Nota do editor:
Como você já deve saber, o Slack agora faz parte da Salesforce. Isso significa que algumas das informações abaixo estão desatualizadas, mas nós queríamos mantê-las pelo contexto histórico e por outros bons motivos. Para saber mais sobre a aquisição do Slack pela Salesforce, leia o anúncio oficial.
Faz um ano que muitos de nós fizemos a transição para o trabalho remoto, um ano cheio de surpresas. Todos nós enfrentamos obstáculos, contratempos e adversidades, mas também vimos várias inovações no mundo inteiro. Embora não tenha sido fácil, organizações de todos os portes e setores estão se preparando para um jeito novo e mais dinâmico de trabalho.
Por isso, hoje, no aniversário de uma mudança coletiva e mundial em direção a um novo futuro de trabalho distribuído, nós anunciamos os primeiros Slack Spotlight Awards. Essa é nossa maneira de reconhecer a criatividade em tempos difíceis e a inspiração por meio da conexão.
E os vencedores são…
A vencedora do Prêmio de Experiência dos Funcionários é a Nike
Em tempos tão conturbados e de distanciamento social, como manter as equipes motivadas e produtivas? Essa é a questão com a qual todos os líderes de negócios se deparam, desde comércios pequenos à maior empresa multinacional. Para desenvolver resiliência, organizações de todos os portes precisam colocar os funcionários em primeiro lugar, oferecendo o suporte e as ferramentas necessárias para que eles continuem produtivos.
Varejista icônica, a Nike está recebendo o Prêmio de Experiência dos Funcionários pela sua dedicação à transformação digital e à experiência dos funcionários.
Quando a pandemia de COVID-19 nos atingiu no começo de 2020, a Nike rapidamente se adaptou às novas condições de mercado e ao fechamento de suas sedes físicas, expandindo o uso do Slack para ajudar as equipes a continuar conectadas e a cumprir com o ambicioso cronograma de lançamentos. Sem perder o ritmo, a marca de roupas esportivas lançou centenas de novos produtos em 2020, incluindo o Air Jordan XI Jubilee e o Air Jordan XI Adapt.
Como ponto mais importante da estratégia de crescimento da empresa, estão as conexões humanas, com clientes ou funcionários.
Dentro da Nike, os funcionários adotam novas formas de trabalhar juntos, impulsionando a transformação digital da empresa. O Slack é uma das ferramentas escolhidas. Os usuários do Slack que trabalham na Nike mais do que dobraram, de 14 mil para 30 mil. Na plataforma, eles colaboram juntos, interagem uns com os outros em canais públicos e privados e enviam mais de 1 milhão de mensagens por mês. E, diferente das caixas de entrada de e-mail que dificilmente eram vistas, o trabalho criativo e o compartilhamento de ideias no Slack se tornaram um arquivo pesquisável com inspirações para toda a organização.
A melhor parte é que os benefícios de trabalhar em uma plataforma baseada em canais vão além dos limites da organização. Os funcionários da Nike também estão usando o Slack para colaborar com parceiros externos, como agências de publicidade, prestadores de serviços e fornecedores em centenas de canais compartilhados.
Promovendo ainda mais a aceleração digital e a vantagem competitiva da Nike, o Slack conta com mais de 2 mil apps e bots personalizados. Essas integrações ajudam as equipes a trabalhar mais rápido no que realmente importa. Por exemplo, o Slackbot envia alertas automáticos para os funcionários quando a demanda no site da Nike aumenta. Com esse fluxo de trabalho, é possível economizar o tempo que seria gasto alternando entre apps, além de oferecer uma melhor experiência aos clientes quando o tráfego no site aumenta. A Nike também permite que os funcionários enviem saudações uns aos outros diretamente no Slack, um ponto-chave para que eles permaneçam conectados e celebrem os resultados onde quer que estejam.
A Nike apenas começou. Com a inovação no DNA da empresa, não há dúvida de que a pioneira no setor continuará a inspirar seus concorrentes e a superar expectativas, não importando quais desafios surjam no caminho.
A vencedora do Prêmio de Nova Sede é a T-Mobile
O prêmio a seguir destaca uma empresa que, em 2020, adotou uma abordagem com foco na tecnologia e criou uma sede digital (em alguns casos, praticamente da noite para o dia) para capacitar a força de trabalho em qualquer lugar.
A T-Mobile, a segunda maior provedora de rede sem fio nos Estados Unidos, está recebendo o Prêmio de Nova Sede por usar o Slack para viabilizar a transição para o trabalho remoto durante a pandemia de COVID-19. Com os canais do Slack, a T-Mobile conseguiu integrar todos os funcionários vindos da Sprint em um único dia. Tudo isso sem interromper o serviço para 102 milhões de clientes.
O esforço incluiu transferir 12 mil funcionários do call-center para o trabalho remoto em menos de duas semanas. Nos canais do Slack, a equipe de consultores da T-Mobile organizou todos os detalhes da mudança e possibilitou que os funcionários fizessem a retirada dos equipamentos necessários para trabalhar. Como os especialistas continuaram com acesso direto às equipes, os clientes não perceberam nenhuma queda no suporte.
