Martelo de juiz apoiado em um bloco

O valor do Slack para governos

Como o Slack permite que órgãos governamentais, prestadores de serviços, cidadãos e parceiros trabalhem em conjunto em uma única ferramenta segura e centralizada.

Os órgãos do setor público e os seus parceiros enfrentam desafios sem precedentes no âmbito da resposta à Covid-19.

A mudança da forma tradicional de trabalhar baseada na experiência presencial para ambientes virtuais remotos e distribuídos está forçando as organizações a agilizar a transformação digital e a adotarem tecnologias modernas.

Os líderes do setor público que viabilizarem a transformação nas suas organizações com a adoção de novas ferramentas serão capazes de atender da melhor forma às necessidades públicas e dos cidadãos.

Instituições governamentais que abrangem desde órgãos públicos de âmbito nacional, como o Departamento de Assuntos de Veteranos de Guerra dos EUA e o Ministério da Justiça do Reino Unido, até representações locais com uma dúzia de pessoas, usam o Slack como o lugar das suas novas instalações para implementar esta forma inovadora de trabalhar.

“No tempo que leva para usar o e-mail ou agendar uma reunião, um grupo de pessoas consegue se juntar no Slack para resolver o problema.”

Diretor de Engenharia, Massachusetts Bay Transportation Authority (Autoridade de Transportes da Baía de Massachusetts)

O que é o Slack?

O Slack é a plataforma de mensagens baseada em canais que conta com a autorização de nível moderado do programa FedRAMP e o aval do National Cyber Security Centre (Centro Nacional de Segurança Cibernética) do Reino Unido, e oferece aos governos e aos seus paceiros instalações digitais centralizadas e seguras. Com informações mais organizadas, mais rápidas e mais seguras do que o e-mail, o Slack é usado por milhares de equipes do setor público e os seus parceiros.

Interface do Slack com canais e mensagens de equipe

 

  • Tudo acontece nos canais

Acompanhe tudo relacionado a assuntos, projetos ou equipes individuais nos canais dedicados.

  • Consulta e pesquisa no histórico

Os projetos terminam, as equipes mudam e o Slack salva tudo. Em vez de tentar lembrar, basta pesquisar o que você precisa.

  • Trabalhe de forma mais coesa, até mesmo remotamente, como uma só equipe

Mantenha os membros das equipes e os parceiros informados compartilhando um canal no Slack. O trabalho fica mais rápido quando as conversas são mais ágeis.

O Slack é o local das suas novas instalações

Com o aumento do trabalho remoto e da dispersão das equipes, é importante que as organizações forneçam aos funcionários ferramentas capazes de promover os tipos de colaboração e de inovação casual que normalmente acontecem nas interações pessoais.

O Slack apresenta todos os recursos para ser o local das instalações virtuais da sua organização. É o espaço onde pessoas, ferramentas, dados e processos se reúnem para impulsionar o trabalho.

Estudo de caso: Departamento de Defesa dos EUA

“Quando 80% dos funcionários do Pentágono receberam a ordem de trabalhar em casa no início da pandemia de COVID-19, a Divisão dos Serviços de Pessoal do órgão governamental Washington Headquarters Service (WHS), assim como a maior parte das instituições do governo federal, não estava preparada para realizar a integração remota de novos funcionários”.

A equipe do Defense Digital Service (Serviço Digital de Defesa) fez uma parceria com a Divisão dos Serviços de Pessoal e o Office of Personnel Management (Escritório de Gerenciamento de Pessoal) para treinar esses departamentos no sentido de “digitalizar o processo de integração com computadores modernos e licenças de software para ferramentas digitais, tais como o Slack”.

Em uma pesquisa com usuários do Slack realizada pouco depois da mudança para o trabalho integralmente remoto, verificou-se que:

  • 31%

    dos entrevistados relataram um aumento na produtividade

  • 45%

    observaram uma redução dos e-mails

  • 21%

    indicaram a diminuição na quantidade de reuniões

Colaboração externa

Acesso granular de convidados

Todas as organizações precisam trabalhar com equipes externas. O Slack permite que órgãos governamentais, prestadores de serviços, cidadãos e parceiros trabalhem como uma só equipe para o cumprimento das suas metas, independentemente das respectivas localizações. Os proprietários e os administradores de workspaces podem convidar as partes interessadas como convidados de canal único ou multicanal para que possam ter acesso somente às informações necessárias.

Uma equipe que usa o Slack no âmbito do Departamento de Defesa configura canais para cada projeto (por exemplo, #prj-cybersecurity, #prj-website-refresh). A equipe convida prestadores de serviços que oferecem suporte em cada área específica para entrarem como convidados de canal único, fornecendo acesso apenas às pessoas e às informações necessárias para a execução do trabalho e removendo o acesso quando terminar o período da atividade.

