Como os desenvolvedores do Slack usam o Slack

As práticas recomendadas pelas nossas equipes de engenharia.

Como a Slack usa o Slack

Você talvez já conheça a história do nascimento do Slack: tudo começou como uma ferramenta interna que ajudou uma empresa de desenvolvimento de jogos a colaborar melhor.

Ícone mostrando um computadorAtualmente, o Slack é usado por equipes do mundo todo, e por todos os setores das empresas, desde o marketing e vendas ao RH e atendimento ao cliente, sem falar nas equipes de engenharia. É um espaço de colaboração que reúne pessoas, dados e aplicativos. Além disso, ele é altamente flexível, adaptando-se para atender às estruturas e aos estilos de trabalho de todos os tipos de equipes.

Para demonstrar o valor que o Slack oferece às equipes, geralmente, é mais fácil mostrar do que falar.

Como somos uma empresa com equipes próprias de engenharia, que buscam obter o valor total do Slack em tudo que fazem, achamos que faz sentido voltarmos a atenção para nós mesmos.

Então, aqui está a história de como os desenvolvedores do Slack usam o Slack todos os dias.

Cada equipe é diferente, desse modo, o que funciona para nós não funcionará, necessariamente, para todos. Mas, continue lendo para saber alguns insights sobre como nossas equipes de engenharia usam o Slack.

Colaboração vertical e horizontal

Nenhuma equipe de engenharia é igual. Sua configuração dependerá do tamanho, da estrutura e do setor da empesa, bem como se as equipes de engenharia estão desenvolvendo um produto principal ou prestando suporte a um trabalho mais amplo da organização ou ambos. A lista continua.

Como uma empresa com foco na engenharia de produtos, a Slack tem muitas equipes de engenharia.

Algumas organizações talvez tenham a estrutura de equipes no modelo tradicional em cascata, divididas de acordo com a cronologia do processo de desenvolvimento: arquitetos, depois desenvolvedores, depois testadores e assim por diante.

Na Slack, em vez de adotar esse modelo, dividimos nossas equipes em pilares verticais:

  • Plataforma: a equipe responsável por recursos externos para desenvolvedores, como APIs
  • Principal: a equipe que trabalha no Slack no formato em que a maioria dos usuários o conhece: como o produto principal
  • Corporativo: a equipe que garante que o Slack possa ser dimensionado para grandes empresas
  • Infraestrutura: a equipe responsável pelos bastidores do sistema

Cada uma dessas equipes tem objetivos e processos específicos, mas todas elas precisam trabalhar juntas em momentos diferentes. Assim, a colaboração precisa ser vertical e horizontal.

É por isso que temos canais interequipes, específicos para projetos ou objetivos, por exemplo, para gerenciar o lançamento de um recurso ou gerar os relatórios de final de trimestre.

Depois, há canais específicos de função, como aquele que usamos para que desenvolvedores de front-end compartilhem práticas recomendadas entre equipes.

Vamos conferir em mais detalhes um dos quatro pilares, a equipe de Plataforma.

Como a Slack usa o Slack: a equipe de Plataforma.

Mais uma vez, cada equipe usa o Slack de modo diferente (isso é o que o torna especial), mas a equipe de Plataforma dará a você uma ideia de como usamos nosso próprio espaço.

Assim como todas as quatro principais equipes de engenharia do Slack, a equipe de Plataforma tem um canal da equipe que serve como sua base.

É nesse canal em que os anúncios gerais da equipe são feitos. Todos os membros da equipe estão lá, e o canal está aberto para funcionários de outras equipes que queiram conferir. Depois, cada recurso em desenvolvimento tem seu próprio conjunto de canais de subequipes. Por exemplo, a equipe do Block Kit tem estes:

  • #devel-block-kit

Aqui, o trabalho diário é discutido e gerenciado pelos engenheiros, gerentes de projetos, designers, testadores e outras pessoas. Espera-se ver coisas como: mesclas de códigos, atualizações de design e rascunhos de especificações do produto.

  • #kit-bloco-recursos

O conteúdo desse canal inclui discussões sobre o recurso como um todo. As equipes de produto, design e desenvolvimento chegam a um consenso sobre o que está ou não no escopo, detalham requisitos específicos e tomam decisões à medida que surgem casos extremos.