Para compartilhar atualizações críticas e fazer uma triagem rápida dos questionamentos, a equipe de mercados de consumo usa um formulário simples do Slack. Assim, é possível fazer solicitações e responder a perguntas sobre políticas de reabertura de lojas específicas, compensação e diretrizes de segurança em tempo real. Como os gerentes de loja geralmente recebem as mensagens em menos de dois minutos, eles estão aptos a atualizar e aplicar as diretrizes locais, mantendo os clientes e funcionários em segurança.
Quando surgem novos produtos da T-Mobile, os funcionários da linha de frente costumam aprender as informações com apenas alguns dias de antecedência, o que gera uma série de questionamentos. Antes do Slack, a única forma de receber respostas era por meio de tíquetes ou ligações para o suporte, o que significava ficar ao telefone em uma longa fila de espera com outros clientes. Ao implementar os grupos de usuário e de suporte do Slack, os especialistas adequados são mobilizados em questão de minutos para responder às perguntas.
Com os fluxos de trabalho do Slack, a T-Mobile continua a evoluir e inovar. Por exemplo, ela implementou um bot do Slack para reduzir o tempo de resolução de problemas de 30 segundos para apenas um segundo. Após a mudança para o trabalho distribuído, a líder em conexões sem fio prosperou ao confiar no Slack para criar sua sede digital e, acima de tudo, continuar “focada nos clientes e comprometida com os funcionários”.
Prêmios dos Slack Spotlight Awards por país
No mundo inteiro, nós estamos vendo um aumento na adoção do Slack tanto nas empresas jovens quanto nas mais tradicionais. O que todas elas têm em comum é a necessidade de ter acesso ao trabalho e promover a agilidade e o alinhamento em toda a empresa. Os prêmios a seguir reconhecem um cliente em cada um dos principais mercados internacionais do Slack (Reino Unido, Alemanha, França, Austrália e Japão) que usa a plataforma para promover o crescimento da empresa de modo eficiente.
O vencedor do Prêmio do Setor Público do Reino Unido é o HM Revenue and Customs
A Receita Federal do Reino Unido, o HM Revenue and Customs (HMRC, na sigla em inglês), está recebendo o Prêmio do Setor Público do Reino Unido por agir rapidamente no Slack para criar, implementar e entregar uma série de serviços digitais que permitiram que mais de 12 milhões de negócios e de cidadãos solicitassem auxílio financeiro durante a pandemia.
Com o Slack, um projeto que levaria vários meses foi concluído em menos de cinco semanas. O Slack ajudou a permitir que mais de 2 mil pessoas em 60 equipes, a maioria trabalhando de casa, colaborassem em tempo recorde. Ao se comunicarem nos canais do Slack, as equipes digitais do HMRC economizaram tempo com apps personalizados e integrações, como o PagerDuty e o Jira. As partes interessadas puderam ver facilmente os status e o andamento dos projetos diretamente nos canais, com os colaboradores do HMRC, prestadores de serviço e parceiros de TI envolvidos. Isso facilitou a colaboração e ajudou as equipes a identificar e a resolver problemas críticos que poderiam ameaçar o desempenho do programa de alto nível. Mesmo fazendo hora extra, eles mantiveram a motivação e criaram um verdadeiro espírito de equipe no Slack e em outros canais.
Em funcionamento desde abril de 2020, os primeiros subsídios foram pagos semanas após a implementação do programa, oferecendo uma ajuda fundamental para aqueles que foram dispensados devido à pandemia. As soluções do HMRC tiveram altos índices de satisfação dos clientes, e o projeto Self-Employed Income Support Scheme (SEISS) foi reconhecido pelo BCS Chartered Institute of IT, do Reino Unido, como o “melhor projeto de TI do setor público”.
O vencedor do Prêmio Reino Unido é a Gymshark
A Gymshark, uma das primeiras a adotar o marketing de influenciadores, está recebendo o Prêmio Reino Unido por usar o Slack para ajudar os funcionários a se concentrar em trabalhos que realmente importam, garantindo que os 12 milhões de seguidores das redes sociais e clientes continuem apaixonados por suas roupas esportivas de alto desempenho dignas do Instagram.
Com o Slack, a Gymshark deixou as comunicações isoladas em caixas de entradas para trás e migrou para os canais. Agora, as equipes encontram com mais facilidade as informações de que precisam para trabalhar. Em vez de perder tempo pesquisando os últimos arquivos nas caixas de e-mail, as informações mais atualizadas estão ao alcance das equipes. Ao integrar ferramentas de uso diário ao Slack, as equipes passam menos tempo alternando entre abas e mais tempo sendo produtivas.
Todos os funcionários da Gymshark estão no Slack. É lá que 95% de todas as comunicações acontecem. E-mails internos se tornaram obsoletos. Em vez disso, os funcionários de diferentes grupos e departamentos se conectam nos canais e usam mensagens diretas quando querem ter conversas individuais. Desde criar um sistema de tíquetes para facilitar as solicitações dos funcionários em toda a empresa até o lançamento de um produto em conformidade com a COVID-19, o Slack se tornou o lugar onde o trabalho da Gymshark acontece.
“O Slack é realmente uma plataforma imprescindível para os nossos negócios”, diz Richard Boon, um dos gerentes de suporte técnico da Gymshark. “Nós temos tudo de que precisamos ao nosso alcance e, além disso, observamos melhorias nos tempos de resposta, produtividade e eficiência”.
Recentemente avaliada em quase US$ 1,4 bilhão, a Gymshark planeja competir com as maiores marcas de produtos fitness do mundo, e continua a expandir o uso do Slack para alcançar esse objetivo.
