão em falta no mercado, onde existem poucas pessoas com formação universitária”, diz Jack Hylands, gerente-geral de Estratégia e Novos produtos da RMIT Online.

À medida que a equipe da RMIT aumentou a oferta de cursos universitários on-line, começou a se preocupar com os sistemas de gestão de aprendizagem (LMS, na sigla em inglês) tradicionais, que reforçam uma transferência de conhecimentos didática e de cima para baixo e não são interativos o suficiente para os alunos de hoje em dia. “As ferramentas de colaboração disponíveis em um sistema LMS são um pouco limitadas”, diz Hylands. “Estávamos muito interessados em encontrar uma solução para promover uma interação bem maior entre nossos alunos”.

Ao dar ênfase a ensinar competências do mundo real, usando as ferramentas que os alunos encontrarão no local de trabalho, o Slack rapidamente se transformou na ferramenta de comunicação preferida para conectar alunos e professores e facilitar essa interação.

“O objetivo desses cursos é desenvolver competências que os alunos poderão usar no trabalho, como o Slack”, diz Hylands. “A maior parte da nossa equipe vem do meio digital. O Slack tem sido uma ferramenta de comunicação muito importante para nós há vários anos”.

Integração rápida com o Slack mantém o interesse dos alunos nos cursos que ainda não foram lançados

Quando os alunos da RMIT Online se matriculam, são adicionados automaticamente ao Slack como parte do processo de matrícula. Eles recebem um e-mail de boas-vindas que pede que entrem no Slack. Na ferramenta, eles são automaticamente adicionados a diversos canais gerais da comunidade de alunos, para que possam começar a conhecer seus colegas. A RMIT Online descobriu que ao usar o Slack dessa maneira, os alunos se preparam antes para os cursos , o que, por sua vez, melhora o rendimento deles durante as duas primeiras semanas de aulas.

“A participação dos alunos durante as duas primeiras semanas do curso é realmente essencial para aumentar as chances de concluírem o curso e a participação deles ao longo do curso”, diz Julian Stevenson, diretor de Produtos da RMIT Online. “Fazer com que a experiência de integração do alunos ao Slack seja a mais simples possível diminui as preocupações deles na primeira semana.”

Em muitas instituições de educação on-line convencionais, o aluno compra um curso e, em seguida, precisa esperar semanas, ou até mesmo meses, antes de começar e interagir com o instrutor e com outros alunos. No entanto, a abordagem da RMIT Online facilita a integração dos alunos ao curso e os acostuma a usar o Slack para conversar com outros colegas.

“A emoção de começar um curso começa no momento de comprá-lo. No entanto, se você não tiver notícias do curso nas três a quatro semanas antes do início, às vezes o entusiasmo diminui. Integrar rapidamente os alunos ao Slack nos ajuda a manter o interesse deles.”

Jack HylandsGerente-geral de Estratégia e Novos produtos, RMIT Online

Substituição de sistemas de gestão de aprendizagem complexos pelo Slack

Uma das limitações da educação on-line tem sido a incapacidade de facilitar a interação entre alunos e professores de um modo diferente dos antiquados fóruns dos LMS. A RMIT Online viu no Slack a oportunidade de se aproximar ainda mais das interações de aprendizagem espontâneas e imediatas que acontecem nas aulas presenciais.

“Muitos dos momentos de aprendizagem mais brilhantes ocorrem em ambientes informais e não estruturados, em que as pessoas conversam umas com as outras, fazendo perguntas e criando essas conexões”, diz Hylands. “Estamos tentando levar vários desses aspectos positivos da experiência presencial para o ambiente virtual”.

Para simplificar essas interações, cada vez que um curso novo começa, os administradores de curso da RMIT Online organizam os alunos em canais do Slack específicos do curso, em que há pelo menos um mentor especializado no setor. Por exemplo, no curso de blockchain, a RMIT cria equipes de 20 alunos com um mentor e um administrador do curso em cada equipe e grupo associado do Slack.

A sample sales and enterprise conversation in Slack
rmit-onboarding
Zoe Maxwell8h23@here Welcome, new students! Courses don’t kick off for two weeks, but in the meantime please review the new student toolkit in #student-resources for info on class schedules, what to expect in your first weeks, and more. Welcome to RMIT Online!
🙌5
Lee Hao8h23Hi everyone! Thanks for the info @Zoe Maxwell. Where can we find our mentor assignments?
3
Zoe Maxwell9h24Great question, @Lee Hao. Check out #rmit-mentors for your student group and mentor assignments.

Em alguns aspectos, o ambiente do Slack melhorou a interação habitual na aula presencial, oferecendo aos alunos a possibilidade de interagir diretamente com mentores e uns com os outros, assim como de se aprofundar nos projetos e trabalhar em equipe nas tarefas do curso.

O Slack é usado como o canal central para todas as comunicações, incluindo:

  • À medida que os alunos concluem cada módulo de um curso, são incentivados a debater o assunto no Slack com seus colegas
  • Anúncios de palestrantes convidados para os webinários semanais do curso
  • Mentores compartilham notícias importantes do setor
  • Alunos solicitam feedback de outros alunos sobre um projeto

A sample Leo app integration usage
Steve Young15h24/polly
Polly APP@Steve Young has a poll for you!
What did you like about the course this week?
1: Webinar
2: Working with teammates
3: Course content
4: Working with my mentor
1 2 3 4

“O Slack é a base que facilita essas comunicações, seja quando um aluno pede ajuda para um problema técnico, seja para debater notícias relacionadas com o curso”, diz Hylands.

“Queremos que as pessoas aprendam e desenvolvam competências de uma maneira compatível com seu trabalho e sua rotina diária. Se for preciso se conectar a um site e procurar uma conversa em um fórum que foi recebida por e-mail, não será tão prático. O Slack é perfeito devido a essa interação imediata : basta abrir o app e entrar na conversa.”

Julian StevensonDiretor de Produtos, RMIT Online

Aumentar a participação on-line do aluno com o Slack

A RMIT Online tem muito interesse em analisar os resultados do primeiro ano com seus cursos de aprendizagem baseados no Slack. A empresa planeja medir o progresso e a conclusão dos cursos, as entregas de projetos , os índices de aprovados e as credenciais de conformidade com os padrões do setor, além de esperar que sua abordagem exclusiva gere resultados positivos. Além disso, as lições aprendidas pela equipe de educação on-line têm o potencial para ajudar a definir os planejamentos da universidade para as aulas presenciais também.

“Vemos enormes impactos para a educação presencial”, diz Hylands. “Conforme nos distanciamos de uma transferência de conhecimentos baseada em aulas expositivas e nos aproximamos de um modelo de aula em que os alunos trabalham com materiais on-line, a comunicação dos alunos com seus colegas e professores é incentivada fora do ambiente físico. Assim, eles podem aproveitar os momentos presenciais para interagir e colaborar”.

Para uma universidade cuja missão é estar na vanguarda ao oferecer aos alunos competências profissionais e experiências práticas, era importante fazer mais do que oferecer uma versão on-line do currículo presencial. Com o Slack, a RMIT Online encontrou uma maneira única de aproveitar ao máximo a tecnologia para criar uma experiência diferente e possivelmente mais motivadora para os alunos.

“Não [só] transferimos o ensino presencial tradicional por um novo meio de transmissão”, diz Hylands. “Em vez disso, estamos reinventando a experiência educacional para poder priorizar o ensino on-line, e o Slack tem sido um importante componente para atingir essa meta".