Colaboração

Conversas por voz: por que empresas como Dell, TIBCO e Cookpad estão optando por conversas de áudio no Slack

Com os Círculos do Slack, é possível recriar discussões informais de escritório, acelerar a tomada de decisões e promover a cultura de equipe

Criado pela equipe do Slack30 de junho de 2021

Empresas ao redor do mundo estão se questionando a mesma coisa: é melhor voltar para o escritório, adotar de vez o trabalho remoto ou combinar essas duas opções? Não existe resposta certa, já que as empresas e equipes têm necessidades diferentes. Por esse motivo, cada vez mais as empresas têm escolhido uma abordagem que priorize a tecnologia digital. Isso significa proporcionar às equipes as ferramentas necessárias para trabalhar quando e onde quiserem.

Os Círculos do Slack, nossa nova ferramenta, são uma forma simples e baseada em áudio para viabilizar a comunicação em um canal ou mensagem direta. Sabe quando você passa pela mesa de um colega de trabalho para discutir uma ideia ou conversa com ele no corredor para fazer um balanço após uma longa reunião? Os círculos criam um espaço em que esse tipo de interação é possível enquanto o trabalho continua. Além disso, todos que fazem parte de um canal ou MD podem entrar ou sair da conversa quando quiserem.

O resultado, como a Dell, a Cookpad Inc. e a TIBCO descobriram, é uma resolução de problemas mais rápida, menos chamadas de vídeo e um ambiente de trabalho mais conectado.

Solucionar problemas técnicos na Dell

A resolução de problemas exige um recurso de que nem sempre as equipes de engenharia dispõem: tempo. Por exemplo, a triagem de problemas é um método testado e comprovado para garantir que a equipe se atente às necessidades mais urgentes. Mesmo com um canal dedicado, mensagens e capturas de tela ainda podem ser fundamentais para chegar a uma solução de forma rápida. Por outro lado, encontrar um horário para participar de uma reunião leva muito mais tempo.

A Dell Technologies descobriu uma alternativa melhor e mais rápida: usar os círculos do Slack para agilizar o ritmo dessas conversas. Agora, quando as equipes de devOps precisam ver em primeira mão o que está acontecendo com os colegas, basta abrir um círculo dentro de um canal de triagem. Assim, a pessoa que encontrou o problema pode compartilhar sua tela, e a equipe responsável pode responder às perguntas em tempo real.

“Com os Círculos do Slack, é possível alternar facilmente entre conversas de texto e áudio, seja para fazer brainstorm, detectar um bug ou mesmo bater papo com os colegas”.

Karl OwenLíder sênior de engenharia, na Dell Technologies

“Os engenheiros interessados e disponíveis entram, nós resolvemos o que é preciso, e o restante voltamos a tratar nos canais”, segundo Karl Owen, engenheiro sênior na Dell. “Conseguimos alternar entre apenas uma e várias tarefas ao mesmo tempo com o mínimo de esforço.”

Promover a cultura de equipe na Cookpad

Por muito tempo, interações espontâneas e, vez ou outra, pausas para cafezinhos fizeram parte da cultura de escritório da Cookpad. No entanto, quando a pandemia fez com que a maior parte do trabalho se tornasse remota, essas conversas se transformaram em chamadas de vídeo agendadas. Por sua vez, atividades criadas para incentivar relações entre os colegas ficaram muito formais e, cada vez mais, parecidas com reuniões, segundo Hokuto Hoshi, chefe de engenharia corporativa. Os Círculos do Slack ajudaram a resgatar o intuito original dessas conversas tão importantes.

“Os círculos nos ajudam a permanecer conectados, mesmo quando não podemos virar a cadeira para conversar com um colega ou encontrá-lo na sala do cafezinho.”

Hokuto HoshiChefe de engenharia corporativa na , Cookpad Inc.

Frequentemente, a Cookpad abre círculos tanto para trabalhar em equipe quanto para socializar. É como se fosse uma sala de conferências vazia, na qual todos podem entrar, seja qual for o motivo e a qualquer momento. Além disso, algumas equipes têm preferido usar os círculos, em vez de chamadas de vídeo, durante reuniões agendadas. E, de fato, Hoshi observou a potência desse discurso nesses cenários.

Recriar a espontaneidade do escritório na TIBCO

Conversar durante cinco minutos com um colega após uma reunião. Passar na sala do gerente para receber feedback em tempo real. Aproximar sua cadeira à de um colega para discutir sobre um problema. Todas essas situações acontecem pessoalmente. Por isso, para recriá-las, foi necessário pensar fora da caixa.

“Iniciar um círculo é como bater na porta de uma sala. Qualquer um pode entrar e ter uma conversa rápida, sem a pressão de precisar ligar uma câmera. É a forma mais rápida e fácil de se conectar ao vivo”.

Brad Topliff,diretor de inovações e colaboração na , TIBCO

Para ajudar a aumentar a produtividade das equipes, não importa onde estejam, a TIBCO está recriando essas interações informais com os círculos. Isso inclui reuniões individuais frequentes, nas quais não é preciso ligar a câmera. Isso, por sua vez, aumenta o engajamento das discussões. A TIBCO estima que o uso de videoconferências caiu em quase 30% desde que adotaram os círculos na empresa.

Os Círculos do Slack estão disponíveis para todas as equipes pagas do Slack. Saiba mais sobre como as equipes podem usá-los e fique por dentro dos nossos recursos de tecnologia digital, criados para melhorar a conexão entre equipes, clientes e parceiros do mundo todo.

    Esta postagem foi útil?

    0/600

    Ótimo!

    Agradecemos seu feedback!

    Entendi!

    Agradecemos seu feedback.

    Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.