A vencedora do Prêmio Alemanha é a ABOUT YOU
Uma das empresas de comércio eletrônico que mais cresce na Europa, a ABOUT YOU está recebendo o Prêmio Alemanha por usar o Slack de modo inovador, oferecendo aos usuários uma experiência de compras online mais inspiradora, conveniente e personalizada.
Para ensinar às equipes internas a usar a plataforma, a ABOUT YOU Academy (Academia da ABOUT YOU), um evento mensal da empresa onde se compartilha conhecimento, disponibiliza aulas de noções básicas e avançadas do Slack. Dessa forma, todos os departamentos serão capacitados para aproveitar os diversos recursos do Slack. Desde o RH, que recebe novos contratados e facilita a integração com o criador de fluxo de trabalho do Slack, à equipe de TI, que conta com as ferramentas de gerenciamento nos canais para resolver problemas e incidentes.
Durante os grandes eventos do varejo, por exemplo, a ABOUT YOU usou o Slack para atender à grande demanda do site e garantir uma compra rápida e fácil para os usuários. Nos canais do Slack, as equipes usaram mensagens agrupadas em conversas, emojis e @menções para coordenar os recursos do servidor Amazon Web Services (AWS) e garantir que os compradores aproveitassem uma experiência sem interrupções. Quando os funcionários precisaram falar diretamente com o AWS, a ABOUT YOU confiou no Slack Connect para reunir as equipes certas de cada empresa em um único canal.
A empresa também aproveitou o Slack Connect para colaborar com outras 15 organizações, incluindo parceiros que participaram da conferência anual “code.talks” apresentada pela ABOUT YOU. O Slack também possibilitou fluxos de trabalho mais rápidos e estruturados, além de ter facilitado solicitações de suporte para melhorar a comunicação interna entre os colegas. Para receber e fazer a triagem dos problemas, a equipe de operações contou com uma série de fluxos de trabalho, emojis e canais públicos e privados do Slack.
A vencedora do Prêmio França é a Doctolib
A Doctolib, uma das principais empresas de e-saúde da Europa, está recebendo o Prêmio França por usar o Slack para ajudar a tornar o sistema de saúde mais humano, eficiente e conectado.
Quando o isolamento social entrou em vigor na França em março de 2020, a Doctolib rapidamente fez a transição das equipes para o trabalho remoto. Em questão de poucas semanas, 1.200 funcionários de 40 cidades começaram a usar o Slack para continuar oferecendo os serviços da Doctolib com a mesma eficiência de sempre, mas com uma demanda ainda maior em virtude da pandemia. Em abril, o Slack substituiu o Google Hangouts como plataforma de colaboração escolhida para conectar as equipes e oferecer o melhor atendimento aos profissionais da saúde e aos pacientes.
Agora, a Doctolib usa o Slack não apenas para manter as equipes alinhadas, mas para aumentar o engajamento e a produtividade em todos os departamentos. Além disso, ela conta com o Slack Connect para colaborar com parceiros externos. “Nós ampliamos o uso do Slack para todas as equipes da Doctolib durante o isolamento”, afirma Matthieu Birach, diretor de recursos humanos. “O que começou como um canal de comunicação se tornou o caminho para mantermos um vínculo informal entre os colaboradores da Doctolib. Hoje, nós nos encontramos no Slack para discutir projetos estruturais, compartilhar conhecimento ou rir juntos de piadas sem graça”.
As equipes promoveram novas conexões sociais e substituíram os boletins informativos internos por mensagens mais interativas no Slack, tudo isso com o Block Kit Builder. Várias equipes, incluindo a de TI, confiam nos canais #help (#ajuda) criados com o criador de fluxo de trabalho para facilitar o envio de tíquetes e resolver problemas com mais rapidez. Para acompanhar o crescimento da empresa, a integração de novos contratados agora é compatível com o Slack. Com isso, as equipes de RH podem dar as boas-vindas a mais de 60 funcionários por mês. Não surpreende que a Doctolib, agora com 1.600 funcionários e com planos de crescer ainda mais, faça parte do grupo Next40 da França, junto com outras startups promissoras.
A vencedora do Prêmio Austrália é a Afterpay
A Afterpay, pioneira global na mudança de formas de pagamento, está recebendo o Prêmio Austrália por usar o Slack para tornar a comunicação ininterrupta e aumentar a produtividade, reunindo parceiros internos e externos em um só lugar.
Ao permitir que os usuários paguem em quatro parcelas quinzenais, a Afterpay embarcou na missão de criar uma economia em que todos vençam, proporcionando aos clientes a possibilidade de comprar o que querem na hora em que precisam. Atualmente em um rápido ritmo de crescimento, a empresa atende mais de 20.500 consumidores por dia, chegando à marca total de 11 milhões de clientes.
A Afterpay usa o Slack para se conectar a mais de 900 funcionários, além de capacitá-los para aumentar a produtividade em todos os departamentos. Mesmo quando a pandemia fez com que a maioria dos funcionários passasse para o trabalho remoto, a empresa confiou no Slack para impulsionar o trabalho. De fato, apenas nos últimos seis meses, a Afterpay contratou e integrou mais de 300 novos funcionários. Além disso, o Slack tem sido fundamental para a colaboração com parceiros externos, bem como para manter os centros de contato em Manila e no Texas atualizados quanto aos projetos da empresa.