  • gtm-block-kit

Os canais com o prefixo "gtm" são onde se discute a estratégia de mercado do lançamento de um novo produto.

Antigamente, havia uma carga de notificações por e-mail sobre incidentes, interrupções ou atualizações de código, mas, na realidade, não se pode fazer nada com isso. No Slack, as notificações são acompanhadas no contexto e é possível solucionar o problema diretamente lá.

Mike BrevoortDiretor de engenharia de software, Slack

Temos canais de triagem e escalonamento para gerenciar relatórios de bugs, incidentes, interrupções e outros problemas. O app PagerDuty posta alertas de incidentes no canal apropriado e permite fazer a triagem diretamente no Slack.

Quase todos os nossos canais estão abertos, até mesmo para pessoas de outras equipes com um interesse geral no que a equipe de Plataforma faz, mas às vezes precisamos de canais privados. Temos um canal de liderança privado para gerenciar e discutir como lançar aos poucos comunicados importantes para o resto da equipe.

Integração do PagerDuty no Slack postando em um canal

Como usamos os apps Slack

Quando dizemos "apps Slack", estamos falando sobre apps como o PagerDuty que mencionamos na seção anterior: um app que disponibiliza ferramentas de software essenciais para uso diretamente no workspace Slack.

Veja abaixo alguns casos de uso de engenharia importantes nos quais os apps Slack ajudam nossas equipes a trabalhar de modo mais inteligente.

Implementações

Usamos os apps Slack para encaminhar notificações por push do GitHub e de outros serviços. Isso automatiza e simplifica a comunicação, levando a implementações de código mais rápidas e seguras.

Integração do Github no Slack postando solicitações de pull no canal

Acompanhamento de bugs

Podemos visualizar e solucionar tíquetes do Jira no Slack, sem precisar encontrar e abrir a URL.

Os detalhes do formulário são preenchidos automaticamente, assim os tíquetes são imediatamente colocados no lugar certo para triagem. Além disso, usamos dicas visuais rápidas para acelerar o trabalho. Por exemplo, usamos os emojis ⚪, 🔵 e 🔴 para priorizar tíquetes e um app personalizado os organiza com base nessas prioridades.

Quando alguém revisa um item, eles usam um reacji 👀. Depois, um ✅ para mostrar que foi resolvido.

Acompanhamento de bugs de engenharia no Slack

Suporte ao cliente

Os tíquetes do Zendesk são encaminhados para um canal relevante do Slack, desse modo, os tíquetes são facilmente resolvidos em colaboração com os colegas de equipe.

Usamos muitos apps (personalizados e disponíveis ao público) no nosso workspace Slack, mas até mesmo as funcionalidades integradas do Slack, como os lembretes, são ótimas para reunir a equipe e discutir o que está acontecendo. Essa simples funcionalidade nos permite parar de interromper as pessoas com reuniões diárias.

Brian NgoGerente sênior de Engenharia, Slack
Integração do Zendesk no Slack postando tíquetes de cliente em um canal

Gráficos para insights rápidos

Em vez de fazer login em outro software, você pode obter gráficos úteis diretamente no Slack, detectar problemas e agir rapidamente para resolvê-los. Por exemplo, um gráfico pode monitorar sua taxa de API de 500 erros e mostrar uma visão rápida de um pico recente que talvez indique um problema no servidor.

Relatório diário do Arc para os visitantes de site levados ao canal do Slack

 

Alguns apps Slack que usamos para DevOps

Agora é com você

Pronto! Agora você viu como a Slack usa o Slack.

Mas, é apenas um exemplo entre muitos. Mesmo dentro da nossa equipe de engenharia, há várias maneiras diferentes de usar nossa plataforma para trabalhar de modo mais inteligente.

Saiba mais sobre como criar bots, apps, ferramentas e fluxos de trabalho para o Slack aqui ou fale com a equipe de vendas para descobrir como suas equipes de engenharia podem aproveitar ao máximo o Slack.

Este recurso foi útil?

0/600

Ótimo!

Agradecemos seu feedback!

Entendi!

Agradecemos seu feedback.

Estamos com problemas. Tente novamente mais tarde.