O segredo para oferecer uma ótima experiência aos funcionários
Ao ouvir a expressão “experiência do funcionário”, talvez você imagine uma série de coisas: rosquinhas grátis na sala de descanso, computadores modernos, a possibilidade de trazer o cachorro para o escritório, folgas ilimitadas.
Tudo isso é muito legal. No entanto, os diretores de recursos humanos mais perspicazes sabem que há uma coisa que pode aumentar o engajamento dos funcionários muito mais do que qualquer um desses mimos: excelência nas comunicações internas.
Quando uma empresa se comunica bem com seus funcionários (e os funcionários se comunicam bem com as lideranças e entre si), o impacto é muito significativo:
- As pessoas entendem a missão da organização e a contribuição delas para cumpri-la
- Os funcionários vêm trabalhar prontos para fazer o seu melhor e ajudar os colegas a se saírem bem
- Eles ficam mais tempo na organização e querem se desenvolver e avançar
- Eles vão mais longe para agradar os clientes, melhorando a experiência deles
Do outro lado, em uma empresa que não se comunica bem:
- As pessoas se sentem desconectadas da organização, das lideranças e da missão
- Elas não têm as informações necessárias para fazer o melhor em seu trabalho
- Os funcionários não se sentem engajados e, às vezes, ficam até ressentidos, o que pode fazer com que deixem a empresa mais cedo
- A experiência do cliente decai, e os custos com contratação, integração e treinamento aumentam drasticamente
Este guia fala sobre a importância de criar um ambiente de comunicações internas que estimule um ótimo engajamento por parte dos funcionários, contribuindo para oferecer uma experiência excepcional aos clientes.
A comunicação interna é importante para criar uma cultura de transparência entre a gestão e os funcionários, além de engajar os colaboradores nas prioridades da organização. O engajamento do funcionário na literatura de gestão é definido como o grau em que um indivíduo está atento e absorto no desempenho da própria função. Os funcionários engajados geralmente se sentem capacitados, envolvidos, emocionalmente comprometidos e dedicados à organização, além de motivados e orgulhosos de fazer parte dela.
As empresas com as melhores avaliações em termos de experiência do cliente também apresentam níveis altos de envolvimento dos funcionários: normalmente, 79% dos funcionários estão envolvidos.