Em apenas cinco anos, a Afterpay deixou de ser uma startup na Austrália para se tornar uma das 20 principais empresas da Bolsa de Valores da Austrália (ASX, na sigla em inglês), com operações nos seguintes países: Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Para continuar crescendo em escala global, a empresa confia no Slack para promover a inovação, criar uma cultura de comunicação e inclusão, além de proporcionar aos milhões de clientes uma “forma melhor de fazer pagamentos”.
A vencedora do Prêmio Japão é a KADOKAWA Connected, Inc.
Oferecendo serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para todo o grupo KADOKAWA, o icônico conglomerado de mídia japonês, a KADOKAWA Connected, Inc. está recebendo o Prêmio Japão. A organização adotou o Slack como parte da sua iniciativa de transformação digital e, com isso, permitiu que os fãs continuassem recebendo livros, filmes, animes e vídeo games.
Para impulsionar a adoção do Slack, a KADOKAWA Connected organizou sessões de treinamento interno e, apostando em seus pontos fortes, criou um manual no formato mangá (história de quadrinhos japonesa). Intitulado “The Complete Use Guide of ICT Tools” (O guia de uso completo das ferramentas de TIC), o mangá apresenta um panorama geral do Slack e descreve a importância da transformação digital de um modo único.
Tendo o Slack como ferramenta principal de comunicação interna, a KADOKAWA Connected acelerou a colaboração entre os departamentos e aumentou a produtividade. Em 2019, por exemplo, Akira Yoshino ganhou o Prêmio Nobel de Química. Quando Yoshino citou “A história química de uma vela”, uma série de palestras dadas pelo cientista Michael Faraday, como o que despertou seu interesse no ramo, a KADOKAWA recorreu ao Slack para lançar uma reedição com urgência. O Prêmio Nobel foi anunciado em 9 de outubro, e, logo no dia seguinte, mais de 100 pessoas já colaboravam juntas no Slack para relançar a coletânea o mais rápido possível.
Inspirados pelas possibilidades que a plataforma oferece, a KADOKAWA Connected planeja adotar o Slack nas 50 empresas do Grupo KADOKAWA. Dessa forma, a organização substituirá processos antigos por uma ferramenta moderna que não só aumentará a produtividade, mas ajudará a empresa a publicar os conteúdos mais queridos dos japoneses (incluindo os mangás).
A vencedora do Prêmio de Excelência em Automação é a Veepee
O prêmio a seguir é para a organização que economiza o tempo dos funcionários e facilita melhores fluxos de trabalho com a automação de tarefas de grande e pequeno porte no Slack.
Avaliada em mais de US$ 1 bilhão, a Veepee, varejista on-line francesa, está recebendo o Prêmio de Excelência em Automação por usar as automações do Slack para oferecer a melhor experiência de venda rápida para mais de 72 milhões de membros e 7 mil parceiros de marca em 13 países.
A Veepee oferece de tudo, desde roupas e eletrodomésticos a brinquedos, vinho, viagens e entretenimento com até 80% de desconto, em ciclos de três a cinco dias. Com essa curta janela de duração, os processos internos da empresa precisam ser ainda mais rápidos. Para fazer isso, a Veepee e sua comunidade tecnológica, a vpTech, usaram os canais do Slack, bots e integrações diretas e personalizadas para criar o melhor sistema de gerenciamento de incidentes, diminuindo a ocorrência desses eventos em 67%.
Além disso, o Slack também possibilitou que a equipe de RH da Veepee tivesse uma visão mais ampla do engajamento dos funcionários, enviando pesquisas por meio da integração Officevibe para aumentar a taxa de respostas em 54%. Com um melhor entendimento da força de trabalho, a Veepee pôde ajustar e capacitar suas equipes para entregar os melhores resultados aos clientes.
Para facilitar a aceitação de pagamentos eletrônicos dos clientes, a Veepee trabalha com provedores de serviços de pagamento externos no Slack Connect. Assim, foi possível substituir o e-mail por uma forma mais segura e efetiva de se comunicar e fortalecer relacionamentos. E, acima de tudo, oferecer aos membros e parceiros de marca uma experiência ainda melhor.
A vencedora do Prêmio de Excelência em Vendas no Slack é a Splunk, Inc.
As formas tradicionais de fazer contato com os clientes têm se mostrado ineficientes, e os ciclos de venda estão cada vez mais longos. O prêmio a seguir é para uma equipe de vendas que confiou no Slack Connect não só para impulsionar o crescimento, mas também para atrair e reter clientes.
Especialista em transformar dados de máquina em informações acessíveis, a Splunk, Inc. está recebendo o Prêmio de Excelência em Vendas no Slack por usar o app para fechar negócios com mais rapidez e disponibilizar dados para ainda mais clientes, incluindo 91 empresas que fazem parte da lista Fortune 100.
À medida que mais empresas passam suas operações para o ambiente virtual em virtude da pandemia, a Splunk e sua Plataforma Data-to-Everything se tornam cada vez mais necessárias. Para atender a esta demanda, os engenheiros de vendas e profissionais da Splunk contam com os canais de comunicação do Slack para colaborar, trabalhar em contas de clientes em potencial e aumentar as vendas da organização.
