E-book

O miniguia de comunicações internas

Cinco estratégias de empresas inteligentes para aprimorar suas comunicações internas (com a ajuda de um espaço de colaboração adaptativo).

O segredo para oferecer uma ótima experiência aos funcionários

Ao ouvir a expressão “experiência do funcionário”, talvez você imagine uma série de coisas: rosquinhas grátis na sala de descanso, computadores modernos, a possibilidade de trazer o cachorro para o escritório, folgas ilimitadas.

Tudo isso é muito legal. No entanto, os diretores de recursos humanos mais perspicazes sabem que tem uma coisa que pode aumentar o envolvimento dos funcionários muito mais do que qualquer um desses mimos: excelência nas comunicações internas.

Quando uma empresa se comunica bem com seus funcionários (e os funcionários se comunicam bem com as lideranças e entre si), o impacto é muito significativo:

  • As pessoas entendem a missão da empresa e a contribuição delas para cumpri-la
  • Os funcionários vêm trabalhar prontos para fazer o seu melhor e ajudar os colegas a se saírem bem
  • Eles ficam mais tempo na empresa e querem se desenvolver e avançar
  • Eles vão mais longe para agradar os clientes, melhorando a experiência deles

Do outro lado, em uma empresa que não se comunica bem:

  • As pessoas se sentem desconectadas da empresa, das lideranças e da missão
  • Elas não têm as informações necessárias para fazer o melhor em seu trabalho
  • Os funcionários não se sentem envolvidos e, às vezes, ficam até ressentidos, o que pode fazer com que deixem a empresa mais cedo
  • A experiência do cliente decai, e os custos com contratação, integração e treinamento aumentam drasticamente

Este guia fala sobre a importância de criar um ambiente de comunicações internas que estimule um ótimo envolvimento por parte dos funcionários, contribuindo para oferecer uma experiência excepcional aos clientes.

A comunicação interna é importante para criar uma cultura de transparência entre a gestão e os funcionários, além de envolver os colaboradores nas prioridades da organização. O engajamento do funcionário na literatura de gestão é definido como o grau em que um indivíduo está atento e absorto no desempenho da própria função. Os funcionários engajados geralmente se sentem capacitados, envolvidos, emocionalmente comprometidos e dedicados à organização, além de motivados e orgulhosos de fazer parte dela.

Driving employee engagement: The expanded role of internal communicationsK. Mishra et al, 2014

As empresas com as melhores avaliações em termos de experiência do cliente também apresentam níveis altos de envolvimento dos funcionários: normalmente, 79% dos funcionários estão envolvidos.

Employee Engagement Benchmark StudyTemkin Group, 2017

    Este recurso foi útil?

    0/600

    Ótimo!

    Agradecemos seu feedback!

    Entendi!

    Agradecemos seu feedback.

    Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.