Um outro órgão público federal convida cidadãos para entrarem como convidados em determinados canais do Slack, viabilizando um fórum público para a comunicação e colaboração em torno da sua meta.

“O Slack permite-nos colocar nossos clientes em primeiro lugar, eliminando as barreiras entre várias organizações, órgãos governamentais, prestadores de serviços e sistemas”.

Chefe da equipe de Engenharia do Departamento de Assuntos de Veteranos de Guerra dos EUA

Slack Connect para órgãos governamentais

O Slack Connect é a forma de comunicação mais segura e produtiva entre organizações. Projetado para substituir o e-mail, o Slack Connect amplia o alcance das mensagens baseadas em canais para todas as pessoas com quem você trabalha, dentro e fora da sua organização. Com o Slack Connect, até 20 organizações diferentes podem trabalhar em conjunto em um único canal, reunindo grupos de pessoas, informações e ferramentas, tudo diretamente no Slack.

 

Verificação do Slack para canal compartilhado com organização externa

As organizações podem ter tranquilidade no que diz respeito às questões de segurança integrada, conformidade e visibilidade sobre conexões externas. Todos os recursos de segurança e os padrões de conformidade de nível empresarial do Slack também se aplicam ao Slack Connect: retenção, Enterprise Key Management (EKM), suporte para prevenção contra perda de dados, e-Discovery e muito mais. A verificação de organizações do Slack ajuda a garantir a proteção contra spam e phishing, permitindo a conexão apenas de parceiros confiáveis.

Lista de organizações em canal compartilhado

O departamento Technology Transformation Services (TTS - Serviços de Transformação Tecnológica) do órgão governamental General Services Administration’s (GSA - Administração de Serviços Gerais) recomenda o Slack Connect como “o método preferencial para a colaboração” quando os parceiros externos possuem seus próprios workspaces do Slack.

Os prestadores de serviços para o governo também usam o Slack Connect de forma independente. Ao responder a uma solicitação de propostas, uma consultoria federal cria um canal compartilhado com seu subcontratado através do Slack Connect. As equipes colaboram na resposta em tempo real à solicitação de propostas, compartilham documentos de maneira segura e envolvem os especialistas específicos do assunto em questão de modo a conseguir a atribuição do trabalho.

O Slack Connect abriu as portas para que o órgão governamental Massachusetts Bay Transportation Authority (MBTA), conhecido como “T” pelos passageiros da área de Boston, começasse a trabalhar com parceiros externos. Por exemplo, a equipe do MBTA criou o canal #mbta-swiftly para trabalhar com a plataforma de dados de trânsito Swiftly, de forma a fornecer aos passageiros previsões dos horários de chegada de ônibus.

Canal do Slack para tratar dos horários de chegada de ônibus

“Esta integração com o fornecedor foi realmente um sucesso. O nível de colaboração que alcançamos não teria sido possível por e-mail”.

Vice-diretor de Engenharia do departamento de Tecnologia do Cliente do MBTA

Plataforma

O Slack reúne todas as ferramentas em um único local, o que faz com que seja mais fácil para as equipes acessar e compartilhar informações de modo a cumprir com a sua meta.

A maioria dos órgãos governamentais não usa apenas um pacote de software, e sim produtos de vários fornecedores em diferentes âmbitos da organização. O Slack permite reunir e combinar estes recursos, conforme necessário, e também unifica o acesso. Seja qual for a ferramenta que você já usa ou pretende usar no futuro, queremos melhorar a sua experiência. Com mais de 2.300 aplicativos em nosso Diretório de apps, os órgãos governamentais podem incluir as suas ferramentas no Slack, desde instrumentos básicos de produtividade, como o Office 365 e o G Suite, até ferramentas especializadas, como o Salesforce e o Workday.

95% dos usuários do app Slack afirmam que a utilização de aplicativos no Slack agrega valor às ferramentas associadas.

“A flexibilidade do Slack permite que o centro de desenvolvimento e pesquisa JPL da NASA tenha acesso a praticamente todos os recursos em uma única plataforma”.

Jet Propulsion Laboratory, Instituto de Tecnologia da Califórnia

Principais integrações do JPL da NASA usadas com o Slack:

 

O centro de desenvolvimento e pesquisa Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA usa o Slack para manter em um único lugar todo o processo de desenvolvimento de softwares da era espacial.

Tecnologia cívica

As equipes de tecnologia de prestadores de serviços e órgãos governamentais fornecem produtos digitais de forma ainda melhor e em menos tempo ao reunir ferramentas, colegas de equipe e códigos no Slack. Por exemplo, o Departamento de Assuntos de Veteranos de Guerra dos EUA conta com o Slack para planejar e executar iniciativas de larga escala, incluindo a revisão do site VA.gov, que é visitado por mais de 800 mil veteranos de guerra, suas famílias, organizações de serviços e outros usuários semanalmente.