Quentin Packard, vice-presidente global de operações e análise de TI e observabilidade de vendas na Splunk, gerencia centenas de profissionais da área de vendas, que interagem todos os dias com clientes atuais e potenciais. A equipe dele ajuda os clientes a usar os produtos da Splunk para transferir mais cargas de trabalho, apps e dados para a nuvem.
Para manter as comunicações organizadas e eficientes, as equipes de vendas da Splunk contam com o Slack. Dessa forma, eles apresentam para os clientes uma frente unida em um ambiente de ritmo acelerado. Ao usar as conversas nos canais do Slack, a equipe de Packard também consegue colaborar com parceiros multifuncionais para encontrar as informações necessárias nos momentos certos. Qualquer membro da equipe pode iniciar uma conversa para fazer uma pergunta, adicionar contexto ou dar feedback sem interromper o fluxo da conversa.
Com uma equipe de engenheiros de vendas em crescimento ao redor do mundo, Kevin Pura é o vice-presidente de engenharia de vendas global na Splunk. Com o Slack Connect, a equipe dele pôde transferir todas as conversas com parceiros externos, clientes e fornecedores para os canais. Como muitos dos clientes da Splunk já usavam o Slack, criar os canais foi rápido e fácil.
“Acima de tudo, nossos clientes escolhem a Splunk porque temos capacidade para alcançar resultados muito mais rápido que a concorrência”, afirma Pura. “O Slack Connect desempenha um papel fundamental nesse processo, pois oferece aos nossos clientes um único local para interagir com a nossa equipe interdisciplinar da Splunk, tornando mais fácil encontrar as pessoas adequadas”.
A vencedora do Prêmio de Excelência no Atendimento ao Cliente é a Oscar Health
O prêmio a seguir é para a organização que usa o Slack para oferecer um atendimento de alto nível e inspirar clientes a virar defensores da marca.
A Oscar Health, empresa de planos de saúde para consumidores, está recebendo o Prêmio de Excelência no Atendimento ao Cliente por usar o Slack de forma pioneira nos serviços virtuais de saúde e oferecer aos 420 mil segurados a melhor experiência de atendimento possível, tanto antes da pandemia quanto durante ela.
Os segurados da Oscar Health estão satisfeitos não apenas com a plataforma, mas também com o serviço: a pontuação da Oscar Health, de acordo com o Net Promoter Score (métrica usada para avaliar a satisfação dos clientes), é de 36, em comparação com uma média do setor de -4 entre as seguradoras, e 12 para provedores da Affordable Care Act (Lei de Serviços de Saúde Acessíveis) dos Estados Unidos.
Sebastian Burzacchi, o vice-presidente de operações de serviços da Oscar Health, revelou que o segredo para a satisfação dos clientes é um suporte de alto nível. Cada segurado da Oscar tem sua própria equipe de consultoria personalizada, com cinco consultores e uma equipe de especialistas clínicos. As equipes de consultoria são regionais, e os consultores são especialistas na área de atendimento do segurado, bem como trabalham na rede de hospitais.
Quando um segurado da Oscar está com problemas, a equipe de consultoria está sempre à disposição para atendê-lo do início ao fim. Nos bastidores, as equipes usam os canais do Slack em diferentes níveis para compartilhar conhecimento e encontrar respostas com mais rapidez. Com os canais em níveis, os representantes de atendimento recebem ajuda das pessoas certas num piscar de olhos.
“No Slack, é possível solucionar problemas e identificar as informações necessárias para responder a perguntas. Assim, podemos ser mais sucintos e eficientes ao responder aos segurados”, revelou Burzacchi. “Com o Slack, conseguimos resolver problemas quase em tempo real enquanto o segurado aguarda ao telefone”.
Em março de 2020, quando os sistemas de serviço de saúde dos Estados Unidos ficaram sobrecarregados devido à pandemia de COVID-19, a Oscar foi uma das primeiras a dar início a novos serviços e testes. Em 6 de março, a empresa lançou uma pesquisa de avaliação de riscos e, em seguida, um localizador de centros de testes para uso público e gratuito. Ambos os produtos foram lançados durante a quarentena. Por isso, a elaboração de estratégias ocorreu, principalmente, no Slack.
“Grande parte dessa colaboração rápida aconteceu nos canais porque, de uma hora para outra, todos começaram a trabalhar remotamente”, afirma Duncan Greenberg, diretor sênior de produtos. “Com certeza, o Slack nos ajudou a tomar decisões de forma rápida e comunicá-las a todas as pessoas necessárias”.
Usando o Slack como sede digital, a Oscar Health ampliou os próprios sistemas e migrou a força de trabalho para o ambiente remoto, mantendo mais de mil funcionários focados no que eles fazem de melhor: inovar para proporcionar uma experiência que coloca os pacientes em primeiro lugar.
As ganhadoras dos Prêmios do Slack na Educação Estadunidense e na Japonesa são a Arizona State University e a N High School
Impulsionada pela pandemia e por um mundo cada vez mais aberto ao ensino digital, a educação não se limita mais às quatro paredes de uma sala de aula. Os prêmios a seguir são para as instituições que usam o Slack para melhorar a experiência de aprendizado e atender às necessidades dos estudantes, dos professores e da equipe de funcionários.
A vencedora do prêmio Slack na Educação dos EUA : Arizona State University
Classificada por cinco anos consecutivos como a universidade mais inovadora, de acordo com a U.S News & World Report, a Arizona State University (ASU) está recebendo o Prêmio Slack na Educação Estadunidense por usar o Slack para redefinir a educação e fortalecer a experiência do aprendizado moderno.
