Motorista de entrega da Ocado entregando várias sacolas cheias de supermercado
Cliente em destaque

Novas publicações e suas compras mais rápido na sua porta

"O mais fantástico no Slack é a transparência. Todos podem ver no que os outros estão trabalhando, e o status de tudo é muito mais visível."

Clifford BaileyDiretor da Ocado Technology, Barcelona

Resultados de uso do Slack:

"O mais fantástico no Slack é a transparência."

Principais integrações usadas com o Slack:

  • Google Drive
  • Envoy
  • PagerDuty
  • Google Calendar
  • New Relic
  • Google+ Hangouts

O supermercado on-line Ocado chega a mais de 70% das residências britânicas e atende a mais de 200 mil pedidos semanais de entregas no intervalo de uma hora. Suas soluções inovadoras são desenvolvidas e criadas internamente pela divisão Ocado Technology, o que torna a empresa, além de um serviço de supermercado, uma das líderes em tecnologia no Reino Unido.

"O mais fantástico no Slack é a transparência. Todos podem ver no que os outros estão trabalhando, e o status de tudo é muito mais visível."

Clifford BaileyDiretor da Ocado Technology, Barcelona

A Ocado Technology realiza um trabalho pioneiro em robótica, aprendizagem de máquina, desenvolvimento na nuvem e análise de dados. Quando um cliente faz um pedido após conferir nossa seleção de mais de 47.500 itens, o sistema de roteamento do Ocado lida com inúmeros fatores para descobrir quais intervalos de entrega podem oferecer e retorna a resposta em uma fração de segundo, o que é 100 vezes mais rápido do que a melhor solução comercialmente disponível. Agora, graças ao Slack, essa operação é ainda mais inteligente.

A divisão está envolvida em um ambicioso projeto de reescrever do zero sua plataforma de software de ponta a ponta. Ela desenvolveu também uma nova plataforma de hardware para construir seus depósitos altamente automatizados, e os próximos dois prédios estão em construção. Juntas, as novas plataformas de software e hardware formam a Ocado Smart Platform, que a Ocado usará para colocar on-line alguns dos maiores varejistas tradicionais de supermercados em todo o mundo. O sucesso e a crescente ambição da Ocado fizeram com que sua equipe crescesse a uma taxa fenomenal, tendo agora mais de mil funcionários técnicos no Reino Unido, na Polônia, na Bulgária e na Espanha.

"A plataforma tem sido adotada de forma natural e sem treinamento algum. Os usuários percebem imediatamente o benefício para si, suas equipes e para a empresa como um todo."

Clifford BaileyDiretor da Ocado Technology, Barcelona

No entanto, o crescimento repentino da equipe de desenvolvimento da Ocado Technology não aconteceu sem desafios, especialmente na forma como os funcionários se comunicam entre si. A localização física das equipes em extremos opostos da Europa dificultou o trabalho conjunto em projetos, explica Clifford Bailey, diretor da Ocado Technology, em Barcelona.

"Usávamos e-mail e videoconferência, mas isso não permitia conversas espontâneas sobre novas ideias necessárias para criar um excelente software", diz Bailey. As videoconferências são ótimas para reuniões, mas têm um horário fixo, e sabemos que grandes ideias não surgem dentro de um cronograma.

"À medida que crescemos, as coisas que costumavam funcionar muito bem se tornaram mais desafiadoras. Um dos problemas que percebemos é que equipes centralizadas acabam se tornando gargalos. Contudo, o problema com a distribuição de implementações é que as equipes centrais de suporte não sabem mais o que está acontecendo. Vamos tomar como exemplo as implementações centralizadas. Uma equipe supervisionando as implementações de código de outras 80 equipes rapidamente se torna inviável. Uma solução é o uso do e-mail para se comunicar, porém, é lento, manual e interromperia o processo."

"Pela primeira vez, podemos escutar a conversa em um escritório remoto e todos podem se envolver. O resultado é a grande redução na troca de e-mails internos."

Clifford BaileyDiretor da Ocado Technology

Sem perceber, a resposta a esse problema já estava sendo usada entre alguns desenvolvedores. Por iniciativa própria, os membros da equipe estavam cada vez mais usando o Slack para se comunicar. O número de usuários informais continuou a aumentar, e a gerência da Ocado Technology começou a perceber a poderosa tecnologia que o Slack poderia se tornar para a empresa e como ele tornaria o processo de desenvolvimento mais rápido e preciso.

Depois de usar a versão gratuita do Slack por seis meses, a Ocado Technology passou para o plano Padrão do Slack e o disponibilizou para todos os funcionários e equipes de desenvolvimento da divisão de tecnologia. A empresa não tornou o Slack obrigatório, mas os benefícios da tecnologia eram tão aparentes que ele foi rapidamente adotado por muitas equipes na divisão.

"O mais fantástico no Slack é a transparência", diz Bailey. "Todos podem ver em que os outros estão trabalhando e o status de tudo é muito mais visível. Pela primeira vez, podemos escutar a conversa em um escritório remoto e todos podem se envolver. O resultado é a grande redução na troca de e-mails internos. Ele também permite voltar e examinar os incidentes de produção, observar onde ocorreu o erro, analisá-lo e verificar como podemos melhorar no futuro, o que é fundamental para o desenvolvimento ágil e a melhoria contínua.

A equipe de operações centrais pode monitorar um canal central do Slack, onde será notificada automaticamente se estiverem sendo feitas alterações em um dos mais de cem sistemas da Ocado Technology. Com a API REST simples do Slack, conseguimos integrá-lo ao núcleo dos sistemas de implantação do DevOps, assegurando que todos saibam o que está acontecendo onde quer que estejam. Se tiverem qualquer dúvida, basta entrar e participar da conversa."

O Slack é um grande sucesso entre os funcionários da Ocado Technology. "A plataforma tem sido adotada de forma natural e sem treinamento algum", diz Bailey. "Os usuários percebem imediatamente o benefício para si, suas equipes e para a empresa como um todo."