Manual do Slack para equipes de marketing

Finalize campanhas num piscar de olhos, otimize-as com dados em tempo real e melhore o trabalho multifuncional com o Slack

Introdução

Uma empresa normal perde mais de 20% da sua capacidade produtiva por causa de trâmites internos.

Equipes de marketing e o e-book sobre o SlackIsso inclui todo o tempo que as equipes levam para localizar informações como a lista de participantes do congresso do ano passado ou coordenar internamente o status de designs, textos de marketing, aprovações orçamentárias e outros fatores que afetam o sucesso das campanhas ou dos programas.

Este manual mostrará a você e à sua equipe de marketing como usar o Slack como seu espaço digital, um lugar compartilhado para discutir ideias de campanhas, gerenciar a criação e iterar resultados num piscar de olhos. Trabalhe em canais, integre apps e serviços que você já usa e implante diversos recursos do Slack para encontrar informações em instantes. Assim, as pessoas gastam tempo e energia no que mais importa: conquistar clientes e atender às suas necessidades.

“As equipes de marketing no Slack executam campanhas de marketing 16% mais rápidas e realizam 8% a mais de campanhas de marketing por ano.”

Pesquisa da IDCThe Business Value of Slack, 2017

1. Ter acesso a informações e especialistas internos de toda a empresa

Ter acesso a informações e especialistas internos de toda a empresa
Mais do que um local para organizar as conversas, os canais públicos criam automaticamente um espaço centralizado de conhecimento que todo mundo na empresa pode pesquisar. Se você se comprometer a fazer a maior parte do trabalho nos canais públicos, quando alguém precisar de mais dados para fazer uma campanha avançar, como os resultados da pesquisa mais recente ou o status do design de um outdoor, poderá acessar todas as informações de imediato.

É melhor reservar os canais privados para conversas delicadas ou confidenciais e as mensagens diretas para receber respostas rápidas.

“Essa conversa centralizada proporcionou um enfoque coerente, e todos os envolvidos no projeto conseguiram entender o assunto com facilidade e trabalhar em conjunto rumo ao mesmo objetivo. O Slack reuniu tudo em um só lugar.”

Lindsay WesterDiretora sênior de comunicações e marketing da marca, ZipcarLer a história

2. Transformar informações em ação o mais rápido possível

Obter dados de campanhas em tempo real no Slack

As equipes de marketing precisam consultar um grande conjunto de dados para tomar decisões e iterar rapidamente as campanhas. Em vez de gastar tempo montando planilhas e trocando de ferramenta, use os apps e as integrações do Slack para extrair dados valiosos em tempo real de outros serviços e plataformas e enviá-los para os canais de discussão das equipes.

Com os dados reunidos em canais públicos, os gerentes e outros membros da equipe também ficam atualizados sobre o progresso e os resultados. Sem precisar alternar entre vários apps e logins, você tem menos interrupções para atrapalhar seu dia.

Integrar ferramentas de marketing com o Slack

Conecte estes apps e serviços ao seu workspace Slack para reunir mais fluxos de trabalho da equipe em um só lugar.

Adicione esses apps ao seu workspace e descubra mais na categoria Marketing do Diretório de apps do Slack.

Dica: defina lembretes semanais (/lembrar) para você, um grupo de usuários (@equipe-marketing, por exemplo) ou um canal para lembrar os membros da equipe de postar atualizações de status sobre o andamento da campanha e manter os registros atualizados.

3. Manter a dinâmica, conseguir aprovações rápidas e manter os clientes satisfeitos

Relacionamos estas dicas com alguns exemplos de fluxos de trabalho que contribuem para simplificar sua comunicação com especialistas internos, colaboradores e partes interessadas.

Mantenha a dinâmica com aprovações e feedback imediatos

Você não precisa marcar uma reunião: convide os membros de equipe de várias organizações para os canais do projeto e mantenha o processo de produção em andamento. Economize mais tempo ainda usando emoji para responder com rapidez, reduzindo o tamanho das conversas e mantendo os canais organizados.

Coletar feedback rápido no Slack

Dica: precisa discutir mais detalhes do design? Inicie uma chamada do Slack e use o compartilhamento de tela ou adicione seu app de conferência em vídeo favorito ao Slack para fazerem ajustes e melhorias juntos.

Fique alinhado com as equipes de vendas para dar aos clientes um tratamento preferencial

Se houver um evento, conferência ou webinar na sua campanha, peça ajuda para a equipe de vendas para manter as listas de convidados e confirmações atualizadas. Basta conectar o app Salesforce ao seu workspace para consultar e compartilhar automaticamente as informações de contato dos clientes no Slack.

Impressione os clientes com respostas imediatas

Oba! Sua campanha foi lançada oficialmente e as pessoas começaram a reagir. Impressione os clientes com respostas elaboradas e dadas no momento certo: adicione o app Twitter a um canal para filtrar os comentários e as perguntas de clientes em tempo real. Em seguida, convide redatores e outros profissionais da criação para contribuir com respostas inteligentes que ajudem a agradar ao público.

4. Canal compartilhado: integrar agências, fornecedores e parceiros

Usar e-mails, fazer ligações e participar de reuniões para se comunicar com agências de publicidade, empresas de relações públicas, fornecedores e outros parceiros externos pode adicionar muitas interrupções e retomadas desnecessárias. Simplifique o trabalho e ajude os parceiros externos a se sentirem parte da equipe criando um canal compartilhado para conectar seus workspaces Slack. Assim, todos trocam informações quanto ao progresso com mais frequência, buscam e compartilham dados e geram resultados em menos tempo.

“Com os canais compartilhados no Slack, eu consigo alternar entre as minhas equipes internas e os meus fornecedores externos instantaneamente. Convidá-los para uma conversa ajudou muito a eliminar várias etapas.”

Qual é o próximo passo?

Este manual oferece muito conteúdo, por isso, apresentamos aqui alguns passos iniciais que simplificam os fluxos de trabalho, agilizam os processos e tornam as informações mais acessíveis entre equipes.

  1. Faça uma limpeza nos canais: manter uma boa higiene dos canais é fundamental para que a comunicação entre equipes e departamentos continue clara. Revise periodicamente sua lista de canais, arquivando os que não são mais úteis ou relevantes. Confira estas dicas de como diminuir as distrações no Slack.
  2. Repense os nomes dos canais: existe uma convenção de nomenclatura consistente em todos os canais? Os nomes refletem o objetivo de maneira clara? Dedique tempo para renomear os canais de modo que fiquem fáceis de encontrar e seguir. Saiba mais sobre as práticas recomendadas para nomear canais.
  3. Renove alguns apps: conecte alguns serviços-chave que você usa com frequência (como ferramentas de análise) ao workspace da equipe e tente compartilhar e atualizar dados diretamente no Slack. Explorar os apps de marketing do Slack.

Para ver mais dicas detalhadas e instruções sobre como organizar os canais, trabalhar com outros apps e muito mais, acesse a Central de Ajuda. Se preferir falar com uma pessoa, entre em contato a qualquer momento pelo e-mail feedback@slack.com ou pelo Twitter em @slackhq. Será um prazer ajudar.

Notas de rodapé

  1. Michael Mankins e Eric Garton, Bain & Company, “Time, Talent, Energy”, 7 de março de 2017

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.