De forma pioneira, a ASU implementou o Slack em cinco campi para cerca de 200 mil usuários, incluindo estudantes, professores e administradores. Atualmente com 5.664 workspaces de disciplina ativos, o Slack é usado para realizar discussões de sala de aula, desenvolver novos cursos e dar suporte aos alunos, tanto nas sedes físicas como em casa.
Para Lev Gonick, diretor de TI da ASU, apostar tudo no Slack fazia total sentido. “Observamos que grande parte da Sun Devil Nation já aproveitava os benefícios do Slack”, afirma Gonick. “Dar ouvidos às vozes da próxima geração tem sido o ponto-chave das nossas estratégias de inclusão, uma vez que a ASU caminha para se tornar o campus digital mais inovador”.
Na Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication, escola de jornalismo que integra a universidade, os estudantes usam os canais do Slack para coordenar a publicação de novas matérias. Quando as notícias chegam, os estudantes criam um novo canal para organizar a cobertura em toda a transmissão da redação, plataformas digitais e redes sociais. Juntas, as equipes colaboram em tempo real, simulando o ritmo acelerado e hiperconectado das redações com as quais vão se deparar ao longo da carreira.
Possibilitar que os estudantes acessassem o Slack foi uma boa decisão não apenas para os estudantes. Como explica Phil Simon, palestrante da W. P. Carey School of Business, essa decisão também beneficiou os professores. “Sou do tipo de professor que gosta de se comunicar e colaborar com os alunos”, ele afirma. “No entanto, eu não passaria toda a minha manhã lendo 150 e-mails diferentes para responder às mesmas perguntas 18 vezes”. Em vez disso, Simon criou canais do Slack para discutir assuntos específicos mais populares entre os alunos.
Desde automatizar tarefas administrativas a facilitar operações logísticas, o Slack transformou a experiência educacional da ASU de forma inovadora em todos os setores e para toda a comunidade. Nesse ritmo, a universidade está em posição privilegiada para continuar no topo pelo sexto ano consecutivo.
A vencedora do Prêmio do Slack na Educação Japonesa é a N High School
A N High School, escola on-line com certificação oficial, está recebendo o Prêmio do Slack na Educação Japonesa por usar o app para inovar no espaço de aprendizagem digital e atender às necessidades dos estudantes desde 2016.
Fundada pela editora KADOKAWA de Tóquio e pela rede de compartilhamento de vídeos Dwango, a N High School tem como objetivo formar estudantes criativos e apaixonados por tecnologia. Com 19 campi permanentes e mais de 15 mil alunos, a organização tem usado o Slack desde sua fundação para facilitar a comunicação entre estudantes, professores e funcionários.
Durante o ano escolar, mais de 8.500 canais públicos do Slack foram usados para aulas remotas, tarefas escolares e muito mais. Enquanto o app Google Calendar avisa aos estudantes e aos funcionários sobre reuniões e aulas futuras, o bot de notificações de aniversário garante que os professores não se esqueçam de celebrar datas especiais. Substituindo a sala de descanso, o app Donut para Slack automaticamente conecta professores e funcionários toda sexta-feira. Nele, os participantes se apresentam e participam de um cafezinho virtual.
Para incentivar uma atmosfera acolhedora e divertida, os bots personalizados do Slack enviam “joinhas” e mensagens de boas-vindas para os novos participantes do canal automaticamente. Os alunos são relativamente independentes em relação aos professores. No entanto, os canais contêm regras e políticas específicas, as quais precisam ser respeitadas. Assim, cabe aos professores e funcionários denunciarem o bullying virtual.
Clubes tradicionais do ensino médio e suas respectivas atividades também têm vez nos canais do Slack, desde empreendedorismo e investimentos a esportes e música. Com 990 membros, o clube de arte é o mais popular, sendo um ponto de encontro tanto para interessados como para aqueles que querem se tornar artistas profissionais após se graduarem. Trata-se de uma ferramenta para promover o compartilhamento de dicas e ideias, além de encorajar todos a postar ilustrações e a interagir como se estivessem em um estúdio físico.
Os alunos da N High School gostam do Slack por ser um ambiente seguro, seja para conversar, solicitar suporte dos conselheiros ou mesmo para tirar dúvidas com os professores. Para que se sintam o mais confortável possível, os estudantes podem acessar a plataforma com pseudônimos. Além disso, “falar” ou digitar não é obrigatório no Slack. A maioria dos estudantes se sai bem nas salas de aula digitais, e os graduados geralmente dizem não querer deixar o Slack.
O vencedor do Prêmio de Visionário é Phil Wiser, diretor de tecnologia da ViacomCBS
O prêmio a seguir é para um líder visionário que encontrou a oportunidade perfeita para transformar e melhorar a forma como seus negócios funcionam com o Slack.
Como vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da Viacom CBS, empresa de conteúdo líder no mercado, Phil Wiser está recebendo o Prêmio de Visionário por usar o Slack para apoiar a evolução dos negócios da ViacomCBS em escala global e capacitar os funcionários da empresa para o futuro do trabalho.