Nos bastidores, as equipes de desenvolvimento e da Web do Departamento de Assuntos de Veteranos de Guerra trabalham em conjunto nos canais do Slack para assegurar que o site se mantenha em pleno funcionamento.

As equipes de desenvolvimento usam o Slack para:

  • Conectar apps e integrações, como o GitHub e o Jenkins, para que as equipes obtenham uma visibilidade mais abrangente sobre alertas e notificações
  • Identificar incidentes e problemas rapidamente, incluindo notificações em dispositivos móveis que avisam os desenvolvedores acerca de problemas
  • Criar comunidades de experiência prática para realizar intercâmbio de conhecimentos e promover a consistência entre as ofertas de serviços

Canal do Slack para a comunicação de incidentes

  • 53%

    dos desenvolvedores usam o Slack

  • Mais de 700 mil

    desenvolvedores registrados ativos por dia

 

Em 2019, as equipes de desenvolvimento e da Web do Departamento de Assuntos de Veteranos de Guerra colaboraram no Slack para fazer o novo lançamento do site VA.gov. O novo site apresentou um índice notável de 99,97% para tempo de atividade ao longo do último ano, possibilitando que o órgão governamental cumprisse a sua promessa de conectar milhares de veteranos de guerra e seus defensores aos recursos de que precisam.

Segurança

A segurança é um tema essencial para muitos órgãos do setor público e os seus parceiros. O Slack é uma plataforma que cumpre com a conformidade e a segurança, e que conta com a confiança dos órgãos governamentais federais dos EUA para ser o local das suas instalações digitais.

  • O Slack oferece segurança de nível empresarial para organizações de todas as dimensões. Isto exige o fornecimento da melhor experiência de colaboração do mercado e, ao mesmo tempo, a satisfação das necessidades exclusivas dos nossos clientes a respeito de segurança e conformidade.
  • A autorização de nível moderado do programa FedRAMP confirma que o Slack cumpre e ultrapassa algumas das normas de segurança mais amplamente reconhecidas e oferece soluções para ajudar as equipes do setor público a atenderem aos requisitos de conformidade.
  • Os recursos de segurança granular, como o acesso de convidados, as políticas de retenção, o logon único, o Enterprise Key Management do Slack (EKM do Slack), os logs de auditoria e as integrações com os principais fornecedores de prevenção contra perda de dados, permitem que as organizações do setor público personalizem o Slack de modo a atender a exigências governamentais exclusivas, como no caso da Lei sobre a Liberdade de Informação (Freedom of Information Act - FOIA).

Certificados e atestados do Slack 

Logotipo da ISO/IEC 27001ISO IEC 27017Logotipo da ISO IEC 27018Logotipo da AICPA SOC 2Logotipo da AICPA SOC 3Logotipo da Cloud Security AllianceLogotipo da FedRAMP Moderate

O Slack apoia os clientes no cumprimento da conformidade 

Logotipo da HIPPALogotipo de conformidade com a FINRALogotipo do RGPDLogotipo da residência de dados

Conclusão

Atualmente, os líderes do setor público — abrangendo tanto o âmbito governamental quanto os parceiros que prestam serviços às instituições públicas — enfrentam uma enorme pressão para cumprir as suas metas. A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital interna nos órgãos governamentais, exatamente no mesmo momento em que disparou a necessidade de serviços por parte de clientes e cidadãos. Para além disso, as intenções de explorar a crise com o aumento de ameaças de segurança cibernética e as exigências dos governos no sentido de coordenar seus diversos órgãos e parceiros, em todos os níveis, de modo a solucionar a situação, contribuíram para configurar um desafio de tecnologia sem precedentes no setor público.

O Slack é uma plataforma que conta com a autorização de nível moderado do programa FedRAMP, oferecendo aos governos e aos seus paceiros instalações digitais centralizadas e seguras. Com informações mais organizadas, mais rápidas e mais seguras do que o e-mail, o Slack é usado por equipes do setor público que englobam desde quadros de militares e embaixadas dos EUA em todo o mundo até departamentos de transportes municipais.

Ao considerar as opções disponíveis, pense no potencial que uma plataforma de colaboração única e segura poderia oferecer aos clientes e cidadãos, capaz de centralizar as suas ferramentas e equipes.

Notas de rodapé

  1. ¹Taking the Oath of Office from Home Is the New Norma <https://dds.mil/media/blog/2020-11-taking-the-oath-of-office-from-home-is-the-new-normal>l
  2. https://slack.com/resources/why-use-slack/the-value-of-slack-for-software-developers
  3. https://slack.com/resources/why-use-slack/the-value-of-slack-for-software-developers

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.