uma multiplicidade de blocos

6 modelos do criador de fluxo de trabalho para engenheiros de software

Economize tempo com as funções repetitivas e concentre-se no que realmente importa com esses modelos de fluxos de trabalho para o Slack disponíveis para download

Existe um ditado antigo que circula nos meios internos tecnológicos segundo o qual os melhores programadores são preguiçosos. Trata-se, na verdade, de um grande elogio. Um bom desenvolvedor vai automatizar os processos repetitivos de modo a poder concentrar sua energia na resolução de problemas mais complexos.

O criador de fluxo de trabalho é uma ferramenta para automatizar as funções rotineiras diretamente no Slack (disponível somente nos planos pagos). Conversamos com as equipes de engenharia do Slack e com alguns de nossos maiores clientes para saber como os desenvolvedores de software estão usando o criador de fluxo de trabalho, desde a automatização de reuniões breves até a implantação mais rápida de alertas. Confira aqui meia dúzia de modelos de fluxos de trabalho que você pode usar para que as equipes de engenharia trabalhem... bem, trabalhem menos.

1. Realizar reuniões breves diárias ou reflexões semanais

As reuniões de atualização de status são úteis para o gerenciamento de projetos, mas podem ser desgastantes para os funcionários, individualmente. Em vez de interromper o fluxo de produtividade da sua equipe para a realização de uma reunião breve, solicite que todas as pessoas postem atualizações no Slack. Ou, em alternativa, você pode preferir finalizar as semanas com uma recapitulação às sextas-feiras. Ambas as opções são fáceis de configurar no criador de fluxo de trabalho.

Crie lembretes diários ou semanais que são acionados no canal da sua equipe. Em seguida, solicite que cada pessoa poste sua resposta na sequência da mensagem ou crie um formulário rápido para enfocar as respostas da sua equipe no âmbito de algumas classificações e questões principais.

Experimente o nosso modelo de atualização de status.

2. Criar um formulário de feedback simplificado

Um formulário para reunir ideias de recursos criadas com o criador de fluxo de trabalho

Ideias brilhantes podem surgir de qualquer lugar da sua empresa, e não apenas dos desenvolvedores. Por isso, é importante facilitar ao máximo a forma de coletá-las.

Use o criador de fluxo de trabalho para criar um formulário para qualquer canal onde as equipes discutam, de forma natural, ideias ou potenciais bugs. Mantenha a simplicidade do formulário, com apenas uma ou duas perguntas rápidas. Em seguida, você pode automaticamente organizar as melhores ideias ou problemas críticos em tíquetes do Jira tickets ou tarefas do Asana.

Use este modelo para reunir ideias sobre recursos, relatórios de bugs, mensagens gerais, etc.

3. Automatizar a criação de alertas

Um alerta de código automatizado elaborado com o criador de fluxo de trabalho

Se você tiver um canal reservado para a realização de atualizações periódicas, é possível usar o criador de fluxo de trabalho para acionar mensagens automáticas. No Slack, simplesmente clicando em um botão, os nossos desenvolvedores que supervisionam o canal #implantações lançam uma postagem automática quando uma implantação de código é considerada concluída e sem erros. Todas as pessoas que confirmam o código podem ver a postagem e sabem instantaneamente que o seu trabalho foi enviado aos clientes.

Use este modelo, sem o formulário, para criar postagens rapidamente com a mensagem pré-formatada.

4. Realizar votações com a sua equipe (digamos, por exemplo, para um hackaton)

Como fazer download de respostas de formulário com o criador de fluxo de trabalho

Um dos nossos clientes descobriu uma forma particularmente inteligente de usar o criador de fluxo de trabalho: organizando um hackaton interno e realizando uma votação no Slack para determinar os vencedores.

O processo de votação começa com a postagem das instruções pelo organizador do hackaton no canal de desenvolvedores, informando os membros sobre como usar um emoji específico para iniciar o fluxo de trabalho da votação. As pessoas que reagirem com o emoji automaticamente recebem um formulário de votação por meio de uma MD do Slack. Depois, os resultados podem ser baixados em um arquivo CSV para contar os votos rapidamente.

Aproveite este modelo de feedback para organizar as suas necessidades de voto.

5. Iniciar uma tarefa com emojis

Um fluxo de trabalho que é iniciado com um emoji

Os fluxos de trabalho podem ser acionados de várias formas e, tal como no exemplo anterior, você pode usar este recurso para iniciar funções quando alguém marca uma mensagem com um emoji. Quando um emoji é usado para “reivindicar” solicitações, você pode enviar automaticamente uma mensagem de conversa informando quem clicou no emoji e, depois, enviar ao solicitante um formulário para iniciar o processo da solicitação.

Juntando todos esses elementos, constata-se que é possível criar apps muito complexos para a sua equipe, em apenas alguns minutos, no criador de fluxo de trabalho.

Experimente com este fluxo de trabalho de solicitação de viagem.

6. Usar webhooks para apps que não contam com uma integração ao Slack

Um webhook envia um tíquete para o Slack por meio do criador de fluxo de trabalho

Várias equipes de software que usam serviços de nuvem para gerenciar o trabalho afirmaram ter escolhido um fornecedor que ainda não dispunha de uma forma simples para enviar atualizações ao Slack. Mas esses serviços normalmente possuem webhooks e, neste caso, você pode usar o criador de fluxo de trabalho para gerenciar as mensagens recebidas dos seus servidores, sistemas e hosts. Use o recurso para obter alertas quando um serviço fica inoperante ou para receber atualizações quando um status é alterado em outro sistema.

Libere o tempo dos desenvolvedores com o criador de fluxo de trabalho, para que possam se concentrar em trabalhos de elevada importância.
Os desenvolvedores de software de qualquer plano pago do Slack podem usar o criador de fluxo de trabalho para ajudar a automatizar o seu trabalho, especialmente no caso das tarefas repetitivas desagradáveis que ocupam muito tempo. Este tempo pode ser dedicado ao desenvolvimento de novos recursos de elevado valor para os clientes. Confira os exemplos da nossa biblioteca do criador de fluxo de trabalho para obter ideias que podem ser rapidamente modificadas de modo a se adaptarem às necessidades específicas da sua equipe.

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.