Após concluir a fusão entre a CBS e a Viacom em dezembro de 2019, Wiser percebeu que o Slack seria uma ferramenta importante para a transformação da empresa. “No final, não é sobre implantar a tecnologia, mas sim sobre mudar a forma como as pessoas trabalham”, disse Wiser à Business Insider. Com a ajuda do Slack, a ViacomCBS criou uma cultura interna altamente conectada e comprometida com a comunicação e a colaboração. A empresa contratou os “embaixadores” do Slack para receber aconselhamento durante o desenvolvimento e a execução de uma estratégia de implantação efetiva, a fim de integrar o Slack em toda a organização e treinar as equipes com eficiência.
Em março de 2020, o impacto causado pela pandemia apenas acelerou essa integração. Isso, porque a ViacomCBS adaptou-se para o ambiente de trabalho remoto ao mesmo tempo em que continuava a atender à crescente demanda de mídia e entretenimento. Wiser destacou como as marcas da ViacomCBS incorporaram o Slack para aumentar a produtividade. Ele descreveu como a redação da CBS usa os canais do Slack para coletar notícias e examinar oportunidades de matérias de forma mais eficiente. “O Slack facilitou nossos esforços ao simplificar o processo de criação de conteúdo. Assim, podemos nos mover rapidamente para acompanhar o que acontece no mundo”, disse Wiser na conferência Slack Frontiers de 2020.
De modo geral, a mudança estratégica da ViacomCBS em direção a formas mais flexíveis de trabalhar ressalta a importância de sermos ágeis, adaptáveis e colaborativos. “Continuamos em ritmo acelerado para acompanhar a transformação tecnológica”, afirma Wiser, “e o Slack permitiu que toda a organização se envolvesse nessa jornada emocionante”.
A vencedora do Prêmio de Cultura de Trabalho é Kristin Geyer, da Wayfair
O prêmio a seguir é para um líder de RH ou de comunicações internas que, com a ajuda do Slack, reimaginou formas de preservar a cultura dos funcionários sem o escritório físico. Apesar de estarem em lugares diferentes, os funcionários se sentem acolhidos e engajados com os líderes, parceiros e colegas.
A diretora global de comunicações internas da Wayfair, Kristin Geyer, está recebendo o Prêmio de Cultura de Trabalho por usar o Slack para manter as equipes motivadas, engajadas e conectadas durante a pandemia.
A Wayfair oferece aos clientes mais de 18 milhões de itens domésticos em móveis, decoração, reforma e utilidades diversas. À medida que o trabalho remoto se tornou a tendência mundial, a loja on-line tem o compromisso de ajudar as pessoas a adaptar seus espaços de trabalho em escritórios, salas de aula e muito mais. “Não importa onde estejamos, nossa equipe sempre vai além para criar a melhor experiência possível para os nossos clientes”, diz Geyer. “Todos se uniram para abraçar essa missão durante este período”.
Com a orientação de Geyer, as equipes dos escritórios em Boston, Berlin e Londres passaram a trabalhar de forma totalmente remota pela primeira vez desde a criação da empresa. “Mais do que nunca, confiamos no Slack para trabalhar com nossas equipes remotas em grande escala”, afirma Geyer. “Nós usamos os canais do Slack para compartilhar lembretes frequentes, por exemplo: como manter os equipamentos atualizados em casa, atualizações nas políticas de autoridades locais e nacionais, bem como dicas úteis para a pessoa se manter segura, saudável e em equilíbrio”.
Além de serem um espaço para o compartilhamento de arquivos e mensagens, os canais do Slack são pesquisáveis, e os participantes podem criar conversas para organizar as discussões. “É ótimo ver como as equipes usam o Slack de modos criativos para se alinhar e manter o diálogo”, segundo Geyer. “Antes, as equipes compartilhavam as atualizações de status pessoalmente. Agora, elas realizam essas reuniões rápidas diretamente nos canais do Slack. É uma ótima forma de garantir a transparência nas comunicações enquanto todos estão em lugares diferentes”.
Segundo Geyer, trabalhar nos canais do Slack faz muito mais do que apenas impulsionar a produtividade: os canais ajudaram a manter um senso de comunidade. Por exemplo, em uma época de intensa agitação civil e social, os canais de aliança da Wayfair, como o #wayfair-allies (#aliados-wayfair) e o #allies-for-blm (#aliados-blm), serviram como espaços seguros para os funcionários escutarem, aprenderem e interagirem para promover a compreensão e a mudança. Outros canais, como o #goodnews-wayfair (#boas-novas-wayfair) e o #global-supply-chain-spirit (#espírito-cadeia-supri-global), funcionaram como pontos de encontro para conversas descontraídas e para celebrar os esforços de todos.
Agora como uma defensora da cultura de equipes distribuídas, Geyer continuará a usar o Slack para ajudar a comunidade global de colaboradores da Wayfair a prosperar ainda mais.
O vencedor do Prêmio de Administrador do Ano do Slack é Andy Woodnutt, da Rocket Software
Sem o apoio incondicional dos administradores do Slack, não seria possível que a plataforma estivesse em todo lugar. Por isso, agradecemos a vocês. O prêmio a seguir homenageia a dedicação e o comprometimento de um administrador do Slack que aproveitou o sucesso da plataforma na organização.
Andy Woodnutt, diretor de experiência do usuário final da Rocket Software, está recebendo o Prêmio de Administrador do Ano do Slack pela sua dedicação em dar vida a programas inovadores do Slack na empresa de software onde trabalha.
Capacitando organizações no mundo todo para aprimorar tecnologias já existentes, a Rocket Software tem como objetivo criar e entregar soluções de software para mais de 10 mil clientes e parceiros. Para facilitar esse empreendimento ambicioso, Woodnutt promoveu cinco inovações do Slack que mudaram a forma como mais de 2 mil funcionários, ou “Rocketeers”, atendiam os 5 milhões de usuários finais da empresa.
Quando o hackathon anual da Rocket foi temporariamente suspenso devido à pandemia, o diretor de experiência do usuário final fez parte de uma iniciativa para criar e executar o evento virtualmente no Slack. A “Rocket.Build” tinha mais de 450 funcionários e 150 canais do Slack, com as equipes trabalhando juntas a distância com o seguinte lema: “#BeLegendary” (#SerLendárias).
Na equipe de TI, Woodnutt incentivou o uso do criador de fluxo de trabalho para facilitar processos, incluindo um que padronizava os comunicados do seu departamento. Com essa inovação, foi possível reduzir de 20 para cinco o número de funcionários necessários para comunicar atualizações importantes, o que economizou aproximadamente 6.240 horas por ano.
Para melhorar a experiência do cliente durante um incidente crítico, Woodnutt ajudou a equipe de TI a desenvolver o app “Big Red Button” (Grande botão vermelho) para Slack. Quando acionado, ele automaticamente cria um canal, adiciona os dados correspondentes do Salesforce e convida as partes interessadas para restaurar o serviço o mais rápido possível.
Na equipe de RH, as pesquisas anuais de engajamento dos funcionários geralmente tinham o efeito oposto: os funcionários não se sentiam ouvidos. Junto com Woodnutt e sua equipe, o departamento de RH criou uma caixa de sugestões digital e transferiu todas as respostas para o Slack. Agora o processo é centralizado, e os funcionários podem enviar feedbacks anônimos sem nenhuma dificuldade. Um ciclo de feedback ativo incentiva opiniões verdadeiras e assegura a clareza de intenções.
Na Rocket Software, todos os envolvidos no fechamento de um negócio recebem uma parte da comissão total. Antes do Slack, os valores eram discutidos no Salesforce Chatter, mas o processo era difícil e demorado. Com a ajuda de Woodnutt, um novo fluxo de trabalho do Slack gerencia e acompanha solicitações desde o envio até a aprovação. Dessa forma, as equipes não precisam se preocupar com tarefas administrativas e podem se concentrar em fechar negócios.
Usando a criatividade para personalizar o Slack conforme as necessidades da Rocket Software, Woodnutt aprimorou os processos de toda a empresa. Com isso, além de economizar o tempo dos colegas e reduzir frustrações, ele também ajudou todos a trabalhar juntos para alcançar resultados “lendários”.
O vencedor do Prêmio de Defensor do Ano do Slack é Karl Owen, da Dell
O prêmio a seguir é para um defensor extraordinário do Slack que impulsionou a mudança, o alinhamento e a adoção da plataforma em toda a empresa.
Karl Owen, o líder sênior de engenharia da Dell, está recebendo o Prêmio de Defensor do Ano do Slack por ajudar os funcionários a adotar e aproveitar os benefícios do Slack, pois a mudança acontece com mais facilidade graças ao apoio de um colega de confiança.
Usando sua paixão para defender a expansão do Slack e, consequentemente, da colaboração em toda a Dell, Owen foi fundamental na definição do app e na estratégia de integração dentro da empresa. Isso inclui a parceria em um manual de uso do Slack para os membros da equipe Dell e a apresentação de um debate digital para todos os usuários do Slack na Dell.
Owen atuou como principal coordenador da rede Dell Champions (Defensores da Dell), um grupo de 100 colaboradores que desenvolveram scripts personalizados e apps que se integram ao Slack. Ele trabalhou para agilizar o processo de aprovação de segurança e foi indispensável para cultivar essa comunidade.
Para gerenciar com mais eficiência o suporte de engenharia global interno em tempo integral, os funcionários da Dell Storage procuraram Owen, que os ajudou a criar um fluxo de trabalho do Slack para monitorar e responder às perguntas. Isso acelera o processo de suporte ao mesmo tempo em que reduz a quantidade de e-mails para a equipe de suporte.
Owen também liderou a criação do “BuildBot” (Bot de build) para coordenar a criação, a testagem e o lançamento de projetos grandes de software com uma equipe global de mais de 50 engenheiros. O assistente de gerenciamento de versão reduziu o ciclo de vida de build pela metade e levou a uma redução de 10 vezes no tempo de notificação de bugs em builds de software. Isso significa que as resoluções agora podem ser alcançadas em minutos em vez de horas.
“O desenvolvimento de software é um esporte em equipe, e o Slack nos permite colaborar rapidamente e aumentar nossa velocidade de entrega”, diz Owen. “Nós nos divertimos enquanto trabalhamos”.
Sobre os Slack Spotlight Awards
Os Slack Spotlight Awards reconhecem e celebram nossos clientes pelo trabalho transformador que fazem no Slack. No primeiro ano da premiação, nossas equipes de venda e de sucesso do cliente do mundo inteiro indicaram as histórias de sucesso mais inovadoras. O comitê executivo dos Slack Awards deu notas às indicações e nomeou os vencedores.
Seu trabalho no Slack é inovador? Nós adoraríamos saber mais detalhes. Entre em contato conosco pelo e-mail pr@slack.com